Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

golfe

Duvida variáveis

Mensagens Recomendadas

golfe

Tenho um conjunto de variáveis com os seguintes nomes:

$var1

$var2

$var3

e

$var4

Gostava de saber se é possivel fazer um loop utilizando os números, a minha ideia era fazer um contador. É possível? Como se materializa isso em PHP?

Thanks e desculpem a dúvida básica

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Não percebi muito bem a tua dúvida, mas se for o que eu estou a pensar, usa arrays.

$var[1] = 3;
$var[2] = 6;

$numero = 2;
//Isto vai retornar, na posição dois, definida na variável numero, o valor seis.
echo $var[$numero];

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
golfe

Sim respondes à minha pergunta. Mas surge-me outra ao ler a tua resposta.

Imagina que tenho uma form com uma data de checkboxs na minha pagina, chamei a cada uma delas var[1], var[2]....até var[10] quando clico no botão gravar preciso de criar em php uma forma de gravar o resultado dessas checkbox's numa base de dados, para isso na form usei o método POST. Na página gravar.php comecei por escrever:

<?php

$var1=$_POST['var[1]'];

Isto está bem?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

O que isso faz é criar variáveis no php com o nome exacto com que elas vêm no POST.

Se tiveres isto :

<input name="gajas_boas" value="sim" />

ele cria isto no php :

$gajas_boas; // com valor "sim"

.. e assim sucessivamente, faz para qualquer variável que venha pelo POST.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
golfe

se bem percebo, se colocar esse código no inicio do php

foreach ($_POST as $k=>$v) {
  $$k = $v;
}

ele vai assumir que cada uma das minhas variáveis do html passe a uma variável php com o respectivo resultado da form.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

$$k

Se percebi bem, isto cria uma variável cujo nome é o valor contido em $k, é isso? Isso já vem default ou é preciso activar alguma coisa? nunca tinha visto esta notação, até pensei que te tinhas enganado, mas depois olhando para os exemplos seguintes...

EDIT: pus-me a pensar, e até poderemos ter a seguinte situção:

$lulas = "0lol";
$$lulas = "50";
var_dump($$lulas);

E ele devolve-me o valor 50 normalmente, apesar da variável começar com um dígito... Tens algumas referências sobre isto, ou pelo menos, o nome da técnica para pesquisar.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

$$k

Se percebi bem, isto cria uma variável cujo nome é o valor contido em $k, é isso? Isso já vem default ou é preciso activar alguma coisa? nunca tinha visto esta notação, até pensei que te tinhas enganado, mas depois olhando para os exemplos seguintes...

Sim, é programação padrão, especialmente útil quando precisamos de associar nomes de variáveis que não sabemos quais vão ser, ou em casos em que seja preciso usar funções e importar arrays de dados externos para variaveis locais com os nomes das keys dos arrays. 

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.