Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

subzerods

Ajuda máximo multiplo comum

Mensagens Recomendadas

subzerods

Boas!

Foi me proposto um exercício em Delphi 7 que calcula o maximo multiplo comum entre dois valores inseridos em 2 edits, mas já estive a bater com a cabeça nisto e não tou a ver como ei de fazer isto  :wallbash:

Se alguem me pudesse ajudar, agradecia :P

cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Não percebo nada de Delphi, mas não tens aí u erro? É que máximo multiplo comum pode ser infinito... Queres dizer mínimo múltiplo comum, ou máximo divisor comum? Para este último podes usar o algoritmo de euclides:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_Euclides

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
subzerods

Pois, tens razão, desculpa -.-

O que me pedem é o minimo multiplo comum mas eu tive a tentar perceber bem o que era isso e a maneira de o achar entre dois números mas não tou a ver como.. Pode ser que isso ajude, vou tentar passar isso para codigo delphi. obrigado :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Acho que o algoritmo de euclides apenas se aplica para o máximo divisor comum. Podes usar a factorização de primos.

Vê este link: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm12/minimo_multiplo_comum.htm

Tens de adaptar para um algoritmo teu.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.