Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Windows 7 e Cuda ou Tesla nas placas NVIDIA

Mensagens Recomendadas

Dotinho

Boa noite pessoal.

Sabem, estava a ver as etiquetas do portatil antes de as descolar, e vi uma coisa que não conhecia e resolvi procurar, tinha uma etiqueta a dizer NVIDIA CUDA, então fui ao goole, porque 'google is your friend'.

E encontrei: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compute_Unified_Device_Architecture

Depois encontrei outro link: http://pt.wikipedia.org/wiki/NVIDIA_Tesla

Ora depois disto tudo vim a descobrir que posso usar o GPU da placa grafica para fazer processar calculos matematicos e outros processos como no meu cpu.

O que não encontrei é se o windows 7 beneficia deste sistema? ou é só os jogos e o linux?

cmps

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dotinho

sim, mas penso que o linux tem uma função que consegue usar o cpu e o gpu para funcionamento normal, mas não consegui saber muita informação sobre isso

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

O CUDA SDK está disponível para windows, por isso quem quiser pode usá-lo para desenvolver as suas aplicações (não sei se a MS o faz o não).

Também não sei como é que anda a utilização destas funcionalidades no Linux, mas não vejo nada que impeça que as mesmas funcionalidades sejam usadas no windows.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dotinho

ya, mas não não encontrei nada a dizer que o windows use isso, significa que a placa suporta, mas para o windows, é apenas uma placa normal. Apenas programas que use o SDK e penso que alguns jogos certamente usam este sistema.

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Para usar CUDA é necessário fazer algumas alterações às aplicações, seja em windows, seja em Linux. Se se pegar numa aplicação que não está preparada para CUDA, vais ter na mesma uma placa normal, tanto em Windows como em Linux.

Quanto aos jogos, normalmente usam a gráfica para processamento gráfico, mas não quer dizer que usem para general-purpose computing.

Pelo que tive a ver, parece que a MS tem a sua própria API (DirectCompute), mas também não sei até que ponto esta é usada.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.