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Blitz

Human maker

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Blitz

Há um programa existente, chamado "Human Maker" mas aquilo que ele faz é um bocado demorado e não dá muito jeito para trabalhar. a minha ideia é a seguinte: há um "humano-base" que já está optimizado, com skin, bones, UV... e com umas manipulações mudamos-lhe a raça, idade, aspectos fisiológicos (tipo variações de cara, largura dos ombros...) peso (desde anoréctico até "Ai Jesus!").

para já uma das minhas ideias é criar um "humano-base" com centenas de bones e aumentando o peso alteram-se as coordenadas dos ossos fazendo esticar o corpo ou mexendo na cara poderá ser preciso 20-30 bones para a cara ficar mais redonda.

se não der no corpo todo pode-se fazer só na cara, tipo no fallout 3. mas o resultado final deverá ser gravado num ficheiro de código e "leve" para aceder através dele ás configurações de cara

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Blitz

duvido. aqui vamos mandar ideias para criarmos o nosso (de todos) gerador de humanos. ou seja, fazer um algoritmo para isso (o mais difícil) e cada um compila para si esse gerador. depois podemos melhorar o algoritmo introduzindo mais algumas features. os interessados pensarão no assunto.

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IRX773

Secção errada?

duvido. aqui vamos mandar ideias para criarmos o nosso (de todos) gerador de humanos. ou seja, fazer um algoritmo para isso (o mais difícil) e cada um compila para si esse gerador. depois podemos melhorar o algoritmo introduzindo mais algumas features. os interessados pensarão no assunto.

Não sei né ... mas decididamente e de acordo com o que o Blitz disse então acho que isso movido para Projectos de Programação ia. Mas quem sou eu para falar ;)

Já agora ... usarem o motor do spore? ... ouvi dizer que estava disponível para integrações noutras coisas (fontes não-seguras).

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Triton

O Spore pelo que me parece, utiliza algoritmos de automátos celulares (http://en.wikipedia.org/wiki/Cellular_automaton) para geração procedimental das criaturas. O verdadeiro challenge está em gerar os UV maps e as texturas, e ainda mais difícil, as animações. Isto requer muitos algoritmos avançados... Mas é possível fazê-lo, tanto com criaturas como árvores... por exemplo o SpeedTree utiliza um modelo procedural para geração de árvores e arbustos.


<3 life

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Blitz

Vi como funciona o spore... o seu algoritmo é o seguinte:

tronco=> grande numero de meshes (salsicha com bones) que é manipulavel (tamanho, largura, posição) cada uma com a sua UV.

alterando o tamanho do corpo (comprimento da coluna) a "salsicha é substituída por outra, copiando as configurações de cada osso (posição, escala ...).

Partes do corpo=>

|->olhos, boca, nariz, asas... uma coisa aparte. é uma coisa que faz attach ao corpo (ou outra coisa) , tem a sua própria animação, UV...

|-> membros (braço/perna) muito semelhante aos acessórios referidos acima mas são um pouco mais complicados. por exemplo se fazer uma "cobra" com pernas na zona de cabeça e braços na zona de fim da cauda, a criatura faz um pino e apanha o fruto da árvore e mete isso na boca, mesmo que  os braços não cheguem.

o mais difícil é juntar as animações (caso seja algo tipo Spore).

Este motor é fixe se precisássemos de criaturas não reais. para ficar tipo quase igual ao real esta coisa não serve (ou eu não chego lá)

já agora, encontrei o source do Human maker. É pena de eu não entender Python

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