Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

BlitzMX

Criar um motor de busca.

Mensagens Recomendadas

BlitzMX

Boa noite

Tenho um projecto que consiste em criar um motor de busca.

Mas não sei que linguagem usar. Não estudo programação há algum tempo por isso posso começar do zero, mas programei há muito tempo em visual basic.

O motor tem que fazer o seguinte:

- Introduzo uma página no índice interno de pesquisa do motor e ele vai buscar o código dessa página e depois avalia os lnks nela contidos bem como o seu conteudo,de seguida nessa mesma página

novos links para outras páginas e faz o mesmo. Desta forma ele vai automaticamente procurar mais e mais páginas.

- Deve também ser capaz de criar e listar numa base de dados com todas as páginas de domínio diferente que encontra.

- Na internet vou colocar uma página web que depois vai usar a base de dados do motor para indicar as páginas encontradas.

O motor tem de conseguir ler o conteúdo das páginas para eu o poder guardar para as pesquisas posteriores. Eventualmente utilizar um dicionário para não ter de guardar tudo mas sim as palavras mais repetidas ou maiores como titulos e assim!

O motor vai estar sempre a funcionar num servidor em casa mas a página pode estar num servidor de um alojamento qualquer.

Posso usar visual basic para o motor e para a página?

O que me aconselham?

Obrigado

Rui Ruivo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Isso são dois programas: uma spider para ir navegando e guardando as páginas numa BD, e uma página para as apresentar. O primeiro é um programa normal, usando simplesmente sockets e uma ligação à BD. Já o segundo, convém teres uma framework adaptada à Web.

Se preferires aproveitar os conhecimentos da sintaxe de VB, talvez o melhor seja aprenderes Visual Basic .NET, que podes usar tanto para a spider, como para o site usando a framework ASP.NET.

Por outro lado, se o objectivo é mais educacional e não tens prazos apertados, aprender novas linguagens é sempre útil :) C#, Java, Python ou até mesmo linguagens funcionais como Haskell te permitem fazer quer o motor como o site. É questão de decidires se queres aprender uma nova linguagem ou não.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
BlitzMX

Isso são dois programas: uma spider para ir navegando e guardando as páginas numa BD, e uma página para as apresentar. O primeiro é um programa normal, usando simplesmente sockets e uma ligação à BD. Já o segundo, convém teres uma framework adaptada à Web.

Se preferires aproveitar os conhecimentos da sintaxe de VB, talvez o melhor seja aprenderes Visual Basic .NET, que podes usar tanto para a spider, como para o site usando a framework ASP.NET.

Por outro lado, se o objectivo é mais educacional e não tens prazos apertados, aprender novas linguagens é sempre útil :) C#, Java, Python ou até mesmo linguagens funcionais como Haskell te permitem fazer quer o motor como o site. É questão de decidires se queres aprender uma nova linguagem ou não.

Muito obrigado, entretanto comecei a estudar C#.

Tenho outras coisas a fazer mas um dia logo me agarro a isso outra vez.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.