Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

HecKel

[SUBVERSION] Remote Backup

Mensagens Recomendadas

HecKel

Boas!

Ando a tentar criar um script para fazer um remote backup de um repositório SVN, quero que o script esteja inteiramente a correr do lado do servidor de backups para evitar ocupar recursos no servidor de repositório e por algumas pesquisas cheguei a algumas ferramentas como o svk e o synsync, no entanto o svk bloqueia-me logo na parte dos certificados necessários para aceder ao server, logo..., nada feito. O synsync nem sequer consigo instalar, já tentei instalar o subversion e o subversion-tools na máquina de backups, mas esta ferramenta não vem "anexada".

De realçar que uso o Ubuntu 9.10.

Alguém tem alguma solução plausível para fazer um backup de um repositório SVN?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

Sim, eu pensei nisso, mas o problema disso é que fazer o dump na máquina de repositório irá ocupar recursos que eu queria evitar, quanto menos processos a máquina de repositório tiver melhor, quanto à largura de banda aí não há nada a fazer, seja com o dump do lado do server de repositório seja do lado do server de backups vai existir sempre fluxo de transferência de dados e como a máquina de backups apenas vai correr o processo uma vez por dia, tanto me dá que tenha 10 processos para correr ao longo do dia como apenas um.

O meu problema está aí, eu quero "puxar" os dados sem meter o servidor de repositório a "trabalhar".

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

O meu problema está aí, eu quero "puxar" os dados sem meter o servidor de repositório a "trabalhar".

Isso não vai ser possível, ou usas o svnadmin, e aí estás a executar no servidor do repositório, ou usas uma aplicação externa que da mesma maneira vai ter de utilizar recursos do servidor do repositório. E parece que estás a ver um problema onde ele não existe. Um backup irá correr uma vez por dia, a uma hora que não afecta a utilização do servidor de repositório e na qual ele estará, para todos os efeitos, parado. Dessa forma onde está o problema de consumires alguns recursos?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

O problema está que não consigo garantir uma hora em que o server esteja "com baixa utilização". Vou experimentar a possibilidade do dump e do rsync, mas cheira-me que vou ter de continuar a procurar outra possibilidade.

Thanks!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Qualquer outra alternativa vai consumir recursos, daí não podes fugir. Ou existe acesso directo aos ficheiros do repositório por uma aplicação externa que entenda o formato e faça backup, o que implica consumo do servidor do repositório, ou usas as ferramentas do svnadmin, ou usas uma aplicação externa que não faz mais que checkouts sucessivos, e aí ainda consomes mais recursos.

Tiras as estimativas de uso durante uma semana ou duas, e identificas uma hora que veja menos utilização, de qualquer modo, um backup de um repositório com dump é rápido, se for com hotcopy é ainda mais rápido mas pode não ser reutilizável.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.