Jump to content
Sign in to follow this  
joseflor

Qual é o open source equivalente ao Dreamweaver

Recommended Posts

joseflor

Boas a todos,

Alguém me soube indicar que programa open source eu posso pegar que seja idêntico ao Dreamweaver?

Eu comecei um curso de web design e usamos esse programa. Eu em casa não posso pegar as matérias porque não tenho esse programa e as aulas são muito poucas em part-time à noite. Pelo jeito vou ficar atrasado na matérias.

Obrigado antecipadamente

Abri rasto desta mensagem aqui

vasco16

Boas a todos,

Alguém me soube indicar que programa open source eu posso pegar que seja idêntico ao Dreamweaver?

Eu comecei um curso de web design e usamos esse programa. Eu em casa não posso pegar as matérias porque não tenho esse programa e as aulas são muito poucas em part-time à noite. Pelo jeito vou ficar atrasado na matérias.

Obrigado antecipadamente

Abri rasto desta mensagem aqui

Tens estes:

http://www.osalt.com/dreamweaver

ou estes:

http://blog.webdistortion.com/2008/04/12/webdesign-on-a-budget-six-free-alternatives-to-dreamweaver/

É uma questão de perderes um tempo para ver qual é o melhor para ti..

joseflor

Nossa estava no bate papo com mulherada do Brasil nem reparei que esta resposta veio tão depressa.

Muito obrigado. Uso dialup, quando estiver no colegio vou tentar baixar os programas de lá. Só que me desta alguns programas para escolher e como falaste, vai-me dar trabalho escolher e talvez escolha o errado.

Abraços

softklin

O Aptana é bom, e pode-se integrar no Eclipse, mas (que eu conheça) não tem WYSIWYG (construir páginas visualmente). O download é bastante demorado em dialup, são cerca de 100 megas. Suporta PHP, frameworks de javascript, etc.

http://www.aptana.org/studio/download

Também existe a possibilidade de obter uma cópia de avaliação do Dreamweaver (30 dias), talvez enquanto o curso esteja a decorrer. Ou então pedir lá no curso uma chave para treinar em casa, pode ser uma solução.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

IRX773

O Aptana é bom, e pode-se integrar no Eclipse, mas (que eu conheça) não tem WYSIWYG (construir páginas visualmente). O download é bastante demorado em dialup, são cerca de 100 megas. Suporta PHP, frameworks de javascript, etc.

http://www.aptana.org/studio/download

Também existe a possibilidade de obter uma cópia de avaliação do Dreamweaver (30 dias), talvez enquanto o curso esteja a decorrer. Ou então pedir lá no curso uma chave para treinar em casa, pode ser uma solução.

Tenho andado a ver e o WYSIWYG em falta é mesmo o principal problema para alguns, senão era um forte concorrente à Adobe e a sua solução.. no entanto é também o que recomendo.

Caya

Tanto o Eclipse como o Aptana (baseado no Eclipse) são muito bons, acho até que estão melhores que o Dreamweaver. Penso que a única coisa que o DW tem que eles não têm é a possibilidade de construir páginas visualmente, o que também não é usado por um profissional que se preze. No entanto têm a possibilidade de integrar browsers e assim podermos verificar como a página ficará no browser.

Além disso, são gratuitos, open-source, multi-plataforma, plugin's é o que não falta... Enfim, já me fizeram largar o Dreamweaver  :confused:

vasco16

Tanto o Eclipse como o Aptana (baseado no Eclipse) são muito bons, acho até que estão melhores que o Dreamweaver. Penso que a única coisa que o DW tem que eles não têm é a possibilidade de construir páginas visualmente, o que também não é usado por um profissional que se preze. No entanto têm a possibilidade de integrar browsers e assim podermos verificar como a página ficará no browser.

Além disso, são gratuitos, open-source, multi-plataforma, plugin's é o que não falta... Enfim, já me fizeram largar o Dreamweaver  :confused:

Na minha opiniao por muito bom que seja o profissional, acaba sempre por usar o modo visual, nem que seja para despachar o trabalho um pouco mais rápido :)

Caya

O que é apresentado no Dreamweaver maior parte das vezes não corresponde ao que vamos encontrar nos browsers, por isso não acho que seja uma boa opção guiarmos-nos por ai  :confused:

softklin

O Aptana tem vistas de modo visual, com recurso a plugins, do Firefox, e do IE. Não é propriamente para construir, mas dá sempre para ter uma ideia muito mais aproximada (real mesmo) de como o site está a ficar, bastando premir, acho eu, F5 (ou carregar no botão de compilar/previsualizar).

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

falco

Ou então pedir lá no curso uma chave para treinar em casa, pode ser uma solução.

O que provavelmente seria uma violação da licença...

Tenho andado a ver e o WYSIWYG em falta é mesmo o principal problema para alguns,

Isso é para quem achar que não ter WSIWYG é um problema, eu acho que não. Aliás acho que isso não é uma boa forma de trabalhar.

Na minha opiniao por muito bom que seja o profissional, acaba sempre por usar o modo visual, nem que seja para despachar o trabalho um pouco mais rápido

Estás enganado!

Utilizar WYSIWYG, nem sempre acelera... Podes apenas criar coisas que são muito menos flexíveis e com muito menos qualidade de código mais rapidamente, mas se o profissional dominar mesmo as tecnologias web e técnicas de desenvolvimento web, não demora muito mais tempo a criar um site escrevendo o código directamente.

Conheço imensos que não usam WYSWYG e são os melhores profissionais web que conheço. E os que usam WYSIWYG até são os piores. E não ando nisto à meia duzia de dias...

O que é apresentado no Dreamweaver maior parte das vezes não corresponde ao que vamos encontrar nos browsers, por isso não acho que seja uma boa opção guiarmos-nos por ai

O que multiplicado por vários browsers aumenta a escala do problema...

softklin

O que provavelmente seria uma violação da licença...

Não foi com esse sentido que disse para pedir uma licença. Por exemplo, em algumas instituições a nível académico são fornecidas licenças legais para utilizar alguns produtos comerciais, utilizados no âmbito do curso, em casa. De facto deveria ter dito, "procura saber se no teu curso podes pedir uma chave para instalar o software em casa".

IRX773

Não foi com esse sentido que disse para pedir uma licença. Por exemplo, em algumas instituições a nível académico são fornecidas licenças legais para utilizar alguns produtos comerciais, utilizados no âmbito do curso, em casa. De facto deveria ter dito, "procura saber se no teu curso podes pedir uma chave para instalar o software em casa".

Sim ... isso é verdade ... a minha escola instala-nos o Master Collection da Adobe nos portáteis dos alunos de vários cursos. Isso é talvez o exemplo que o softclean deu.

falco

Por exemplo, em algumas instituições a nível académico são fornecidas licenças legais para utilizar alguns produtos comerciais, utilizados no âmbito do curso, em casa.

Essas licenças não são usadas nas instituições que têm estes cursos... Pois elas não se qualificam para essas licenças.

Sim ... isso é verdade ... a minha escola instala-nos o Master Collection da Adobe nos portáteis dos alunos de vários cursos. Isso é talvez o exemplo que o softclean deu.

Isso é raro. Estás a relatar o único caso que conheço em que isso acontece e eu ainda conheço alguns...

vasco16

É o que acontece na minha faculdade, eles oferecem aos aluno Licenças de windows seven, office 2007, visual studio 2008 entre outras aplicações :confused:

softklin

Pois, eu sei, também estou na FCUL :confused: O exemplo foi mesmo a propósito de lá.

vasco16

Pois, eu sei, também estou na FCUL :) O exemplo foi mesmo a propósito de lá.

Não sei se estas em informática :confused: mas se tiveres acho que não te conheço.

Mas além da FCUL sei que o ISEL tambem oferece algumas licenças, entre as quais um programa que custa cerca de 1000€ relacionado com eng. civil (talvez o autocad ).

IRX773

Não sei se estas em informática :confused: mas se tiveres acho que não te conheço.

Mas além da FCUL sei que o ISEL tambem oferece algumas licenças, entre as quais um programa que custa cerca de 1000€ relacionado com eng. civil (talvez o autocad ).

Não é para me gabar mas sim para dar um exemplo de como uma escola pode oferecer o material necessário para a aprendizagem ao nível da informática em vários campos.

A escola é completamente gratuita e oferece:

- Um portatil para cada aluno e banda larga de 2gb

- Licenças de Office 2007

- Licenças de Visual Studio 2008

- Licenças de Windows 7 e Windows XP (o ano passado era XP)

- Licenças de Master Colection da Adobe

- Licenças de Autocad 2008

É claro que a utilização destas licenças variam de curso para curso mas eles têm licenças destes produtos, licenças originais pois eu próprio já vi eles a usarem os DVD's originais com a caixa original.

Lembro que andar nesta escola é completamente gratuito e oferecem ainda estas regalias (entre outras) por isso existe casos onde oferecem as licenças e daí também avisar para o joseflor perguntar se eles não fornecem licenças ou algo que o identifique como aluno pois as licenças para alunos são muito mais baratas.

É claro que isto tem um preço a pagar e esse é pago pela UE :)

vasco16

Não é para me gabar mas sim para dar um exemplo de como uma escola pode oferecer o material necessário para a aprendizagem ao nível da informática em vários campos.

A escola é completamente gratuita e oferece:

- Um portatil para cada aluno e banda larga de 2gb

- Licenças de Office 2007

- Licenças de Visual Studio 2008

- Licenças de Windows 7 e Windows XP (o ano passado era XP)

- Licenças de Master Colection da Adobe

- Licenças de Autocad 2008

É claro que a utilização destas licenças variam de curso para curso mas eles têm licenças destes produtos, licenças originais pois eu próprio já vi eles a usarem os DVD's originais com a caixa original.

Lembro que andar nesta escola é completamente gratuito e oferecem ainda estas regalias (entre outras) por isso existe casos onde oferecem as licenças e daí também avisar para o joseflor perguntar se eles não fornecem licenças ou algo que o identifique como aluno pois as licenças para alunos são muito mais baratas.

É claro que isto tem um preço a pagar e esse é pago pela UE :)

A escola é gratuita e os cursos? é que conheço "instituições" tipo essa que oferecen essas licenças todas mas em contrapartida tens de gastar um X em cursos para teres direito.

IRX773

A escola é gratuita e os cursos? é que conheço "instituições" tipo essa que oferecen essas licenças todas mas em contrapartida tens de gastar um X em cursos para teres direito.

Gratuita desde andares lá ao almoço que te fornecem. Mas as licenças não vêm todas.... para alguns vêm algumas ... as necessárias, para outros vêm outras licenças ... Para os que não ficam com licenças usam software opensource ou gratuito e no caso do pessoal que não tem direito à licença do Dreamweaver têm a aptana studio o que me parece o mais acertado tendo em conta a igualdade de características de um e de outro.

joseflor

Eu baixei o Kompozer por motivos de usar dialup. Mas poderei baixar outro maior no colégio. Eu procuro algum com WYSIWYG, porque como sou aprendiz, isso é importante para mim, pelo menos assim penso.

softclean, sobre a licença para eu poder usar em casa, eles não fornecem.

Tem à venda uma versão estudante para o DW, mas custa quase AUD$400.00 o que é muito. Isto que me falaram, não vi.

Abraços

falco

O facto de seres aprendiz, faz com que na minha opinião, ainda seja mais importante não usares um WYSIWYG, pois assim nunca vais perceber as bases (porque nunca vais ter que pesquisar para saber). Até porque isto não tem nada de muito complicado.