Jump to content

Refresh de Formulário

Recommended Posts

Posted

Boas  noites

Eu tenho o seguinte problema...

Eu estou a criar uma especie de gestão de material onde utilizadores podes alugar material.

O problema que me surgiu é que eu estou a criar um formulário, onde os utilizadores escolhem atraves de uma lista box o material. Ai, eu queria saber se dava para quando o utilizador escolhesse o material, se ele apresentava todo o material desse  tipo, automaticamente, sem ter que criar um botão no formulário.

Não sei se me faço entender.

Obrigado e boa noite.

Posted

Boas, bpn!

No select onde tens os tipos de material, tens de activar um evento. Agora há aqui um catch: o evento recomendado - e que faz mais sentido usar - para isto é onchange, mas o IE tem stresses violentíssimos com o onchange, especialmente se os select's forem dropdowns. Por isso, o melhor é usar o onclick e o onkeyup ao mesmo tempo.

Depois, na callback do evento (uma função javascript), tens três opções: ou mostras div's previamente preparadas, tal como disse o NCS_One, ou passas parâmetros por POST ou GET e mostras a mesma página mas já com os materias ou então, que é a minha recomendação (assim como do NCS_One), vais buscar as coisas por AJAX.

Pá, esse "usar XML" ia por o bpn a pesquisar horas e horas sem encontrar o que queria...  😕 Sem clicar no link, eu fiquei a pensar o que raio querias dizer com XML, só depois é que vi que o link apontava para um exemplo de AJAX (que usa a classe XMLHttpRequest, e quase ninguém usa para XML).

Abraços!

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

Pronto é o seguinte,

Eu tenho de faz<er um projecto para o final do meu curso de Gestão e Programação de SIstemas informatáticos, que consiste na gestão do material da escola. Obviamente é um trabalho muito importante, mas o problema é que eu na escola so dei 2 linguagens de programação na web que foi HTML, e agora PHP.^

Muito sinceramente não precebo nada de AJAX nem JAVASCRIPT, e tento ver sempre na internet exemplos práticos.

O meu problema é que Eu como alunno, posso reservar vários materias, mas por exemplo, cada material, apesar de ser o mesmo pode ter várias REFERENCIAS. Um exemplo pratico:

A minha escola manda vir 5 Portatieis ASUS XL50. Apesar de ser o mesmo, eles tem Referencias diferentes na minha escola, onde são catalogados. No fundo, na minha basa de dados faço tipo um alinhamento que é o seguinte:

Uma tabela material, onde ponho no nome do material, tipo de material, e um raerencia.

Na tabela referencia ponho o idmaterial e a referencia, visto que a mesma marca de material tem x's referencias.

Por isso era vantajoso fazer tudo na mesma página pois para o utilizador torna-se mais comudo, que nao tem que fazer sempre um retroceder.

Eu ja andei na net a procura de um exemplo de DIV's por exemplo porque ainda não vi nenhum exemplo que funciona-se como eu queria, porque a div so deve ser mostrada quando o utilizador escoilhe o material, atarves de uma listbox.

Depois não sei como fazer quando o utilizador por exemplo escolhe o material e não muda de página quando ele não finaliza a sua escolha. Ou seja, uma especie de carrinho de compras.

Por isso se me conseguissem indicar um site ou algum exemplo que voces achem que é indicado agradecia, porque ja tou farto de procurar e nbão encontrar nada.

• 2 weeks later...
Posted

o melhor que tens a fazer é utilizares a função onclick chamando uma função javascript que faça um refresh á página fazendo uma nova pesquisa na base de dados de acordo com as alterações do formulário....

se tiveres duvidas sobre isso e um exemplo em javascript de uma função que te faça isso avisa que coloco aqui.