Jump to content
Sign in to follow this  
Miketo

Criar servidor web e alojamento caseiro

Recommended Posts

Miketo

Boas pessoal.

Eu ando há uns tempos com esta ideia, e agora que encontrei este fórum, pode ser que alguém me indique se há possibilidade e se houver, como fazer isto.

Então a minha ideia é a seguinte.

Eu estou a criar um site onde tenciono expor as minhas fotografias. Um hobbie, coisa feita quando posso e apenas para passar o tempo. Mas penso que para tal, não me compensa estar a pagar alojamento e um domínio. Arranjei então um domínio grátis e tal. O problema é que pronto, tenho de ter a publicidade ao dito cujo site.

Ora a minha ideia era, para não ter de pagar alojamento, e também para me armar em engenhocas, tenciono pegar no pc mais velhito cá de casa, e transforma-lo num servidor.

Já pesquisei e já tenho uma maneira de criar esse servidor, mas como um servidor da rede cá de casa, ou seja uma rede interna, em que será usado como partilha de ficheiros entre pc's e backup. Mas e para alojar nesse pc o meu site e o tornar visível para toda a Internet? É possível fazer isso? Como?

E depois outra coisa. Tendo eu o alojamento feito por mim, logo grátis, como teria de fazer com o domínio? Teria de o pagar à mesma? Ou basta registar o domínio (onde se faz isso também é uma questão minha  😳 ), e teria assim um site completamente feito por mim, incluindo o servidor, sem pagar nada por isso?

Se alguém me puder ajudar agradecia imenso.

Qualquer dúvida sobre o que tenciono fazer digam, que eu tento explicar-me da melhor maneira possivel  :)

Knitter

Embora seja possível, sinceramente não compensa.

No entanto, assumindo que tens um rede ADSL comum, sem IP fixo, um PC com um servidor, vais precisar de uma aplicação que torne associe os vários IPs que vão sendo atribuídos à tua ligação a um endereço. Algo com o no-ip, http://www.no-ip.com/, ou se fores cliente SAPO, eles possuem um serviço de DNS Dinâmico. Com este serviço o que podes fazer é associar um endereço, que escolhes no site do DNS Dinâmico que usares, não será completamente livre mas existem vários tipos de endereço à escolha, ao teu IP no momento. Dado que o IP de uma rede comum está em constante mudança, precisas de uma aplicação instalada no servidor que avise o serviço de DNS Dinâmico de alterações ao IP.

Assumindo que tens um router na tua rede interna, precisarás de direccionar os pedidos para a porta 80, se não mudaste as configurações do servidor, para o endereço interno do computador.

Assim:

- Aderir a um serviço de DNS dinâmico, é gratuito;

- Instalar a aplicação necessária para actualizar o serviço de DNS, cada serviço terá a sua própria aplicação.

- Configurar o router para redireccionar todos os pedidos para uma porta específica para o servidor web.

Agora, a tua ligação será muito mais limitada que um serviço de alojamento e 10/15€ ano compensam bem o que terás de gastar em electricidade, configurações, limitação no domínio, etc.

Miketo

Pois, realmente, 10/15€ ao ano compensam bem esta trabalheira toda  :thumbsup:

No entanto acho que nem que seja só para dizer que consegui fazer, ainda vou tentar fazer isto :P

Por isso, se não for grande incomodo, peço só para me elucidares sobre umas questões  :D

No entanto, assumindo que tens um rede ADSL comum, sem IP fixo, um PC com um servidor, vais precisar de uma aplicação que torne associe os vários IPs que vão sendo atribuídos à tua ligação a um endereço. Algo com o no-ip, http://www.no-ip.com/, ou se fores cliente SAPO, eles possuem um serviço de DNS Dinâmico. Com este serviço o que podes fazer é associar um endereço, que escolhes no site do DNS Dinâmico que usares, não será completamente livre mas existem vários tipos de endereço à escolha, ao teu IP no momento.

Tenho Sapo ADSL. Como posso aceder a esse serviço de DNS Dinâmico?

Dado que o IP de uma rede comum está em constante mudança, precisas de uma aplicação instalada no servidor que avise o serviço de DNS Dinâmico de alterações ao IP.

Podes dar-me o nome duma aplicação destas por exemplo?

Sou novato nestas coisas, por isso desculpa-me pela minha ignorância no que toca a programas e soluções existentes.

Obrigado pelas indicações.  :D

vasco16

Por um lado percebo a opinião do Knitter mas por outro tambem concordo com o Miketo.

10/15€ para um dominio + 1Gb de trafego e 100 Megas de espaço, deve ser suficiente para o Miketo pretende.

Mas se já usas o computador como servidor de backups porque não deixa-lo como servidor do teu proprio site?

Claro que vais ter limitações:

- Site lento.. porque acho que cá em portugal sem ser fibra so temos 1Mb de upload

- O nome do teu site nao vai ficar tão "decoravel", tens de arranjar algo gratuito para mascarar por exemplo, o no-ip.

Mas tambem tens a vantagem de ires aprender qualquer coisa :thumbsup:

Knitter

O DNS dinâmico do SAPO está acessível na conta de cliente, mas nunca usei,.

A aplicação depende do serviço, e estará sempre disponível no site do serviço onde te registas, o no-ip tem um próprio, o SAPO acho que não precisa mas é uma questão de confirmar.

Na prática a aplicação só detecta que o IP mudou e envia a informação para o servidor de DNS, mas basta ires ao site de um desses serviços e veres.

Depende muito do objectivo, se é aprender, força, se é ter um serviço que funcione, não compensa. Um domínio fica por 6 euros ano, associado a um alojamento gratuito, que ter oferece mais que esse 1GB de tráfego e os 100Megas de espaço, isso já é mau serviço mesmo entre os gratuitos :thumbsup:

Miketo

A ideia é mesmo essa, aprender  :D

Porque o site que encontrei para alojar o meu site parece-me bastante bom. Para o que eu quero neste momento, serve perfeitamente.

Mas também gosto de inventar um bocadinho, e esta parece-me ser uma ideia interessante para testar. Vou ver o que conseguirei fazer, não prometo é quando  :thumbsup:

Se conseguir, nem que seja só para me gabar, darei noticias disso  :P

vasco16

A ideia é mesmo essa, aprender  :D

Porque o site que encontrei para alojar o meu site parece-me bastante bom. Para o que eu quero neste momento, serve perfeitamente.

Mas também gosto de inventar um bocadinho, e esta parece-me ser uma ideia interessante para testar. Vou ver o que conseguirei fazer, não prometo é quando  :thumbsup:

Se conseguir, nem que seja só para me gabar, darei noticias disso  :P

Força nisso. :D

IceBrain

Depende muito do objectivo, se é aprender, força, se é ter um serviço que funcione, não compensa. Um domínio fica por 6 euros ano, associado a um alojamento gratuito, que ter oferece mais que esse 1GB de tráfego e os 100Megas de espaço, isso já é mau serviço mesmo entre os gratuitos :P

Sim, mas ele pode explorar tecnologias que não há em servidores gratuitos! A minha proposta: Site dinâmico feito em Lua :thumbsup:

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Miketo

Sim, mas ele pode explorar tecnologias que não há em servidores gratuitos! A minha proposta: Site dinâmico feito em Lua :thumbsup:

Em Lua?  :P Perdoa-me a minha ignorância, mas que é isso?  😳

IceBrain

Em Lua?  :thumbsup: Perdoa-me a minha ignorância, mas que é isso?  😳

Ya, é uma linguagem. Mas era uma piada, para mostrar que se pode fazer muito mais tendo acesso a todo um SO em vez de apenas se poder correr uns ficheiros PHP.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps