Jump to content

Portugal todo coberto com banda larga

Ridelight
 Share

Recommended Posts

O Primeiro-ministro está hoje em Canhestros, concelho de Ferreira do Alentejo, para assistir à ligação das duas últimas centrais (de 1.853 em todo o país) equipadas com DSLAM (digital subscriber line access multiplexer), equipamento da Portugal Telecom que permite o acesso à Internet em banda larga.

Com esta ligação, todo o país vai ficar coberto com banda larga. Portugal é dos primeiros países da UE a garantir 100 por cento de cobertura em Banda Larga, à frente de países como a Espanha, Irlanda ou Grécia.

Segundo dados da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), cerca de 30 por cento dos lares portugueses têm Internet em casa por banda larga, o que significa que cerca de quatro milhões de portugueses já "navegam" com Internet rápida.

A mesma entidade revela que no final de Março deste ano, no segmento residencial, existiam 1,085 milhões de clientes com acesso à Internet por banda larga, correspondendo a 82,7 por cento do total de pessoas que acedem à Internet a partir de casa.

Ainda segundo um relatório a ANACOM, a ADSL "continuou a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial. No período em análise existiam 559 mil clientes de acesso através de ADSL, 51,5 por cento do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso através de modem por cabo representava 48,5 por cento do total de clientes de banda larga, correspondendo a 526 mil clientes".

Os mesmos dados indicam que no final de Março a taxa de penetração da banda larga, "em termos de total de clientes por população total", situava-se nos 12,5 por cento. Tal significa que a taxa de penetração da banda larga no final de Março é superior à média europeia que era referência no fim de 2005: 12 por cento se forem tidos em conta apenas os 15 países que faziam parte da UE até Maio de 2004, ou 10,6 por cento se forem tidos em conta os 25 países.

100% ? Goataria de saber qual é a ideia que eles têm de 100 % !  :wallbash:

é muito lindo, mas os preços que o grupo pt faz... meus amigos... não querem investir em ligações para o exterior e andam a cobrar o tráfego internacional a preços absurdos.

é um show of do c... o que é certo é que esta porra ainda é cara e tem serviços limitados... cada vez que ouço qq coisa do tipo "trafego nacional" dá-me vontade de dizer 5 ou seis palavrões. Se eu  tenho uma ligação à internet é para aceder à internet... se quisesse aceder a uma rede local nao precisava de me ligar à internet... que tanto quanto me lembre é uma rede à escala mundial...

é muito lindo, mas os preços que o grupo pt faz... meus amigos... não querem investir em ligações para o exterior e andam a cobrar o tráfego internacional a preços absurdos.

é um show of do c... o que é certo é que esta porra ainda é cara e tem serviços limitados... cada vez que ouço qq coisa do tipo "trafego nacional" dá-me vontade de dizer 5 ou seis palavrões. Se eu  tenho uma ligação à internet é para aceder à internet... se quisesse aceder a uma rede local nao precisava de me ligar à internet... que tanto quanto me lembre é uma rede à escala mundial...

Realmente é mesmo absurdo! Em Portugal a ADSL é muito diferente dos outros países.

Eu vivi durante 7 anos na Suíça, e a minha ADSL era 20 euros por mês 2 MB e sem a porcaria dos limites de tráfego.Agora vim para Portugal e meti ADSL, e quando soube que tinha limites de tráfego, FIQUEI COMPLETAMENTE MALUCO !

Como agora tem muita concorrência, espero sinceramente que isto mude!   

Mas agora já está a ficar bem melhor. 🙂

Falo por mim... Em relação aos preços, cada coisa a seu tempo. Também não podemos exigir mais se os nossos governantes de há uns anos atrás não investiam em tecnologia. 👍

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Mas agora já está a ficar bem melhor. 🙂

Falo por mim... Em relação aos preços, cada coisa a seu tempo. Também não podemos exigir mais se os nossos governantes de há uns anos atrás não investiam em tecnologia. 👍

Concordo plenamente, o pessoal às tantas já refila só por refilar... volta e meia temos visto aumentar (e muito) quer os limites de tráfego, quer as capacidades das ligações. O sapo, que está sempre no centro das críticas, neste momento já tem 8mb com tráfego nacional ilimitado e 30GB de tráfego internacional por 35.58 o que já não é nada mau comparado com o que tínhamos de início.

De resto, se as condições ainda não são as ideais, é porque o estado não é parvo e como qualquer um de nós que se metesse num negócio, tenta tirar o máximo de lucros possível numa área onde não tem concorrência.

É verdade que ainda são caros, mas não são nenhuma "brutalidade" ! 

É como já disse, cada coisa a seu tempo. Estamos a entrar numa nova fase da banda larga (ADSL +), daqui a pouco, e como tem acontecido nos ultimos tempos vamos pagar o preço justo. Não se pode exigir aquilo que as operadoras também não podem. 😉

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

depende se tens ainda que pagar a assinatura ou não...

é que se tiveres que pagar 15€ pela assinatura passa a ser 50€ por 24Mb e 45€ por 12Mb, o que acho caro.

Ná pá de assinatura 😉 Esses tarifários que disse são da Clix... e é certo que a Clix não chega a todo o Portugal, pelo menos com essas condições.

E sim, os 15€ de assinatura são uma roubalheira...

Desaparecido.

Eu quero ver é como vai ser no futuro, têm aumentado as velocidades e esquecido do tráfego... 😞

Isso não é verdade... No sapo (que segundo a opinião que parece generalizada é o pior dos ISP) já tens tráfego nacional ilimitado e 30 GB de tráfego internacional. A coisa tem estado a melhorar, claro que não está perfeito, mas para lá caminha...

E como já foi aqui dito, a culpa de os preços não baixarem mais é da ANACOM e da Alta Autoridade para a Concorrência que não deixam a PT baixar demasiado os preços, caso contrário era o fim das outras operadoras.

E como já foi aqui dito, a culpa de os preços não baixarem mais é da ANACOM e da Alta Autoridade para a Concorrência que não deixam a PT baixar demasiado os preços, caso contrário era o fim das outras operadoras.

A PT pode baixar os preços tanto quanto queira, desde que dê condições às outras operadoras de praticar os mesmos preços.

Desaparecido.

E sim, os 15? de assinatura são uma roubalheira...

Esses 15 ? que a PT cobra são impostos pela ANACOM, senão a PT iria esmagar a concorrência.

o quê!?!

a ANACOM o que queria é que a PT acabasse com a assinatura, desde que acabasse não só para os clientes da PT, mas também para os clientes das outras redes.

o problema é que a PT (quase) só faz promoções que beneficiam exclusivamente os seus cliente na totalidade, e é isso que a ANACOM não deixa fazer.