Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

alexmgarcia

Linguagem para iniciar POO

Mensagens Recomendadas

alexmgarcia

Boas,

Já tenho algum conhecimento sobre programação sequencial e portanto queria avançar para programação orientada a objectos.

Qual a linguagem que me aconselham para aprender POO?

Já me disseram Java; também já me aconselharam C#. Qual devo escolher?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Isso depende do que já conheces e do que queres fazer no que toca a programação.

Se já programas em C, se calhar o ideal seria C++, por ser uma evolução directa do C, irias sentir-te mais confortável e oferece uma boa base para Java (não sei C#, por isso não comento a esse respeito).

Se por exemplo quiseres trabalhar em web, então poderias começar por aprender Perl e/ou PHP (acho Perl muito mais interessante e mais útil).

Mas como disse antes, tudo depende do que já fizeste antes e do que queres fazer depois...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
alexmgarcia

O que quero é aprender POO para no futuro tirar proveito de classes e objectos.

Eu já programo qualquer coisa em C e consigo estruturar os algoritmos. Queria mesmo era passar de programação sequencial para objectos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ruidias

C# é sem duvida alguma a linguagem a seguir!

C# é 100% POO, ao contrário de outras linguagens que aqui falaram.

Se queres aprender algo para o futuro, pensa assim:

a) Linguagem para desenvolver para windows:

R: C#

;) Linguagem para desenvolver para a web? (websites):

c) Linguagem para desenvolver webservices?

d) Linguagem para desenvolver para windows mobile?

c) Linguagem para projectos middleware?

A coisa fica mais simples de escolher, não é?

😎

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

E o Java não é "100% POO" também? Para além disso é multi-plataforma de forma oficial.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zecapistolas

Eu aconselho a começares com Python, tem uma curva bastante suave de aprendizagem e depois de aprenderes consegues entrar na boa em qualquer outra linguagem de programa orientada a objectos....

Para não falar nas inúmeras bibliotecas muito versáteis: redes, robôs, computação gráfica, encriptação, etc.... O Google usa Python aos pontapés, curiosidade, o Youtube foi feito em Python....

Apesar de eu não ter começado por esta linguagem (infelizmente), aconselho vivamente....

cumps  ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

A diferença é negligenciável, e para a maioria das situações nem se nota. O facto de, por exemplo em Java teres tipos de dados primitivos e em C# todos serem objectos, é uma diferença tão pequena que nem vale a pena pensar nela. E só a existência de tipos primitivos faz das outras linguagem não serem puramente orientadas a objectos.

Se queres aprender algo para o futuro, pensa assim:

a) Linguagem para desenvolver para windows:

C, C++, Python, Java, D, J#, F#, VB, só para mencionar algumas, onde a maioria é suportada pelo Visual Studio pelo que o IDE não é desculpa.

;) Linguagem para desenvolver para a web? (websites):

PHP, Python, Java, Groovy, Rails, para não entrar nas mais antigas.

c) Linguagem para desenvolver webservices?

Python, Java, PHP...

d) Linguagem para desenvolver para windows mobile?

Todas as suportadas pelo .net.

c) Linguagem para projectos middleware?

Qualquer uma.

Escolher a linguagem com os parâmetros dados acima não faz qualquer sentido. Para todos eles existem várias alternativas e nenhum deles realmente ajuda.

Com o falco indicou, se já sabes C, passar para C++ vai ajudar a que te sintas mais confortável, os conceitos de POO podem ser estranhos para quem está habituado a outros paradigmas, e ter uma base familiar pode ajudar bastante. No fundo, se o objectivo é aprender POO, as duas que poderia indicar seriam C++ e Java, talvez por serem as que mais usei, há quem se dê bastante bem com Python, pela simplicidade aparente, a mim sempre me fez confusão :D . Todas elas possuem boa documentação e boas ferramentas de desenvolvimento, desde IDEs a suporte em simples(ou menos simples) editores de texto. A forma como aplicam os conceitos OO é ligeiramente diferente mas nada de especial.

Escolhe uma e usa essa para aprender, mais tarde se for necessário podes saltar para outra linguagem com mais facilidade. Se o objectivo é seguir programação, será muito natural que tenhas de usar mais que uma linguagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jnetic

Se é para "fazer umas coisas" recomendo as linguagens open-source.

Caso queiras fazer da programação, futuro profissional... recomendo que comeces a dedicar-te a outra área, algo com futuro.

:cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Caso queiras fazer da programação, futuro profissional... recomendo que comeces a dedicar-te a outra área, algo com futuro.

:cheesygrin:

Praticamente todas as linguagens são "open-source", as implementações é que podem não ser.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
C# é sem duvida alguma a linguagem a seguir!

Eu discordo!

Não é por não ser 100% OOP, que a linguagem deixa de poder ser utilizada dessa forma, ou que deixa de servir para aprender OOP.

Não acho sequer que C# seja uma boa solução para web quando comparado com outras.

E ficar preso a plataformas m$?

Window$ não é o único sistema operativo relevante, muito menos na área dos dispositivos móveis.

Quando a ser boa solução para midleware, queria ver-te fazer soluções para midleware fora de window$ com C#...

A coisa fica mais simples de escolher, não é?

Se ignorares tudo o que não é m$, talvez seja uma escolha que faça sentido, mas ignorar tudo que é m$, não é algo que faça sentido...

Software Livre/Open Source Software são modelos de licenciamento que têm tantas soluções de nível profissional, quanto qualquer outro modelo.

Ou achas que o Google não é profissional?

Ou achas que o Sapo não é profissional?

Ou achas que o Amazon não é profissional?

Ou que Bolsa de Valores de Nova York não é profissional?

Ou que a NASA, não é profissional?

Ou a Lockheed-Martin, Toyota, BBC, Mitsubishi, Cisco, Opera, Juniper, Siemens, Oracle, IBM, HP, Dell, etc...

Esse teu post não passa de FUD.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.