Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

falco

micro$oft: o bom, o mau e o vilão...

Mensagens Recomendadas

falco

A m$ consegue querer ser os três ao mesmo tempo...

O bom: a m$ recentemente pediu a adesão ao grupo de trabalho de SVG do W3C. Espera-se que isso possa contribuir para que finalmente o ie suporte o formato que os outros browsers já suportam parcialmente à algum tempo. A m$ também deu sinais de querer que o ie 9 suporte pelo menos partes do CSS 3 e do HTML 5. Isto são bons sinais, mas tendo em conta as práticas passadas da m$ a respeito dos standards ainda prefiro esperar para ver se eles não vão fazer trafulhice de novo, como tem sido a sua prática relacionada com os standards ("gato escaldado").

O mau: continuam a aparecer cada vez mais exploits de dia zero para falhas de segurança em software da m$, desde que a m$ criou a política do patch tuesday...  E a m$ parece cada vez mais lenta a responder às ameaças, o que é preocupante. O exploit conhecido, mais recente para o ie parece ter sido utilizado por criminosos (possivelmente relacionados com a República Popular da China), que foram usados para tentar comprometer contas de Chineses dissidentes em serviços do Google (claro que a culpa deste ataque não é da m$, quero apenas fazer notar que os exploits estão a ser usados e por isso a ameaça é real).

Falhas de segurança todos têm, falhas exploits de dia zero já é algo muito mais raro na generalidade das empresas e softwares, mas a demora a responder às ameaças mesmo conhecendo-as vários meses antes do público é mesmo imagem de marca da m$ e isso tem que melhorar drasticamente. Penso que até mesmo os que defendem segurança por obscuridade concordam que é importante responder com grande rapidez a todas as ameaças graves.

O vilão: parece que os bots que indexam conteúdos para o bing estão a agir de formas demasiadamente agressiva, abrem grandes quantidades de ligações concorrentes ao mesmo servidor, fazem imensos pedidos em pouco a páginas que exigem processamento mais intenso aos servidor, mudam de user-agent string para evitar medidas por parte do servidor para evitar carga excessiva, e desrespeitam o robots.txt.

No meio de tudo isto, continuo a achar que apesar de haverem sinais de haverem algumas pessoas dentro da empresa a tentarem fazer com que ela melhore, os efeitos reais continuam a não se sentir e continuo a não confiar nela...

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.