Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Bom livro sobre estruturas de dados e algoritmos em C?

Mensagens Recomendadas

Nazgulled

Na bibliografia de uma disciplina que tenho fala do seguinte livro:

Algorithms and Data Structures: The Basic Toolbox

Kurt Mehlorn and Peter Sanders

Alguém conhece e/ou já o leu? É porreiro?

Segundo a descrição que está aqui:

http://www.springer.com/computer/foundations/book/978-3-540-77977-3

Parece ter quase tudo aquilo que quero. Principalmente nas estruturas de dados que compõe o livro. Recomendam ou conhecem outro melhor? Atenção que estou à procura de um livro que esteja bem escrito e que explique bem (de preferÊncia com exemplos) e não um livro com tudo e mais alguma coisa que seja o "ultimate C book" dos algoritmos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mogers

Não conheço esse livro. Em que algoritmos é que estás interessado? E precisas mesmo dum livro que se foque em C? Acho que num livro de algoritmos não é importante que linguagem ou tipo de pseudo-código é usado como exemplo.

Posto isto, eu li algumas partes de Data Structures and Algorithm Analysis in C++ e achei que o autor explica muito bem os algoritmos e estruturas de dados apresentados (com exemplos passo-a-passo). Se bem me lembro, os algoritmos são apresentados quase sempre em pseudo-código semelhante a C/C++.

Penso que o livro é adequado para uma cadeira introdutória aos algoritmos ou de nível médio. (coisas como algoritmos avançados de grafos (e.g. minimum-cost maximum flow ou emparelhamentos) já não são tratadas)

PS: na altura não arranjei o livro na net, tive de ir a biblioteca da faculdade.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

O programa da disciplina é este:

http://www.di.uminho.pt/~jbb/AeC/page2/page0/page0.html

Vê em particular o ponto 2, 3 e 4, preciso que fale disso tudo. Esse livro que mencionas, fala de todas as estruturas de dados mencionadas no ponto 4?

Eu preferia um livro em C com código em C. Não tenho muito tempo para estar aprender e a fazer eu os algoritmos, preciso de um empurrão já com algum código e preferia em C. Sei que C++ é parecido, mas já vi situações em que usam cenas que em C não existe e não queria ter o trabalho adicional de perceber o que é que isso faz em C++ para transcrever para C.

Se existir algo em C, tenho preferência...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mogers

Eu não tenho o livro à minha disposição (deixei-o em Portugal e tou na Holanda agora).

O ponto 1 não é tratado nesse livro. Eu não tenho a certeza quanto ao ponto 2.2. Penso que fala do resto do ponto 2, dos pontos 3,4 e um bocado do 5.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.