Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
softklin

Programa para simular objectos e suas combinações de cores

Recommended Posts

softklin

Bem pessoal, tenho amanhã um exame e das poucas coisas que me faltam saber é como obter o resultado de iluminar superfícies de determinada cor com luz de outra cor, e saber qual a resultante.

Já dei o cubo das cores RGB nas aulas, e tento adivinhar alguns cálculos, imaginando vectores e a sua orientação, mas não consigo acertar nunca... (ate porque vectores nem é bem o meu forte).

Por isso, vinha perdi-vos se conhecem alguma utilitário para Windows que faça isso, por exemplo, ter dois circulos, dar para arrastar para cima um do outro, e obter a cor resultante. Nem que seja um software infantil :D já estou por tudo :cheesygrin: Interessa-me mesmo é saber as cores resultantes.

Ainda pensei com o VTK, mas como não sei criar um ambiente com câmaras, luzes etc (acho que é com TCL), e não tenho grande tempo para aprender, gostava de uma solução mais rápida, se puder ser.

Alguém sabe de alguma ferramenta?

Cumps

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

softklin

Alguma ideia, pessoal? :\ Até já imprimi um cubo com cores, e tentei fazer AND lógico com as componentes em RGB, mas não sei se estará correcto.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

softklin

Bem, esta dúvida ficou por responder, e o exame já lá vai, mas eu tenho uma teoria (que usei no exame):

Supondo as componentes RGB para cores puras, por exemplo, a combinação de objecto vermelho visto numa luz verde:

R G B

1 0 0

0 1 0 &

= 0 0 0 (preto)

Objecto branco iluminado com luz vermelha:

R G B

1 1 1

1 0 0 &

= 1 0 0 (vermelho)

Fica a dica para quem tiver a mesma dúvida.