Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Localhost

Iniciar em C#

Mensagens Recomendadas

Localhost

Olá pessoal. Estou a pensar em iniciar-me em C#

Já ouvi dizer que é muito parecido com Java no entanto nunca trabalhei com Java.

Trabalho com C e com Perl. O que acham?

Também ouvi dizer que C# é mais simples para ambientes gráficos e foi por isso que me interessei por ele, isto é verdade?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Também comecei C# à pouco tempo e não acho dificil. Sim, é parecido com Java, e o estilo de desenvolvimento de aplicações gráficas é ao género do VB.net (tens um formulário base e arrastas objectos, botões, caixas texto, etc).

É bastante diferente de C. Primeiro, porque em C# tens o paradigma por Objectos (POO) disponível, e por outro lado, tens a .Net Framework por trás, que te facilita bastante a programação (algo como as bibliotecas do Java). Acho que não será difícil começar por C#, e podes continuar a programar no estilo a que estás habituado no C (tipos de dados, por exemplo), mas com ferramentas diferentes (tens estruturas de dados mais "ricas" já concretizadas na .Net Framework).

Não comparei com Perl porque não programo em Perl, não te sei dar grande feedback. Mas quanto ao C#, acho que é uma excelente aposta.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Existe uma ferramenta para desenvolver em C# no Linux, é o MonoDevelop. Deverá ser só instalar pelos repositórios:

sudo apt-get install monodevelop

No entanto, deixo o projecto Mono para alguém te explicar, ou para pesquisares melhor, uma vez que não estou muito dentro de desenvolvimento com esse projecto.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234

Para aprender C# e java é necessário tb conhecer a máquina virtual q está por trás destas linguagens.

São linguagens q n compilam directamente para código máquina.

Não sei se estás familiarizado com isto dos ambientes virtuais de execução, mas se não tiveres, aconselho umas leituras pela net para teres uma melhor noção da linguagem q vais aprender.

C# é uma escolha muito boa. Fazes bem em querer aprender.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Nunca gostei muito disso e por isso é que nunca me aventurei em Java...

É muita complicação para compilar então?

Eu escolhi C# porque acho que para programar em ambientes gráficos em C é sem dúvida demorado e complicado, então quando eu quiser fazer aplicações gráficos faço rapidamente com C#

Só uma coisa: dá para "misturar" C com C# num algoritmo qualquer?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234

Não é complicação nenhuma. Para compilar é carregar no botão Build do Visual Studio.

Mas é importante saberes o que está por trás, não é nada de outro mundo.

Há maneiras de aceder a dlls de outras linguagens, e maneiras de transformar código c++ em código q o .net pode importar.

Mas se puderes evitar misturas é melhor.

Quanto ao ambiente gráfico em C# é um mundo, tanto em Windows Forms como no novo WPF, as possibilidades são imensas.

Existe tt coisa que demora imenso tempo a conhecer tudo. (Mas tb n precisas de utilizar td o q existe).

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Não eram bem aceder a dll's que eu queria. Eu queria mesmo programar o gráfico com C# e chamar funções com eventos mas depois as funções serem programadas em C, eu não quero ter um conhecimento exaustivo de C# quero apenas programar em gráfico e continuar a utilizar C

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Pois mas fazer isso em C demora um tempo desnecessário. Eu queria uma coisa rápida tipo RAD e depois programar em C

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Bem, se não estás disposto a "largar" o C, podes usar várias bibliotecas para o efeito, por exemplo, a GTK, que tem um aspecto muito parecido entre várias plataformas, se te interessar:

http://www.gtk.org/

Para dar uma ideia de como é fazer um programa em C com GTK (não é RAD):

http://library.gnome.org/devel/gtk-tutorial/stable/c39.html

Se quiseres RAD, vais ter de procurar por um IDE que suporte C e GTK. Ou então, procurar por outra biblioteca de interfaces gráficas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.