Jump to content

Frameworks

pedrotuga

Recommended Posts

Bem... como anda aí uma comichão do carago acerca do ruby on rails, e a curva de uso do php desceu nos últimos meses, pus um pouco as mãos à cabeça... queres ver que agora que já estou mais ou menos fluente na minha lingaugem favorita esta vai deixar de ser usada...

nisto pus-me a ler sobre ruby on rails, ok.. ando praí tudo maluco com o ror, foi ver a página do seu creador e tal... passada um bocado dei comigo mergulhado no mundo das frameworks de php. Grande parte delas tenta copiar o ror, como é o caso do phpontrax ou biscuit, o biscuit diz mesmo que não tem documentação e manda usar a documentação do ror... estranho... posto isto pesquisei pesquisei pesquisei...e descobri estas:

PHPontrax ( tentativa de criar algo semelhate ao ror para php )

biscuit

prado

cakephp

synfony

e outras que agoran me lembro, azend acho k lançou uma

Demorou, mas finalmente descobri uma framework de php em condições, num estado avançado de desenvolvimento BEM DOCUMENTADA, eficiente e facil de usar, e com uns goodiezinhos tipo integração de ajax ( gerado automaticamente ) e criação automátic de um backend.

Para verem do que eu estou a falar vejam só este pequeno video e pasmem-se como é possivel criar uma loja virtual com drag-and-drop usando ajax em minutos:

http://downloads.symfony-project.com/demo/cart/cart.mov

Vão por mim, que eu perdi dois dias ( duas noites  ) a ler sobre frameworks php e tava a ficar meio fulo da vida com o facto de nenhuma estar suficentemente desnvolvida e documentada. Claro que todas afirmam que elas próprias são as melhores de todas.

Um facto curioso... não sei porque raio, mas quase todas as frameworks têm disponiveis tutoriais em video, e o gajo que o faz ( normalmente o criador do projecto ) tem um mac. Pa, não me perguntem porque que eu n sei, lol.

Quem quiser ser desenvolvedor de software em php tem que dominar estas tecnologias... acho que lá para finais de setembro me vou dedicar a isto, até lá, vou curtindo o php cru, que por si só já é magnifico.

PS:comi um pacote de bolachas de água e sal. Doi-me o estomago. Achei que devia dizer isto.