Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

AfonsoMetello

Frameworks de JavaScript: Prototype vs JQuery - Qual e porquê?

Mensagens Recomendadas

AfonsoMetello

Boa tarde a todos,

para mim actualmente é impensável programar javascript sem recorrer a uma framework, que me garanta de forma despreocupada a compatibilidade entre os diferentes browsers, e que permita também um boost na produtividade.

Como estreia aqui no fórum começo com um tema "polémico" sobre qual a framework preferida e porquê.

Pessoalmente já trabalhei bastante com ambas e identifico vantagens em cada uma, mas gostaria de saber a opinião fundamentada da comunidade.

AM

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

O meu voto vai para jQuery... Talvez porque é a única que alguma vez usei, as outras todas só dei uma vista d'olhos aos seus sites. Mas do que conheço de jQuery, ainda não encontrei uma razão para mudar de framework ou se quer experimentar uma outra.

Não quer dizer que o que o yoda disse acima não faça sentido, até porque como disse, não usei mais nada a não ser jQuery. Mas eu também sou uma pessoa que prefere coisas mais subtis e profissionais que montes de mariquices com todos os efeitos e mais alguns. Não que às vezes um ou outro efeito mais rebuscado não fique bem em determinads sitios.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gambas

pois...

basicamente o que nao gosto numa a outra contempla...!

acho muito mais sólido o suporte de ajax do prototype em contrapartida em jquery acho bastante acessivel e facil de aplicar...

ja agora o que acham da dojo? ainda nao tive tempo para aprofundar este framework mas pareceu-me porreira!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dkid

O Dojo é mais pesado.

A minha opinião basea-se na experiência que adquiri do JQuery, o facto de ter boa documentação ajudou imenso na escolha, Prototype não fez muito o meu género na altura que estava indeciso entre as duas.

Opto pelo JQuery.

Usar duas frameworks não é uma boa politica, pois acabam por entrar em conflito.

Edit: Estava aqui a escrever e lembrei-me só agora, que o JQuery até tem uma função, para impedir os conflictos : JQuery.noConflict();

I promise that I will not change the PATH variable again other than:PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.