Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Melhor software para a próxima versão do meu site

Mensagens Recomendadas

Nazgulled

Como webdesigner/webdeveloper gosto de desenvolver e de desenhar tudo aquilo que é meu e/ou para mim, como o meu website pessoal. Tenho bastantes planos para a futura versão 3 do meu site mas não passam de planos e ideias que vou anotando. O problema? O do costume... tempo!

Contudo, estou a precisar de uma versão nova para o meu site. Há certas coisas que quero fazer e a arquitectura do meu actual site não permite uma grande flexibilidade para aquilo que eu procuro. O meu conhecimento nesta área, CMSs, é bastante fraco. Apenas conheço um ou outro sistema que ouço a malta a recomendar e/ou a usar.

Preciso de algo que satisfaça as minhas necessidades que passo a descrever:

• Um sistema bastante flexível e extensível com addons/plugins para as mais diversas coisas.
  • Um aceitável leque de temas gratuitos disponíveis.
  • Integração com o Wordpress.
  • Possibilidade de ter o sistema multi-língua, incluindo os plugins que usar.
  • Possibilidade de incluir um básico "download manager", possivelmente com categorias.
  • Possibilidade de criar páginas de conteúdo usando sintaxe como bbcode, markdown ou semelhante a wiki (preferência: sintaxe parecida com DokuWiki)

De certeza que me estou a esquecer de alguma (muita coisa) mas é o que me lembro agora assim de repente... De certo que se o sistema recomendado for bom, deve ter addons/plugins para satisfazer todas ou grande parte das minhas necessidades, mas o necessário/essencial está descrito acima.

NOTA: Usar o WordPress ou DokuWiki como base e construir o site em volta destes está [inicialmente] fora de questão. São 2 programas muito bons e com boa extensibilidade mas foram desenvolvidos com propósitos diferentes, blog e wiki respectivamente. Prefiro usar um CMS (ou algo semelhante) e construir o que for preciso em torno deste.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

Pelo que tive a ver do Drupal não gostei muito e dei uma vista de olhos por vários sites de temas e são todos uma porcaria. Mas decisão final, só mesmo depois de o experimentar.

O WordPress é como disse, é um excelente script para blogs, nada de especial para fazer um site completo.

Mas o que eu gostava mesmo era de opiniões fundamentadas e com pontos positivos/negativos para usar X em vez de Y. Para me darem só nomes escusam de se dar ao trabalho porque eu sei usar o Google :thumbsup:

Encontrei este, MODx, parece-me porreiro assim à primeira vista. Conhecem? Já testaram? Que dizem dele?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
exit

Nazgulled o wordpress serve perfeitamente para fazer o que queres. Não é um cms para um blog apenas. Isso era a primeira versão... O wordpress é nesta altura um CMS completo, com plugins para fazer qualquer coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cgoncalves

Nazgulled, a minha primeira opinião era logo de caras Wordpress, não só por gostar de trabalhar com o mesmo e pela sua simplicidade de gestão, mas porque ele satisfaz em tudo as necessidades colocadas.

Mas pronto, tirando isso, tens o Xoops, que já fiz 2 ou 3 trabalhos, é facilmente adaptável às necessidades, está programado em OO (PHP).

Também já ouvi falarem bem do Typo 3, mas nunca trabalhei com ele.

"Great coders aren't born. They're compiled and released"

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

A respeito do wordpress, que tem sido sugerido, tenho a dizer que não gosto. Já disseram que tem facilidade de gestão, mas eu acho precisamente o contrário e o back-office é na minha opinião uma atrocidade no que diz respeito a usabilidade...

Não conheço nenhum CMS que considere bom, ou até mesmo aceitável, acabam todos por falhar "miseravelmente" em um, outro aspecto. Não sei se sou eu que sou muito exigente, se são os outros que são pouco. E por isso todos os back-offices que usei foram feitos por mim para cada site (cada site tinha um back-office demasiado específico para haver re-aproveitamento, porque os sites eram interfaces de aplicações).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

Eu uso o WordPress no meu blog e apesar de nunca o usar como CMS, discordo um pouco de vocês quando o sugerem. Aquilo pode fazer tudo aquilo que eu quero e satisfazer os requisitos mencionados acima mas do que eu conheço do WordPress, a forma como é organizado e gerido não me agrada para o usar num CMS. Como disse, acredito que seja flexível e faça tudo o que eu preciso, mas o que eu conheço do WordPress diz-me que não faz e não organiza as coisas como eu gosto.

E tou um bocado como o falco, não considero o back-office uma atrocidade, mas não acho que seja grande espingarda. Uma destas últimas versões até se concentraram bastante em melhorar o back-office e foi um dos pontos fortes nessa respectiva versão (não me lembro qual) e eu devo dizer que fiquei desiludido.

Só usarei o WordPress como último recurso, até lá ainda vou experimentando outros sistemas. Nomeadamente o MODx que parece que ninguém conhece. Andei a tentar perceber a filosofia deste CMS, a pesquisar o tipo de módulos que tem como se usa o mesmo e parece-me bastante flexível para um desenrasque. Tem também uma comunidade activa e pronta ajudar. É a minha primeira escolha para a fase de testes.

@cgoncalves

Vou tentar pesquisar mais sobre esses dois que desconhecia...

@falco

Eu penso exactamente a mesma coisa... Eu sou exigente e picuinhas, gosto de ter tudo à minha maneira até ao mais pequeno pormenor e por isso gosto de fazer de raiz tudo aquilo que é para mim. E como disse lá em cima, a intenção era (e ainda será para um futuro) essa. Mas eu neste momento tenho outras prioridades e preciso de algo para desenrascar porque estou a precisar de actualizar o meu site com um monte de cenas e não tenho paciência para o fazer na actual versão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

Como disse várias vezes, inclusive no post inicial :D , não tenho tempo neste momento para programar tudo como eu quero. Gostava de ter porque gosto das ideias que me passam pela cabeça, mas infelizmente não tenho.

Se calhar a tua ideia de CMS é igual/parecida com a minha  :P .

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

Nah, deixa lá... Só vou ficar com mais vontade de começar a bater código e neste momento tenho é muito que estudar :X

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passado

wrong :D

Porque?

*Um sistema bastante flexível e extensível com addons/plugins para as mais diversas coisas.

* Um aceitável leque de temas gratuitos disponíveis.

* Integração com o Wordpress.

* Possibilidade de ter o sistema multi-língua, incluindo os plugins que usar.

* Possibilidade de incluir um básico "download manager", possivelmente com categorias.

* Possibilidade de criar páginas de conteúdo usando sintaxe como bbcode, markdown ou semelhante a wiki (preferência: sintaxe parecida com DokuWiki)

* Existe de tudo um pouco

* É só procurar no google que as ofertas são ilimitadas, e podes construir o teu próprio tema

* Exemplo

* Exemplo

* É só escolher

* Não percebi bem o que pertendia mas existe varios editores das paginas como o JCE...

Ja experimentei Wordpress, phpnuke, drupal, e  o que me pareceu mais facil e versatil foi sem duvida o joomla, mas opinioes sao opinioes e gostos sao gostos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Também não gosto de Joomla, para mim é totalmente bloated. E também já tive para me meter num projecto em que teria que modificar código do Joomla e depois da primeira análise do código deles preferi não me meter no projecto.

O Joomla sofre de dois dos grandes males que a maior parte dos CMS sofrem é demasiado complexo e complicado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

Eu acho que o Wordpress é excelente para CMS, só é preciso perceber como se pode aproveitar isso...

Relativamente ao MODx, há uns tempos dei-lhe uma vista de olhos e gostei do que vi, além de que existem muitos mods já feitos para MODx. Falaram do Typo3, já ouvi falar muito bem dele mas nunca me despertou curiosidade.

Também não gosto de Joomla, para mim é totalmente bloated. E também já tive para me meter num projecto em que teria que modificar código do Joomla e depois da primeira análise do código deles preferi não me meter no projecto.

O Joomla sofre de dois dos grandes males que a maior parte dos CMS sofrem é demasiado complexo e complicado.

Concordo perfeitamente

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Eu acho que o Wordpress é excelente para CMS, só é preciso perceber como se pode aproveitar isso...

O wordpress em si é um bocado aldrabado a nível de código, principalmente quando é preciso escrever plugins. O que se pode fazer, é integrá-lo com Kohana, por exemplo, para escrever em 1/10 do tempo esses mesmos plugins, e ter ali um site complexo em tempo record.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

O wordpress em si é um bocado aldrabado a nível de código, principalmente quando é preciso escrever plugins. O que se pode fazer, é integrá-lo com Kohana, por exemplo, para escrever em 1/10 do tempo esses mesmos plugins, e ter ali um site complexo em tempo record.

Estás a falar da integração de kohana e wordpress através daquele plugin manhoso que está disponível nos repositórios? Ou de uma implementação à la pata?

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.