Jump to content

[Open Source] Network Switcher ALPHA 1

Guest id194

Recommended Posts

Para quem não sabe o que é isto, vou colocar aqui uma "pequena" citação quando criei um outro tópico sobre este programa há uns tempos...

As aplicações que desenvolvo normalmente são feitas para mim, porque não consigo encontrar software no mercado que faça aquilo que eu quero ou alguns dos que fazem podem eventualmente ser confusos ou ter um aspecto desgradavel, dai, eu fazer as minhas próprias aplicações e quando gosto muito deles, torno-as publicas.

De momento estou a fazer mais um utilitário, só que ainda lhe falta bastante coisa... É algo que me dava bastante jeito que já estivesse pronto mas não ando com tempo para o acabar, trabalhos da universidade é o que dá... Basicamente é o seguinte:

Eu tenho o meu portatil maioritarimente para trabalho e tanto quando estou em casa como na universidade (durante a semana, estou fora de casa), tenho acesso à internet, mas de maneiras diferentes. Na universidade, é por wireless e tenho de usar proxys e em casa é por ethernet e as proxys são desnecessarias, só que torna-se xato estar sempre a desligar e a ligar as proxys sempre k venho a casa de fim de semana e dps qd volto pa universidade. Portanto decidi fazer este simples programa, que activa/desactiva ligações de rede e configura essas mesmas, suportando proxys no internet explorer. Tudo isto fica gravado em perfis, que podem ser facilmente alterados na janela principal ou atraves de um click no icone que fica na area de notificação.

Devem estar a pensar pk k as proxys são do IE, bem, muitos programas do windows(media player, mediaplayer embutido nos browsers, msn, etc...) e muitos outros extra usam a proxy que esta no IE, os programas extra, tanto vão buscar essa proxy automaticamente como podem ter uma opção para o fazer, dai ter optado por isso, pessoalmente uso o firefox, ms tenho uma extensão instalado pa troca de proxys que se torna bastante simples com um click num botão.

Pa esta aplicação já tive ideias fantasticas, como por exemplo, para alem de perfis, ter a possiblidade de ser extendida por genero de plugins, que seriam scirpts, onde as pessoas pudessem estender as funcionalidades de proxys por exemplo, a outros programas k n permitem ir buscar a proxy IE e nem o fazem automaticamente, no caso do firefox, em vez de ter a extensão, teriam um script que ficaria activado no perfil caso assim entendessem e que activava ou desactivava a proxy. Mas mal tenho tempo para acabar o programa na forma simples e a primeira forma, vai ser a mais simples e basica funcionalidade que eu quero para o uso que eu lhe vou dar, talvez mais tarde, adicione novas funcionalidades, ou talvez não, dependendo das novidades que o vista irá trazer...

Deixo-vos um screenshot com muita coisa por terminar e gostava de saber a vossa opinião sobre esta aplicação, e se será que tem algum uso para ela ou não...

http://img162.imageshack.us/img162/1838/untitled0uv1.th.png

Bem pessoal, já fiz alguns progressos nesta aplicação e vou disponibilizar somente aqui uma versão ainda muito alpha do programa... a função principal e + importante de modificar as ligações ainda não está pronta, pois falta ter tudo o resto a funcionar, só depois passo para esse passo mais importate.

O que (ainda) não funciona

- Todas as preferências do programa são correctamente gravadas no ficheiro settings.xml, no então, ainda não acontece nada ao modifica-las. Apenas o "Folder Name " no "Network Connections Folder" tem de estar preenchido, de qualquer maneira, nada irá funcionar se este não estiver 😉

- As definições de proxy serão apenas para ser usadas por plugins e não pelo programa em si, de momento, ainda não programei nenhum plugin.

- Os perfis não podem ser aplicados, nem através do menu, nem através da janela principal da aplicação

- Os botões Remover e Editar ainda não fazem nada

- Na janela principal, é suposto mostrar a informação do perfil actual, para já os valores não mudam

O que é permitido

- Criar perfis tendo a possiblidade de configurar tudo que o programa disponibliza

- Modificar as preferências e estas serão lembradas

As funcionalidades do programa para já não parecem ser muitas, eu sei, mas acreditem que já tem bastantes linhas de código e existem enumeras validações em toda a criação do perfil que eu gostava que testassem se estiverem interessados em tal. Para me reportarem algum bug que tenham encontrado ou se tiverem alguma sugestão para modificar algo ou implementar algo de maneira diferente... sou todo de ouvidos.

Quanto a cena do proxy que foi aqui discutido no outro tópico... a ideia do servidor era engraçada mas provavelmente dá muito trabalho e eu não sabia por onde começar. Optei então por fazer um sistema de plugins que podem ser escritos em VB.NET 2005, provavelmente dará com outras versões também. E também penso que podem ser feitos em C#, desde que cumpram certas inicializações que quando o programa estiver pronto eu irei disponibilizar obviamente. O que faz o sistema de plugins? Pois bem, permite, que voces façam o que poderiam fazer numa aplicação qualquer feita em vb ou c#, no caso do plugin "Internet Explorer Proxy" que faz parte do download (mas que ainda não tem quase nada codificado) irá alterar a proxy do internet explorer acedendo ao registo e fazendo as devidas modificações e apenas irá fazer isso. Os plugins são compostos por 2 funções load e unload (entre outras coisas que pa agora n interessam) o que permite extender o programa a outras alterações que precisem quando mudem de rede, desde que saibam programar nas devidas linguagens tá claro 😛

Para já é isto... fica aqui o download, qualquer dúvida e exponham aqui.

http://wiki.nazgulled.net/pt/network-switcher

• Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

@d_pintassilgo

pois, talvez tenhas razão... mas quando coloquei isto no outro tópico, axo k houve ppl interessado e algum desse ppl, acho que ia dar uso ao programa...

@UnKnowN

no meu pc já dá lol... pah, o programa ainda tá em cosntrução e a versão disponibilizada ainda não tem essa funcionaliade de remover (e editar) perfis codificada, só isso, ms vai ter... no post inicial diz exactamente aquilo que para já é possível ou não fazer.

Mas agora que tou a pensar, sim, esta versão ALPHA 1, ainda não tem muitas possibilidades, apenas adicionar perfis e pronto, basicamente é isso, mas a versão que tenho no meu pc ja esta mais vançada um pouco, no entanto, não está pronta para ser uma ALPHA 2. De qualquer forma, se tiverem sugestões, eram bem vindas, mas nada de complicado e que demore tempo a fazer porque neste momento só quero acabar isto e disponibilizar, o que ainda é capaz de demorar devido aos exames da univ. Ms se tiverem alguma sugestão simples ou ideia, podem dizer.

Ora ai está um programa que me da jeito a mim 🙂 Eu tenho um adaptador wireless ligado ao meu computador apartir de uma placa de rede. Quando tenho que ligar o PC à Xbox por Crossover tenho que tar a mexer nas configs (Configs alternativas dão confusão no meio disto) e este programa dá bastante jeito 😛

Tenho que trazer a Xbox cá para casa para testar se isto funciona 🙂

n tragas já, porque esta versão ainda não altera nada... a parte de alterar realmente as configurações das placas vou deixar para o fim (já tou quase lá)... é pate que dá mais trabalho e é quando eu preciso de fazer as coisas seguidas para não perder o raciocínio, mas para já não tenho tempo para isso pois tenho que estudar pa uns examezitos e é por isso que de vez em quando vou pegando nisto mas fazendo as coisas minimas mas que também têm de ser feitas 😛

no meu pc já dá lol... pah, o programa ainda tá em cosntrução e a versão disponibilizada ainda não tem essa funcionaliade de remover (e editar) perfis codificada, só isso, ms vai ter... no post inicial diz exactamente aquilo que para já é possível ou não fazer.

Mas agora que tou a pensar, sim, esta versão ALPHA 1, ainda não tem muitas possibilidades, apenas adicionar perfis e pronto, basicamente é isso, mas a versão que tenho no meu pc ja esta mais vançada um pouco, no entanto, não está pronta para ser uma ALPHA 2. De qualquer forma, se tiverem sugestões, eram bem vindas, mas nada de complicado e que demore tempo a fazer porque neste momento só quero acabar isto e disponibilizar, o que ainda é capaz de demorar devido aos exames da univ. Ms se tiverem alguma sugestão simples ou ideia, podem dizer.

Ok 😛

sim eu sei... antes de começar a fazer o meu não sabia porque não encontrei nada, mas ontem lembrei-me de por o nome do meu programa no google a ver o que encontrava pa ver se o nome ja tava usado... não encontrei nada com o mesmo nome, mas encontrei parecido e xeguei a encontrar 2 ou 3 programas que faziam o mesmo e a te mesmo muito + avançados suportando muitas mais configurações do windows.

mas lá está, o meu vai diferir numa coisa que penso que irá ser superiro a todos eles, se e conseguir fazer com que funcione bem claro... que é suportar plugins. ou seja, todos eles permitem o que o meu permite e ainda mais, mas não permitem para todos os programas. por exemplo, sabem o samurize que uso no meu desktp para ter todas aquelas mariquices? Aquilo também permite usar proxys mas não vai buscar as infos a lado nenhum, portanto têm de ser inseridas manualmente no programa. ora, na univ, preciso de proxy, em casa não. esses programas não me permitem modificar nada para o qual não estejam programados, o meu, com um plugin próprio, vai permitir. e pode ser extendido a muitas outras coisas. é a maior diferença que encontrei e sinceramente, gosto + do aspecto do meu do que aqueles que encontrei 😛

e outra coisa, todos elses são shareware, e o ppl gosta mt de coisas freeware para ter alternativas as cenas pagas 🙂

btw ppl, aquele tópico para o ícone, já está maior, com + uns íconezitos pa eu escolher, deem la outro saltinho, pa ver o que há de novo e ajudarem-me a escolher lol... aquele com o mundo e a ficha, parece ser o indicado, mas curti bues o azul com o trinagulo e as 3 bolinhas amarelas.

hey hey hey! pára tudo!

tás a querer dizer que vai suportar virtualmente qq apliação?!

de certa forma... imagina uma aplicação qualquer que tem suporte pa proxys e essa informação ta guardada num ficheiro ini, esses programas k existem n te permitem modificar isso e tu no sitio A precisas de proxy e no sitio B não, fazes um plugin pa esse programa que altere os valores do ini e pronto activas o plugin na ligação k keres e não na que não queres...

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.