Ivo Pereira Posted January 10, 2010 at 10:15 PM Report Share #305300 Posted January 10, 2010 at 10:15 PM Boas pessoal, estive a ler aqui um artigo na revista, por acaso o que mencionava a introdução ao CakePHP. Nunca trabalhei com frameworks, mas segundo o que entendi na conclusão da revista, foi que facilitava em muito a criação baseando-me na framework. Mas, muito sinceramente, depois do que li, não percebi bem como a sua utilização, isto é, como a incorporar. Isto provavelmente também é um pouco de n'oob'ice, mas não percebo bem aquelas associações dos this->post, etc. http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/edicoes/Revista_PROGRAMAR_-_9a_edicao_Julho_2007.pdf Será que alguém me pode dar umas luzes ? 🙂 Cumpz Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted January 10, 2010 at 10:37 PM Report Share #305316 Posted January 10, 2010 at 10:37 PM Para isso tens de aprender POO em PHP. A variável $this dentro de uma classe serve para indicar a própria classe (algo como o Me em VB.NET). Mas tens aqui mais informação: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:classes_php_5 Nunca trabalhei com a framework CakePHP, mas das duas uma: ou a framework tem de ser instânciada ou é estática. Instânciada: //Isto é apenas um exemplo, nem sequer sei o nome da classe. $cake_principal = new CakePHP; $cake_principal->faz_isto(); Estática: CakePHP::faz_isto(); PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted January 10, 2010 at 10:52 PM Author Report Share #305322 Posted January 10, 2010 at 10:52 PM Obrigado pela resposta. Visto que programo em VB.NET, percebi a associação do this, com o Me. As classes e funções aqui (principais do POO) são basicamente estruturadas de forma semelhante que no VB.NET? Agradeço a quem puder dar mais algum esclarecimento sobre o CakePHP, que se ponha à frente. 🙂 Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted January 10, 2010 at 10:57 PM Report Share #305327 Posted January 10, 2010 at 10:57 PM Sim, está tudo no link que eu te dei. Basicamente, muda o . para -> ou :: Mas está tudo no link que te dei. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest NoOne Posted January 10, 2010 at 11:01 PM Report Share #305330 Posted January 10, 2010 at 11:01 PM Quando te sugeri que lesses algo sobre MVC era mesmo a pensar na framework Cakephp. Tenho usado ultimamente e sinceramente aconselho. Tem muita documentação e tem uma comunidade disposta a ajudar. (IRC irc.freenode.net #cakephp, tem uma mailing-list e se usares o stackoverflow também recebes respostas muito rapidamente). Para instalar: 1. se usares windows sacas lá do site a versão mais recente, extrais para a pasta www (WAMP) ou htdocs (XAMPP) mudas o nome da pasta para o teu site. 2. Abres o teu website: localhost/nome_que_deste e ele vai dizer o que precisas de modificar para ficar tudo ok. Provavelmente diz para mudares as permissões da pasta temp e para mudares o security salt (basta mudares umas três letras, esse vai ser o código usado para codificar as passwords e gerar as chaves, axo eu) 3. Vais às variaveis de ambiente e no path acrescentas o caminho para a pasta console no teu projecto. 4. Abres a linha de comandos posicionaste na pasta app do teu projecto e escreve cake bake 5. Defines a ligação à base de dados 6. Começas a gerar os modelos / views e controladores. Essas classes geradas estarão na pasta app e será aí que farás grande parte do teu código, aconselho-te a ler a documentação disponível lá no site, é bastante útil. Tens de ter atenção que existem algumas regras na criação da base de dados... Como por exemplo, o nome das tabelas devem ser no plural, a chave primária deve ser chamada "id" e as chaves estrangeiras "nomeDaTabela_id" e tenho usado sempre varchar(40) que assim o cakephp gera uma chave. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted January 11, 2010 at 12:25 AM Author Report Share #305355 Posted January 11, 2010 at 12:25 AM Já agora, depois posso pegar no código gerado e implementá-lo em templates meus ou assim? 3. Vais às variaveis de ambiente e no path acrescentas o caminho para a pasta console no teu projecto. E já agora, para que preciso disto? Qual a finalidade? EDIT: Já agora, tive a ver uns vídeotutoriais do CodeIgnition, e qual será o melhor? Será que me podem dizer as vantagens e desvantagens de ambos? 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 11, 2010 at 12:50 AM Report Share #305361 Posted January 11, 2010 at 12:50 AM A melhor é Kohana, mas não aconselho. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest NoOne Posted January 11, 2010 at 12:55 AM Report Share #305366 Posted January 11, 2010 at 12:55 AM Já agora, depois posso pegar no código gerado e implementá-lo em templates meus ou assim? E já agora, para que preciso disto? Qual a finalidade? EDIT: Já agora, tive a ver uns vídeotutoriais do CodeIgnition, e qual será o melhor? Será que me podem dizer as vantagens e desvantagens de ambos? 🙂 O ponto 3 é para puderes usar o "cake bake" na linha de comandos e gerar os models/views/controllers. Quanto a qual o melhor não te posso responder, pois só usei o cakephp até agora. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest NoOne Posted January 11, 2010 at 12:59 AM Report Share #305367 Posted January 11, 2010 at 12:59 AM A melhor é Kohana, mas não aconselho. Melhor que a http://framework.zend.com/ ? Ainda não experimentei nenhuma das duas, mas a ZF parece ser muito poderosa também. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted January 11, 2010 at 01:05 AM Author Report Share #305369 Posted January 11, 2010 at 01:05 AM Hmm, agora estou indeciso. Até gostei da CodeIgnition. Pareceu-me bem fácil de usar. Aguardo mais opiniões antes de me aventurar por uma framework 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted January 11, 2010 at 01:30 AM Report Share #305374 Posted January 11, 2010 at 01:30 AM Já existem bons tópicos com discussões entre CakePHP vs CodeIgniter com opiniões de pessoal que já usou/testou ambas. É uma questão de pesquisares 🙂 A melhor é Kohana, mas não aconselho. Já agora, porquê? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted January 11, 2010 at 07:20 AM Author Report Share #305381 Posted January 11, 2010 at 07:20 AM Hmm, obrigado, vou procurar 🙂 Já agora, alguém me pode responder à dúvida de integração com templates? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest NoOne Posted January 11, 2010 at 01:23 PM Report Share #305428 Posted January 11, 2010 at 01:23 PM No cakephp o layout é gerido da seguinte forma: default.ctp -> aqui implementas o layout geral, comum a todas as páginas (em HTML/PHP), e indicas em que parte dessse layout vai ficar o conteudo de cada página. Nas views dos teus modelos irás ter o conteudo do teu site. Vê o default.ctp que já vem incluido com o cake. PS: Só estou a responder em relação ao cake pois nunca usei o outro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 11, 2010 at 03:06 PM Report Share #305444 Posted January 11, 2010 at 03:06 PM Melhor que a http://framework.zend.com/ ? Ainda não experimentei nenhuma das duas, mas a ZF parece ser muito poderosa também. You bet it is 👍 before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 11, 2010 at 03:08 PM Report Share #305446 Posted January 11, 2010 at 03:08 PM Já agora, porquê? Kohana nao só tem um grupo de programadores de topo por trás a trabalhar naquilo, como estão sempre a "escutar" as novas metodologias que são implementadas nas outras frameworks e a portar aquilo que acham interessante e útil para o kohana. A nível de código, é um abuso de OOP. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest NoOne Posted January 11, 2010 at 04:43 PM Report Share #305459 Posted January 11, 2010 at 04:43 PM Kohana nao só tem um grupo de programadores de topo por trás a trabalhar naquilo, como estão sempre a "escutar" as novas metodologias que são implementadas nas outras frameworks e a portar aquilo que acham interessante e útil para o kohana. A nível de código, é um abuso de OOP. Por pouco não escolhi a Kohana quando comecei, cakephp pareceu-me a melhor hipotese. Pode ser que num projecto futuro, e quando já tiver mais conhecimentos, utilize essa framework! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted January 11, 2010 at 09:47 PM Report Share #305530 Posted January 11, 2010 at 09:47 PM Kohana nao só tem um grupo de programadores de topo por trás a trabalhar naquilo, como estão sempre a "escutar" as novas metodologias que são implementadas nas outras frameworks e a portar aquilo que acham interessante e útil para o kohana. A nível de código, é um abuso de OOP. Continuo sem perceber (se calhar estou a ser um bocado lerdo) porquê que não a recomendas quando dizes que é tão boa. ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 12, 2010 at 06:00 PM Report Share #305726 Posted January 12, 2010 at 06:00 PM Continuo sem perceber (se calhar estou a ser um bocado lerdo) porquê que não a recomendas quando dizes que é tão boa. ? Porque é uma framework de programadores para programadores, ao contrário da CodeIgniter, CakePHP, e afins, que concentram parte da energia em tutoriais, documentação completa, etc. Muita gente se queixa que Kohana não serve para eles por causa disso, mas a verdade é que as pessoas que estão por trás têm assim oportunidade de fazer aquilo crescer cada vez mais, e hoje em dia têm ali uma grande framework. Ou seja, como eu sei que muita gente aqui precisa de tudo ao género KISS em todos os sentidos, não é o ideal. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted January 13, 2010 at 01:20 AM Report Share #305811 Posted January 13, 2010 at 01:20 AM Got it 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts