Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ora boas a todos, faz tempo k não programava em C++ ,tenho andado no php, e decidi voltar com um projecto meu já antigo. A minha ideia era fazer uma especie de interface 3D, possivelmente em opengl, já k quero compatibilidade tanto em linux como em windows.Sei k já devem conhecer o xgl do linux, mas a minha ideia não era bem essa, queria algo mais imersivo, algo k nos fizesse pensar k não tava-mos apenas a ver um ambiente grafico todo lindo, mas sim "dentro dele".

A interface grafica tudo bem, irrlicht (por enquanto), interface de som, FMOD Ex. Em linux tive sucesso a compilar exemplos dos 2, mas em windows o Dev-c++ dá uns erros estranhos, por ex:

C:\DOCUME~1\David\DEFINI~1\Temp/cc2dcaaa.o(.text+0x458):main.cpp: undefined reference to `_ZN4FMOD6System10getVersionEPj@8'

C:\DOCUME~1\David\DEFINI~1\Temp/cc2dcaaa.o(.text+0x4bf):main.cpp: undefined reference to `_ZN4FMOD6System4initEijPv@16'

C:\DOCUME~1\David\DEFINI~1\Temp/cc2dcaaa.o(.text+0x4f6):main.cpp: undefined reference to `_ZN4FMOD6System13set3DSettingsEfff@16'

Daquilo k pude averiguar, não sou caso unico, muita gente se queixa e uma possivel solução seria utilizar uma dll em vez de compilar juntamente com o projecto.

Pensei utilizar outra biblioteca, procurei e vi k outra muito boa era a openAL, mas sofri a decepção k só a FMOD Ex permite ter som nas 6 colunas (atenção k é FMOD Ex e não FMOD).

Agora a minha pergunta é se alguém já teve este problema ou se pelo menos sabe como resolver o problema de compilar ou importar a dll.

E já agora, alguem tem algo contra o irrlicht? Em principiu vou ter k optar por outro pk julgo k não suporta video, mas gostava da vossa opinião. 😉