Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

iniciante

arraylist

Mensagens Recomendadas

iniciante

tendo um arraylist que contem 3 objectos, e cada objecto tem um nome e um numero:

joao 3

manuel 2

pedro 6

como é que eu posso aceder ao objecto manel e acrescentar-lhe o numero de telefone por exemplo?

RC

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous

Como assim "acrescentar-lhe"? O objecto manel tem um campo numeroTelefone que está a null e tu queres escrever lá algo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous

Se tiveres um método getNome() e um setNumTelefone(num) na classe dos objectos, apenas tens de percorrer o ArrayList até encontrares o nome que pretendes (usando o getNome()), e de seguida, aplicas o método setNumTelefone(num) para atribuir um nº de telefone.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
iniciante

eu so n percebo é como é que eu guardo o objecto em que tou a trabalhar e lhe acrescento o numero de telefone! eu acho que n me tou a fazer entender..

eu para adicionar uma pessoa tenho assim:

System.out.println("\n Introduza um nome:");
teclado.nextLine(); 
String nome = teclado.nextLine();
pessoa.addFuncionario(new ClassPessoa(nome));

o numero é atribuido automaticamente e o pessoa é uma referencia para o arraylist porque esta numa class diferente da do main!

dps para começei a tentar inserir o numero de telefone mas nao consegui! mas eu para procurar a pessoa a que quero adicionar faço:

//primeiro mando imprimir a lista de todas as pessoas que estao na lista
System.out.println("\n Introduza o numero da pessoa que quer inserir o numero de telefone:"); 
int valor = teclado.nextInt();
pessoa.getPessoa(valor); // e com isto supostamento vou buscar a lista a pessoa do numero que inseri

e agr para lhe inserir o numero de telefone? :s

RC

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
iniciante

ok eu fiz assim..

no main quando mando procurar a pessoa  pelo numero que inseri, e mando tbm o numero de telemovel:

pessoa.getPessoa(valor, numTelemovel);

depois na classe da lista quando encontra o numero da pessoa que quero, mando inserir o num do telemovel..mas quando o programa esta a correr e mando inserir o numero de telemovel, o programa acaba com um erro =s

public void getPessoa(int id, int w)

{

for(int i = 0; i<=pessoas.size(); i++ )

{

ClassPessoa pessoa= pessoas.get(i);

if(pessoa.getNumero() == id)

pessoa.setNumeroTelemovel(w);

}

}

RC

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
iniciante

ok ja resolvi o problema..era por causa do ciclo for..tava a ler uma vez a mais do que devia xD tinha que ser

for(int i = 0; i<pessoas.size(); i++ )

obrigado pela ajuda

RC

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.