iniciante Posted January 9, 2010 at 03:00 PM Report Share #304988 Posted January 9, 2010 at 03:00 PM tendo um arraylist que contem 3 objectos, e cada objecto tem um nome e um numero: joao 3 manuel 2 pedro 6 como é que eu posso aceder ao objecto manel e acrescentar-lhe o numero de telefone por exemplo? RC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted January 9, 2010 at 03:36 PM Report Share #304996 Posted January 9, 2010 at 03:36 PM Como assim "acrescentar-lhe"? O objecto manel tem um campo numeroTelefone que está a null e tu queres escrever lá algo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
iniciante Posted January 9, 2010 at 03:40 PM Author Report Share #304997 Posted January 9, 2010 at 03:40 PM sim isso....dsc nao ter especificado essa parte RC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted January 9, 2010 at 03:47 PM Report Share #304999 Posted January 9, 2010 at 03:47 PM Se tiveres um método getNome() e um setNumTelefone(num) na classe dos objectos, apenas tens de percorrer o ArrayList até encontrares o nome que pretendes (usando o getNome()), e de seguida, aplicas o método setNumTelefone(num) para atribuir um nº de telefone. Link to comment Share on other sites More sharing options...
iniciante Posted January 9, 2010 at 03:59 PM Author Report Share #305003 Posted January 9, 2010 at 03:59 PM eu so n percebo é como é que eu guardo o objecto em que tou a trabalhar e lhe acrescento o numero de telefone! eu acho que n me tou a fazer entender.. eu para adicionar uma pessoa tenho assim: System.out.println("\n Introduza um nome:"); teclado.nextLine(); String nome = teclado.nextLine(); pessoa.addFuncionario(new ClassPessoa(nome)); o numero é atribuido automaticamente e o pessoa é uma referencia para o arraylist porque esta numa class diferente da do main! dps para começei a tentar inserir o numero de telefone mas nao consegui! mas eu para procurar a pessoa a que quero adicionar faço: //primeiro mando imprimir a lista de todas as pessoas que estao na lista System.out.println("\n Introduza o numero da pessoa que quer inserir o numero de telefone:"); int valor = teclado.nextInt(); pessoa.getPessoa(valor); // e com isto supostamento vou buscar a lista a pessoa do numero que inseri e agr para lhe inserir o numero de telefone? :s RC Link to comment Share on other sites More sharing options...
iniciante Posted January 9, 2010 at 04:30 PM Author Report Share #305012 Posted January 9, 2010 at 04:30 PM ok eu fiz assim.. no main quando mando procurar a pessoa pelo numero que inseri, e mando tbm o numero de telemovel: pessoa.getPessoa(valor, numTelemovel); depois na classe da lista quando encontra o numero da pessoa que quero, mando inserir o num do telemovel..mas quando o programa esta a correr e mando inserir o numero de telemovel, o programa acaba com um erro =s public void getPessoa(int id, int w) { for(int i = 0; i<=pessoas.size(); i++ ) { ClassPessoa pessoa= pessoas.get(i); if(pessoa.getNumero() == id) pessoa.setNumeroTelemovel(w); } } RC Link to comment Share on other sites More sharing options...
iniciante Posted January 9, 2010 at 04:35 PM Author Report Share #305015 Posted January 9, 2010 at 04:35 PM ok ja resolvi o problema..era por causa do ciclo for..tava a ler uma vez a mais do que devia xD tinha que ser for(int i = 0; i<pessoas.size(); i++ ) obrigado pela ajuda RC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts