Jump to content

mini-projecto : lavandaria

seltix
 Share

Recommended Posts

boas a todos,

estou um bocado perdido com isto, tenho um projecto para entregar dia 11 para a universidade e não sei bem por onde pegar nisto :S

espero que me possam dar uma ajuda de como posso estruturar as coisas ou o próximo passo porque estou mesmo encalhado... habitualmente só programo em C e isto esta me a baralhar o esquema, especialmente a parte em que tenho de simular uma linha do tempo....

o enunciado é o seguinte :

Pretende-se criar um sistema de gestão de uma pequena lavandaria. Actualmente existem 4

empregados na lavandaria, 3 máquinas de lavagem a seco, sendo uma para lãs e tecidos

delicados, duas secções para passar a ferro e uma caixa. Um empregado está na caixa e faz a

recepção e a entrega das peças. Os outros estão nas máquinas de lavagem e nas secções de

passagem. Usualmente as lãs e os tecidos delicados não requerem passagem a ferro.

Um cliente quando se dirige à lavandaria pode vir entregar roupa para ser tratada ou fazer

um levantamento de roupa já pronta.

Cada cliente traz usualmente um conjunto de peças que varia entre 1 e 6 peças. Cada peça

pode ser isolada ou pertencer a um fato (saia e casaco, calça e casaco). Há vários tipos de

peças e de tratamentos a realizar: lavagem a seco, com ou sem passagem a ferro, lãs e

tecidos especiais.

O registo de um pedido de tratamento de roupa deve conter a seguinte informação: N.o, N.o

do Cliente e Data. Além disso, deve conter o número de peças e o tipo de tratamento(s) para

cada uma, a quantia a pagar e a data provável de levantamento.

O tratamento de uma peça pode passar por uma ou duas etapas, por parte de um ou dois

empregados. Em cada etapa há que registar N.o, N.o da peça a que se refere, N.o do

Empregado e da Máquina que a faz, Data, Duração, se o tratamento ficou ou não completo,

etc.

Para cada máquina, devem ser registadas as seguintes informações: N.o, tipo, capacidade e

duração média do tratamento. Uma máquina só efectua o tratamento quando dispõe de um

número de peças igual ou superior a 75% da sua capacidade. A passagem a ferro é feita, pelo

contrário, peça a peça.

O sistema deve, ainda, manter os registos quer dos Empregados, quer dos Clientes. Sobre

cada um, é registado o N.o e o Nome e toda a restante informação necessária. Deverá existir

uma numeração distinta para os Empregados e para os Clientes.

O sistema deverá permitir ainda fazer a manutenção de registos de Clientes, Empregados e

Máquinas (criar, alterar, eliminar e listar).

Finalmente, deverá disponibilizar algumas informações estatísticas para um determinado

período de tempo, designadamente:

•  N.o de peças de cada tipo tratadas (total, por empregado e por máquina);

• N.o de peças pendentes;

• Tempo médio de tratamento (total, por empregado e por máquina);

• N.o médio de etapas por tratamento completado;

• Facturação total.

o meu projecto contem os ficheiros : ( estas foram as classes básicas que pensei serem necessárias )

Main.java

Menus.java ( imprime os menus desejados )

Util.java ( inclui varias funções para facilitar, por exemplo input de int com limitação )

Data.java ( Utilizado para criar objectos para guardar datas )

Hora.java ( Utilizado para criar objectos para guardar horas )

Equi_Gerir.java ( cria e gere uma lista de Equi_Obj, contem as funções para criar, eliminar, editar e listar. Lista de equipamentos da loja : maquinas de lavar e passar )

Equi_Obj.java

Pedi_Gerir.java ( cria e gere uma lista de Pedi_Obj, contem as funções para criar, eliminar, editar e listar. Lista de pedidos efectuados pelos clientes )

Pedi_Obj.java

Pess_Gerir.java  ( cria e gere uma lista de Pess_Obj, contem as funções para criar, eliminar, editar e listar. Esta class é utilizada duas vezes, uma para fazer uma lista de clientes e outra uma lista de empregados )

Pess_Obj_Cliente.java

Pess_Obj_Empregado.java

Pess_Obj.java ( class abstracta )

Roup_Gerir.java  ( cria e gere uma lista de Roup_Obj, contem as funções para criar, eliminar, editar e listar. Lista de roupas. )

Roup_Obj.java

Trat_Gerir.java  ( cria e gere uma lista de Trat_Obj, contem as funções para criar, eliminar, editar e listar. Lista de possiveis tratamentos á roupa )

Trat_Obj.java

Vais ter que criar uma classe pessoa (por exemplo) e depois daí por hereditariedade crias funcionário e cliente.

Criar a gestão de clientes, máquinas e funcionários.

Se o sistemas tem que manter os registos, vais ter de os guardar para ficheiro.

pois essa parte ja ta feito 😕 o meu problema agora é mesmo ligar tudo

ainda n fiz nada relacionado com as datas, n sei como calcular a data prevista de levantamento, nao sei como fazer para que tudo trabalhe em ordem,  para que as peças sejam tratadas na ordem certa, para ficarem disponiveis para levantameno apenas depois de tarem limpas, como aplico um empregado na caixa e os restantes nas outras secções, como faço nos registos para dizer que foi o empregado A ou B que pos estas peças para lavar e passou outras....

funcionários: podes por um atributo tipo funcao. Assim podes aloca-los automaticamente

nas maquinas podes por um atributo que recebe o codigo funcionario.

data provavel depende do tipo de peça que é. por exemplo tens peças que nao precisam de ser passadas. essas demoram menos tempo.

para veres que funcionário fez o que a que peça, tens que verifcar em que maquina foi lavada e qual o funcionário ai alocado

os atributos são get's and set's

getFuncao, setFuncao.....

na inicialização fazes a alocação automatica, isto é. atriuis cada funcionário a sua maquina (para facilitar)

para veres que funcionário fez o que a que peça, tens que verifcar em que maquina foi lavada e qual o funcionário ai alocado

guardas tudo num obecto tipo array, e devolves esse objeto