Jump to content

Recommended Posts

Posted

Hi, eu estou a fazer um programa em visual basic, com bases de dados access e queria visualizar e imprimir essas bases de dados. O que preciso fazer?

Nesta parte do programa (a form onde tenho o acesso a base de dados) tenho:

1 Datagrid (datagrid1)

2 botoes (Command1 e Command2)

1 ADO data control (Adodc1)

Poderiam-me resolver este problema, precisava deste pocado de codigo feito quanto antes, e ja estou com uma dor de cabeça e ainda nao consegui nada de jeito (tudo o que tentei deu-me erro)

Muito obrigado.

Eu sou eu e eu sou aquele que sou eu...

Posted

Duvido que queiras imprimir a base de dados. 😉

O que tu deves querer é gerar relatórios e imprimi-los.

Usa o Crytal Report, se bem me recordo é o melhor componente para VB que existe para esse tipo de necessidade.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Podia entao explicar mais ou menos como se faz depois de ter isso? (ja agora e esse o nome exacto do componente certo?)

Edit: Não encontro esse componente, poderia-me dar o nome exacto (o nome completo do componente)?

Posted

ahhhh, pois isso 😛 . Penssava ter outro nome (e entao fui aos componentes :S).

Mas podes explicar como funciona, eu nao consegui ligar a base de dados quando exprimentei (tenho o Data Environment feito e ligado a base de dados, o cristal report tambem esta  ligado ao Data Environment e depois quando tento colocar uma textreport a base de dados, nao me aparece nada) 😉.

Posted

Pah, ja nao sei nada 😉. Eu penssava ser o data report (mas nao tem a mesma aparencia que esta no site que me deste):

Podes fazer um exemplo e mandar-me pelo rapideshare.de (ou outro site qualquer), precisava mesmo disso.

Posted

O melhor é leres a documentação e tentares ver um tutorial.

A explicação é demasiado longa e demorada para ser bem feita em posts num fórum.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

• 2 weeks later...
Posted

Eu uso este codigo e normalmente funciona:

linha1: Me.CrystalReport1.ReportFileName = App.Path & "\orcamento_conjunto.rpt"

linha2:Me.CrystalReport1.DataFiles(0) = caminho_bd   

linha3:Me.CrystalReport1.ReplaceSelectionFormula "{impressao_oracamentos_conjunto.Ref_Orcamento} like '" & Me.DBCombo1 & "'"

linha4:Me.CrystalReport1.Action = True

Explicação:

Linha1:localização do ficheiro modelo em crystal report,é onde defines o que queres e como queres que apareça no papel

linha 2:licaçlização da base de dados

linha3:consulta a uma determinada tabela ou consulta para só te aparecer impresso os registos que interessam,neste caso seria um orçamento cuja referencia era a escolhida na DB combo

linha4:serve so para o crystal report actuar

Acho que neste exemplo não usei o crystal report que vem com o VB6 mas outro por alguma razão que agora não me lembro,mas basicamente é tudo igual acho que a diferença é apenas na linha 3 que em vez de se usar Me.CrystalReport1.ReplaceSelectionFormula usa-se o Me.CrystalReport1.selectionformula

Basicamente o que tens de fazer é construir o teu relatorio no Crystal Report,isso passa por dizeres quais as tabelas ou consulta que queres usar no relatorio,depois escolhes os campos e posicionas eles na folha.Campo que esteja no header ou footer não é repetido,campo que esteja nos details ele por cada um que encontra cria uma linha nessa zona.Depois gravas o modelo num sitio qq com um nome qq e é isso que depois metes na linha 1

Experimenta que vais ver que nao é muito complicado e se tiveres duvidas diz,mas sem experimentares 1º é complicado estar a explicar tudo