Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hugu

Desafio-vos a descobrir a lógica por detrás dos seguintes códigos

Reabrir o tópico?  

13 membros votaram

1. 1. Reabrir o tópico?

• sim
      5
    • não
      8

Mensagens Recomendadas

Hugu

Os códigos são os seguintes:

p7pjhgfp4k

eyxgm9pglf

aa99mt2azu

kwuknqxgmg

3ezn2uyaqq

qm2kt9wvmu

azyr6gk9tz

jfjx6qj7tn

São códigos de 10 caracteres e são produzidos com letras do alfabeto inglês (a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,w,x,y,z), 26 letras e os dígitos de 0 a 9 (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), 36 caracteres no total. (Independendo em letras maiúsculas ou minúsculas)

Cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Estou a dar uma olhada. Vamos a ver se percebo qual a expressão por detraz desta cifra.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Se aquela cifra representar texto duvido que haja uma relação directa entre carácter da cifra -> carácter decifrado. Repara na 3ª linha temos duas vezes dois caracteres repetidos, a probabilidade de ser uma palavra e muito baixa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulo silva

Reparei nisso, também a quantidade de números não é suficiente para termos uma lógica de letras pelos números na posição em que o numero indica. 

Mais pistas era uma ajuda

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hugu

Se aquela cifra representar texto duvido que haja uma relação directa entre carácter da cifra -> carácter decifrado. Repara na 3ª linha temos duas vezes dois caracteres repetidos, a probabilidade de ser uma palavra e muito baixa.

Os códigos não representam palavras, texto, ou números.

Deixo mais códigos:

A F E J H J A 6 N V

C K L 4 4 9 W E N C

G J D 9 X D F Z A V

7 F H 9 L N Y Y 3 X

9 C G F F A E V T L

Boa sorte e cuidado com esse fumo! ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Tenho vindo a acompanhar este tópico, e se eles não representam informação útil, qual o objectivo real de os "decifrar"?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Esquece, já tentei mais uns colegas e eles desistiram passado uns minutos.

Sozinho já tentei substituir letras por números, anagramas, uma numeração de base diferente de 10 (o que foi estúpido pois está lá que é de 0 a 9), já experimentei hash's e nada. Acho que devias dar mais pistas isto de decifrar por decifrar é muito mau e um pouco difícil.

Acho que com 10 carateres e letras e números isso dá bom mesmo é palavras-passe  ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Tenho vindo a acompanhar este tópico, e se eles não representam informação útil, qual o objectivo real de os "decifrar"?

Eu tenho estado a tentar decifrar mas se não é nd de informação estamos basicamente a tentar descobrir mais letras e números baralhados???

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Eu tenho estado a tentar decifrar mas se não é nd de informação estamos basicamente a tentar descobrir mais letras e números baralhados???

Sim, só me dá mais letras e números por muito que eu tente. Ou isto é aritmética aplicada à programação ou algo do genero. Por vezes consigo algo similar a palavras mas nunca por completo pois mesmo palavras e com os número a fazer leet speak não dá ;)

Por vezes consigo ainda mais letras, menos letras e números, etc, mas nada de lógico.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Ao menos dizia o que dava a primeira que assim ja ficávamos com uma ideia do que poderia ser....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

A mim dá sempre sequencias de numeros e mais sequencias de numeros ;)

Se o resultado for uma sequencia numérica, penso que tenho a chave.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi

Os códigos não representam palavras, texto, ou números.

Então representam o quê? Caracteres?

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Então representam o quê? Caracteres?

Ai é que esta pelos vistos não representam nd que seja logico.... ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Continuo com a teoria que são palavras passes ;)

mas se são palavras passes poderemos estar a acertar com uma certa lógica e haver outra que as descodifique com igual eficácia mas que dêem coisas diferentes....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

9  C  G  F  F  A  E  V  T  L

5  2  6  5  5  0  4  1  9  1

C  K  L  4  4  9  W  E  N  C

2  0  1  0  0  5  2  4  3  2

G  J  D  9  X  D  F  Z  A  V

6  9  3  5  3  3  5  5  0  1

Até ao momento cheguei a isto ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hugu

Certo! Outros códigos semelhantes que sejam construídos com a mesma lógica que foi usada para gerar os códigos que eu deixei.

O objectivo é descobrir outros códigos "semelhantes", dêm-me outros códigos e eu dir-vos-ei se acertaram na lógica, receita, algoritmo por detrás dos códigos! ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Certo! Outros códigos semelhantes que sejam construídos com a mesma lógica que foi usada para gerar os códigos que eu deixei.

O objectivo é descobrir outros códigos "semelhantes", dêm-me outros códigos e eu dir-vos-ei se acertaram na lógica, receita, algoritmo por detrás dos códigos! ;)

ah bom....Toca a descobrir o algoritmo (ou então desistam  :cheesygrin: )  .... Acho que podias ter dito mais cedo que o objectivo era descobrir o algoritmo que fez essas sequências, mas continuo a achar sem sentido descobrir o algoritmo de umas sequências aleatórias pois isso parece mais aleatório do que outra coisa. Se não tem significado acho que não tem sentido ter de descobrir um algoritmo que faça  essas sequências até porque pode ter sido um qualquer algoritmo incluindo um random (o que até me parece o mais provável).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Se a ideia é pegar numa string aleatória e descobrir qual o algoritmo que pegou numa string também ela aleatória e gerou esta, então acho isto um pouco ridículo.

Como é que é suposto alguém descobrir que acertou se a string original é aleatória também?

Pelo menos entrega a original para se tentar descobrir a transformação, e mesmo assim é extremamente difícil.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Se a ideia é pegar numa string aleatória e descobrir qual o algoritmo que pegou numa string também ela aleatória e gerou esta, então acho isto um pouco ridículo.

Como é que é suposto alguém descobrir que acertou se a string original é aleatória também?

Pelo menos entrega a original para se tentar descobrir a transformação, e mesmo assim é extremamente difícil.

Sim, porque o problema é que isto não converte por exemplo uma frase ou palavra como o Hugu já disse. Isto é realmente não tem muito sentido pegar numa string aleatória para gerar algo mais aleatório ainda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

A questão é essa mesmo se vamos andar a tentar descobrir uma coisa aleatória logo estamos a tentar descobrir algo que não podemos descobrir pois é aleatória e como o nome indica pode ser qualquer uma....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.