Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

diokhan

linha de comandos

Mensagens Recomendadas

diokhan

boas,

eu preciso de aprender melhor a trabalhar com a linha de comandos, tanto do Windows como do Linux, e gostaria de saber se alguém sabe de tutoriais que me possam ajudar.

espero ter colocado o tópico no lugar certo, como preciso de um tutorial para cada SO não queria criar dois tópicos para a mesma pergunta

:D

...Join the dark side...and get a free cookie...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Bem,  de windows eu tenho aqui o meu pc umas video-aulas, eu depois meto no rapidshare para tu sacares e deixo aqui o link (acho que não tem nenhum servidor no P-@-P para este tipo de conteúdos  🤔)... foram retiradas do youtube e de alguns sites brasileiros que agora não me recordo (mas que todos os créditos sejam dados aos autores pois não são da minha autoria). Já inclui umas aulas de batch script.

Entretanto estou também a pensar desenvolver um guia para batch script para dar ao pessoal. :D ... quando tiver um bocadito de mais tempo  😳

De linux também agradecia algum conteúdo caso alguém saiba onde tem... principalmente de shell script também. :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Bem, encontrei algumas coisas interessantes ao procurar no motor de busca por 'linux bash basic commands':

http://maketecheasier.com/basic-bash-command-for-new-linux-users/2008/01/22

http://ss64.com/bash/ (índice com alguns comandos)

Para os comandos que já conheces, podes sempre fazer

man <nome_comando>

para leres um pouco mais sobre a sua sintaxe, e que sabe, aprender novas funções que nem imaginavas que aquela comando conseguia desempenhar :D (para circulares, usas as setas do teclado, e para sair, carregas na tecla 'Q').

A nível mais intermédio, aprendes o que são Pipes, redireccionamentos (redirectors), entre outros "truques".

Mais tarde, já em nível avançado, podes aprender a fazer scripts Bash, que te podem ajudar em várias tarefas. No fundo, são sequências de comandos na mesma, mas tem algumas funcionalidades comuns em linguagens de programação, como ciclos, estruturas condicionais, etc.

Quanto a linha de comandos do Windows, acho que não é tão rica como a Bash, mas podes tentar aprender fazer scripts de Batch. Também podes explorar a Windows PowerShell, que vem com o Windows Vista e 7, mas nessa não te sei dar recomendações.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

(para circulares, usas as setas do teclado, e para sair, carregas na tecla 'Q')

Já agora ... alguém sabe como por exemplo, ao correr o comando dir no windows numa pasta com muita coisa tipo aquilo mostra tudo depois é preciso andar para cima e para baixo. Soube que dá para mostrar "por páginas" onde mostrava as linhas que o ecrã tivesse e só depois de dar enter é que dava outra página.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Tens  o comando more, que também existe em Linux, e pelos vistos funciona da mesma maneira:

<comando> | more

http://en.wikipedia.org/wiki/More_%28command%29#Microsoft_Windows

Vai aparecer lá em baixo uma linha que apenas diz "mais" ou "more": avanças com enter, se não me engano, para descer uma linha, e usas espaço para descer um ecrã.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

dir | more

ou

dir /p

(/p de Page)

ainda tens o

| sort 

para organizar

Exacto o | more mostra pagina a pagina, e pede enter para prosseguir. Também existe no linux, mas isto é linha de comandos "pura". Sem truques nem interfaces graficas :D

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Outra coisa ... na consola do Linux quando tenho um ficheiro eu meto o inicio do nome e caso não haja mais nenhum ficheiro com o mesmo nome e se eu clicar em Tab vai aparecer o nome. ... há alguma coisa do género em Windows ou vou ter de continuar a escrever tudo na mesma?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Em linha de comandos windows é a mesma coisa.

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Em linha de comandos windows é a mesma coisa.

Pois é  ;) ... só que é case sensitive tal como o linux. Pensava que o ms-dos não era case sensitive.... há gajos ão noobs como eu  :wallbash:

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

obrigado pela ajuda ;)

isto vai dar muito jeito. parece que não mas a linha de comandos da sempre jeito ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Sinceramente quando me meti nos computadores não havia GUI's era tudo linha de comandos. Agora "não vivo" sem uma linha de comandos. Quando em GUI está dificil, em linha de comandos está apenas a um passo de ficar facil ;)

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

isto vai dar muito jeito. parece que não mas a linha de comandos da sempre jeito ;)

Se usas GNU/Linux não é por jeito... é essencial.  ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

eu antes só usava o Windows, mas agora estou a ter de usar mais o Linux e o meu chefe disse que preciso de aprender a usar a linha de comandos, e eu tenho pouca experiência e vim procurar ajuda, alguns tutoriais ou assim

;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Já agora, roubando um pouco o tópico ;) já alguém experimentou a PowerShell? Acham que é uma melhoria em relação à linha de comandos?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Não conhecia .... vou já testar e já respondo ;)

[isso não foi aquele script que foi descontinuada pela microsoft à pouco tempo?]

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

por acaso também não conhecia, vou também pesquisar e testar e depois deixo aqui a minha opinião ;)

PS: o PowerShell é incompatível com o Windows 7, la vou eu ligar o meu fixo para testar, que é a minha maquina de testes

;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Já testei, tem mais funcionalidades, cheira um bocadinho a "imitação do conceito do BASH" do *nix.  Aplicaram-lhe funcionalidades do Windows Instrumentation Host, que permitia fazer scripts impecaveis, e colocaram tudo numa shell ;) Bastante bom, ainda que pouco inovador em termos de tecnologia.

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

PS: o PowerShell é incompatível com o Windows 7, la vou eu ligar o meu fixo para testar, que é a minha maquina de testes

;)

Pelo que li o Win7 já traz isso "encastrado"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.