Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
fireburn

java desktop para java mobile e java web

Recommended Posts

fireburn

Boas ... precisava aqui de umas dicas ... fiz aqui um pequeno software em netbeans para Java desktop usando em grande parte o gui builder mas necessitava de criar o mesmo projecto em ambiente browser e para o telemovel ... imagino que isto haja uma maneira simples de efectuar uma conversão de uma plataforma para outra pois sendo a linguagem a mesma .. Se alguém se poder dar umas dicas agradecia..

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

A linguagem até pode ser a mesma mas a plataforma nem por isso, e aí está o grande problema. Resumindo não há forma simples de fazer a conversão.

De desktop para ambiente browser podes seguir dois caminhos, usas uma Applet, onde perdes acesso a ficheiros, alguns componentes têm de ser alterados, principalmente JFrames que deixam de existir e precisas de criar uma classe que seja subclasse de Applet, ou Java Web Start. Com Java Web Start não precisas de alterar muita coisa, mas não irá funcionar dentro do browser, irá ser lançada uma janela separada e feito download da aplicação e dos recursos necessários, precisas também de conseguir assinar a aplicação para que ela execute.

Para converter para telemóvel será bem mais complicado, aliás, não existe conversão directa, a plataforma em telemóvel é mais pequena, tem menos recursos e menos classes. Como podes imaginar não há forma de colocar os 100MB que o Java SE ocupa, necessários para correr aplicações Desktop, dentro de um telemóvel :D . Para piorar depende do modelo de telemóvel que queres suportar.

Tendo em conta que é um pequeno software, deverá ser relativamente simples refazer o software em cada uma das diferentes plataformas, mas terás de analisar os requisitos do teu software e ver o que muda, não é possível fazer a conversão através de uma qualquer opção simples do IDE.

A linguagem é a mesma, é verdade, mas a tecnologia nem por isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.