Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
yschmitzz

Conselho de voces para escolha

Recommended Posts

yschmitzz

Estou na duvida em qual linguagem começar

entre C++ ou Java

pretendo aprender as 2, mas nao começar necessariamente pela mais facil

Gosto muito de programação de jogos, ja usei um pouco o Blitz3D, mas tem muito pouco conteudo na internet...

gosto de aplicaçãos Cliente<>Server, por exemplo o msn :D

Falam que Java é uma linguagem fraca pra desenvolver jogos ou Servidores, calsam lentidao...

mas tbm, nao vou aprender uma linguagem q ja esteja saindo do mercado (estou falando isso sem saber, pos nao sei se C++ esta ficando ultrapassado)

vlw pessoal!

Share this post


Link to post
Share on other sites
IceBrain

Eu preferiria começar com Java; acho a linguagem bem mais "agradável" de se usar, principalmente pelo Garbage Collector e tal :D

Quanto à performance, C++ é compilado para código máquina, logo será em geral mais rápido. Mas o JDK 6 tem bastantes bons resultados, e se o objectivo não for fazer jogos que puxem ao máximo pelo CPU, acho que não haverá problemas. Podes ver motores como o JMonkeyEngine (http://www.jmonkeyengine.com/). Aqui fica um screenshot do que é possível fazer:

hc3.jpg

Se entretanto tiveres problemas com a performance, podes sempre passar o código para C++ e ficas a conhecer as duas linguagens :D


❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Java também é compilado para código máquina, se for esse o argumento para a lentidão então é um argumento inválido.

Essas são duas linguagens orientadas a objectos mas com uma implementação do paradigma muito diferente. Embora POO seja algo transversal à linguagem, a forma como essa linguagem implementa o paradigma afecta em muito a forma como desenvolves, de qualquer modo, uma ou outra são boas linguagens e em qualquer uma das duas poderás aprender bem os conceitos de POO. É fundamental que percebas programação orientada a objectos para usares bem qualquer uma das duas linguagens.

O que tenho visto, embora não seja de todo uma certeza, é que o pessoal que pega em C++ primeiro tem algumas dificuldades em pegar em Java, especialmente porque em C++ é bastante fácil não usar POO e em Java se não usares bem o POO isso vai notar-se na aplicação e na dificuldade de desenvolver. Por outro lado conheço poucas pessoas que tenham começado por Java e tenham depois passado para C++.

De qualquer modo, uma ou outra são boas linguagens e qualquer que seja a linguagem escolhida tens sempre vantagens e desvantagens, em C++ não tens Garbage Collection, o que te obriga a gerir a memória manualmente, se por um lado é uma grande fonte de bugs, frustração e dificuldades, por outro ensina-se a gerir memória e a usar partes de desenvolvimento que em Java, normalmente, não existem. Desenvolver aplicações gráficas em Java é mais simples, especialmente com o suporte que existe actualmente nos IDEs, mas isso não quer dizer que fiquem melhor desenhadas, apenas que é mais rápido, enfim, uma obriga a um maior contracto com a máquina e controlo interno, como é o caso do C++, outra facilita o desenvolvimento mas exige um bom conhecimento da tecnologia, de POO, e da forma como a máquina virtual funciona para que possas evoluir e desenvolver com qualidade.

Resumindo, escolhe uma, aprende correctamente, e depois mudar é fácil.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.