yschmitzz Posted January 4, 2010 at 02:57 AM Report Share #304007 Posted January 4, 2010 at 02:57 AM Estou na duvida em qual linguagem começar entre C++ ou Java pretendo aprender as 2, mas nao começar necessariamente pela mais facil Gosto muito de programação de jogos, ja usei um pouco o Blitz3D, mas tem muito pouco conteudo na internet... gosto de aplicaçãos Cliente<>Server, por exemplo o msn 😄 Falam que Java é uma linguagem fraca pra desenvolver jogos ou Servidores, calsam lentidao... mas tbm, nao vou aprender uma linguagem q ja esteja saindo do mercado (estou falando isso sem saber, pos nao sei se C++ esta ficando ultrapassado) vlw pessoal! Link to comment Share on other sites More sharing options...
IceBrain Posted January 4, 2010 at 04:31 AM Report Share #304009 Posted January 4, 2010 at 04:31 AM Eu preferiria começar com Java; acho a linguagem bem mais "agradável" de se usar, principalmente pelo Garbage Collector e tal 😄 Quanto à performance, C++ é compilado para código máquina, logo será em geral mais rápido. Mas o JDK 6 tem bastantes bons resultados, e se o objectivo não for fazer jogos que puxem ao máximo pelo CPU, acho que não haverá problemas. Podes ver motores como o JMonkeyEngine (http://www.jmonkeyengine.com/). Aqui fica um screenshot do que é possível fazer: Se entretanto tiveres problemas com a performance, podes sempre passar o código para C++ e ficas a conhecer as duas linguagens 😄 ❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents A list of command line apps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted January 4, 2010 at 07:09 PM Report Share #304107 Posted January 4, 2010 at 07:09 PM Java também é compilado para código máquina, se for esse o argumento para a lentidão então é um argumento inválido. Essas são duas linguagens orientadas a objectos mas com uma implementação do paradigma muito diferente. Embora POO seja algo transversal à linguagem, a forma como essa linguagem implementa o paradigma afecta em muito a forma como desenvolves, de qualquer modo, uma ou outra são boas linguagens e em qualquer uma das duas poderás aprender bem os conceitos de POO. É fundamental que percebas programação orientada a objectos para usares bem qualquer uma das duas linguagens. O que tenho visto, embora não seja de todo uma certeza, é que o pessoal que pega em C++ primeiro tem algumas dificuldades em pegar em Java, especialmente porque em C++ é bastante fácil não usar POO e em Java se não usares bem o POO isso vai notar-se na aplicação e na dificuldade de desenvolver. Por outro lado conheço poucas pessoas que tenham começado por Java e tenham depois passado para C++. De qualquer modo, uma ou outra são boas linguagens e qualquer que seja a linguagem escolhida tens sempre vantagens e desvantagens, em C++ não tens Garbage Collection, o que te obriga a gerir a memória manualmente, se por um lado é uma grande fonte de bugs, frustração e dificuldades, por outro ensina-se a gerir memória e a usar partes de desenvolvimento que em Java, normalmente, não existem. Desenvolver aplicações gráficas em Java é mais simples, especialmente com o suporte que existe actualmente nos IDEs, mas isso não quer dizer que fiquem melhor desenhadas, apenas que é mais rápido, enfim, uma obriga a um maior contracto com a máquina e controlo interno, como é o caso do C++, outra facilita o desenvolvimento mas exige um bom conhecimento da tecnologia, de POO, e da forma como a máquina virtual funciona para que possas evoluir e desenvolver com qualidade. Resumindo, escolhe uma, aprende correctamente, e depois mudar é fácil. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts