João Ferreira Posted January 4, 2010 at 02:10 AM Report Share #304003 Posted January 4, 2010 at 02:10 AM Boas pessoal.. é assim, eu ando com sérias dúvidas em relação ao desenvolvimento deste programa.. eu perdi bastante tempo das férias à procura de informação que me pudesse ajudar a fazer este trabalho e não consigo encontrar.. confesso que é a minha primeira vez a programar e começar logo com C++ não é pêra doce 😄 eu neste momento estou no meu 1º ano de faculdade em engenharia electrotécnica e precisava bastante da vossa ajuda para poder fazer a cadeira de programação, o que não está nada fácil 😄 se me puderem ajudar eu agradecia muito.. deixo aqui o enunciado do meu trabalho: "1 Enunciado do problema Pretende-se implementar um programa em linguagem C desenvolvido em ambiente Visual Studio 2005, que proceda aos cálculos seguintes: - Valor das funções trigonométricas seno, co-seno e tangente de um ângulo em radianos ou em graus fornecido pelo utilizador, a partir de um determinado número de termos n da série de Taylor referente à função trigonométrica correspondente, sendo esse número n de termos a considerar no cálculo, indicado pelo utilizador. - Valor dos erros absolutos e relativos, cometidos nos cálculos dos valores das funções trigonométricas seno, co-seno e tangente, segundo a metodologia indicada no ponto anterior (valores aproximados), considerando como valores exactos das funções trigonométricas para um dado ângulo, os obtidos pela chamada das funções sin(x), cos(x) e tan(x), pertencentes à biblioteca ANSI Standard <math.h>. O programa deverá escrever os dados e resultados no ecrã do monitor e num ficheiro de texto. 1.1 Programa em C O programa em linguagem C, deverá cumprir os seguintes requisitos: 1.1.1- O programa deverá ter um menu inicial que pedirá ao utilizador para indicar se o ângulo deverá ser considerado em radianos, em graus, ou se deseja sair do programa. 1.1.2- Escolhidas as unidades em que o ângulo vai ser expresso, o programa pedirá de uma forma clara ao utilizador, o valor do ângulo a considerar . Exemplo: Qual o valor do ângulo em RADIANOS ? ou Qual o valor do ângulo em GRAUS ? 1.1.3- O Programa em C deverá apresentar no ecrã do monitor e escrever também num ficheiro criado pelo programa e como resultado (“output”) o seguinte: 1.1.3.1 - Escreve sempre no ecrã e no ficheiro as duas linhas seguintes: Valor do ângulo em RADIANOS: _X_ radianos Valor do ângulo em GRAUS: _Y_ graus independentemente das unidades indicadas pelo utilizador ( radianos ou graus), tendo em conta que: PI radianos ----- 180 º _X_ radianos ----- _Y_ graus considerar PI = 3.1415926535890 1.1.3.2 - Escreve no ecrã e no ficheiro, o número de termos n a considerar nas séries de Taylor, para proceder ao cálculo dos valores do seno, co-seno e tangente do ângulo fornecido pelo utilizador. 1.1.3.3 - Escreve no ecrã e no ficheiro, os valores devidamente identificados e resultantes dos cálculos relativos a cada uma das funções trigonométricas ( considerar tan(x) = sin(x)/cos(x) ), conforme se apresenta a seguir: VALORES DO SENO ( usando n termos ) Valor exacto do sin ( x ) = …. Valor aproximado do sin ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto do sin ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo do sin ( x ) = …. VALORES DO CO-SENO ( usando n termos ) Valor exacto do cos ( x ) = …. Valor aproximado do cos ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto do cos ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo do cos ( x ) = …. VALORES DA TANGENTE ( usando n termos ) Valor exacto da tan ( x ) = …. Valor aproximado da tan ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto da tan ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo da tan ( x ) = …. ********************************************* ********************************************* Depois de apresentados os resultados, o programa deverá voltar ao menu inicial para iniciar novo cálculo, ou terminar se for essa a vontade do utilizador. Após cada “conjunto” de cálculos referentes a um dado ângulo, deverão ser escritas duas linhas de asteriscos como separadores conforme se mostra acima." PS: Eu agradecia imenso se me pudessem ajudar, que fazer este programa está realmente a pôr-me bastante confuso 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted January 4, 2010 at 02:30 AM Report Share #304004 Posted January 4, 2010 at 02:30 AM Expõe dúvidas concretas, caso contrário estás a ir contra as regras do fórum. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Filandes Posted January 18, 2010 at 10:14 PM Report Share #306905 Posted January 18, 2010 at 10:14 PM Boa noite; Preciso de Ajuda a fazer um programa de linguagem C para a faculdade. Sera que alguem me pode ajudar? o trabalho é igual ao do joao ferreira, mas parece que nao entenderam muito bem como fazer ou como ajuda-lo =/ o trbalho consiste: Na construção de um programa em linguagem C, que implemente o cálculo do valor das funções trigonométricas seno, co-seno e tangente de um ângulo x, a partir das correspondentes séries de TAYLOR, utilizando para o efeito n termos indicados pelo utilizador, bem como o cálculo dos erros absolutos e relativos tomando como valor exacto o obtido através das funções sin(x), cos(x) e tan(x) constantes da “library” de C < math.h>. E deverá comprir os seguintes requesitos : O programa em linguagem C, deverá cumprir os seguintes requisitos: 2.2.1- O programa deverá ter um menu inicial que pedirá ao utilizador para indicar se o ângulo deverá ser considerado em radianos, em graus, ou se deseja sair do programa. 2.2.2- Escolhidas as unidades em que o ângulo vai ser expresso, o programa pedirá de uma forma clara ao utilizador, o valor do ângulo a considerar . Exemplo: Qual o valor do ângulo em RADIANOS ? ou Qual o valor do ângulo em GRAUS ? 2.2.3- O Programa em C deverá apresentar no ecrã do monitor e escrever também num ficheiro criado pelo programa e como resultado (“output”) o seguinte: 2.2.3.1 - Escreve sempre no ecrã e no ficheiro as duas linhas seguintes: Valor do ângulo em RADIANOS: _X_ radianos Valor do ângulo em GRAUS: _Y_ graus independentemente das unidades indicadas pelo utilizador ( radianos ou graus), tendo em conta que: PI radianos ----- 180 º _X_ radianos ----- _Y_ graus considerar PI = 3.1415926535890 3 2.2.3.2 - Escreve no ecrã e no ficheiro, o número de termos n a considerar nas séries de Taylor, para proceder ao cálculo dos valores do seno, co-seno e tangente do ângulo fornecido pelo utilizador. 2.2.3.3 - Escreve no ecrã e no ficheiro, os valores devidamente identificados e resultantes dos cálculos relativos a cada uma das funções trigonométricas ( considerar tan(x) = sin(x)/cos(x) ), conforme se apresenta a seguir: VALORES DO SENO ( usando n termos ) Valor exacto do sin ( x ) = …. Valor aproximado do sin ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto do sin ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo do sin ( x ) = …. VALORES DO CO-SENO ( usando n termos ) Valor exacto do cos ( x ) = …. Valor aproximado do cos ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto do cos ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo do cos ( x ) = …. VALORES DA TANGENTE ( usando n termos ) Valor exacto da tan ( x ) = …. Valor aproximado da tan ( x ) = …. Erro Verdadeiro ou Erro absoluto da tan ( x ) = …. Erro Verdadeiro relativo ou Erro relativo da tan ( x ) = …. ********************************************* ********************************************* Alguma duvida que tenha digam... ajudem Please *.* Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted January 18, 2010 at 10:18 PM Report Share #306908 Posted January 18, 2010 at 10:18 PM 2.4) Não é permitido a criação de tópicos a pedir para que se façam trabalhos. Pedir ajuda é diferente de pedir trabalhos feitos. Tópicos com este tipo de conteúdos estão sujeitos a serem bloqueados e o autor do mesmo avisado por mensagem privada. Thread encerrada. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts