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Papi

Classes e Objectos - Duvida depois de Trabalhar no EX

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Papi

Aqui não seria correcto criar uma variavel de acesso ao teclado de maneira a que de seguida possa conseguir usar os metodos das devidas classes?

Agradeço AJUDA.

Digam só sim ou não.

E Knitter, se leres a mensagem,  não querendo fazer aquilo que disseste a bocado, estou tirando ou perguntando pa conseguir chegar ao ponto da questão

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Knitter

Tenta editar o tópico inicial e colocar as tags de código para que se perceba melhor o código escrito.

O código que tens, de forma simples, faz um jogo de 4 em linha, mas sim, falta-lhe interacção com o utilizador. Além de leres do teclado as jogas, se pretendes usar o teclado, precisas de acrescentar lógica para que o jogo responda aos dados do utilizador. Pelo menos adicionar peças nas posições que o jogador indicar.

O método preencher vai colocar o tabuleiro cheio de peças, esse deves deixar de lado já que quando o jogo começa, o tabuleiro deve estar vazio. Depois deverás ler dados do utilizador e agir em conformidade, neste caso simples será só pedir ao utilizador a linha e a coluna em que quer colocar a peça e preencher essa quadrícula com uma peça. Vais precisar de algum mecanismo que identifique qual o jogador a jogar.

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Papi

percebi a dica mas aqui o intuito e fazer jogar sozinho. Aqui neste exercicio nao e o utilizador que joga mas isso e pormenor.

Ou seja sugeres-me que crie algo que identifique que ta a ser ocupado o tabuleiro

assim sendo posso criar um variavel que indique as posiçoes ocupadas ou entao dizer quando esta a null no tabuleiro.

Obrigado vou ver.

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Knitter

Se o tabuleiro é um array de Peca, então se tiver uma referência para uma Peca está ocupado, senão está vazio, para isso não precisas de mais.

Quando falei em saber que jogador estava a jogar era para saberes se o ias colocar a peça vermelha ou a amarela, assumindo iam existir jogadores. Uma vez que é para jogar sozinho, então precisas de métodos para irem colocando peças como se fossem jogadores: escolher uma casa aleatoriamente e colocar lá a peça.

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Papi

Ou seja basta criar um metodo na classe quatro e m linha que gere um aleatorio 1 ou 2 , que e correspondente a cor VERMELHA E AMARELA respectivamente, certo.

Obrigado

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Pontus

essa msg de erro é porque estás a receber um null, quando deverias estar a receber outra coisa. Qual é a linha 114 no teu código?

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