Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Anti virus para o windows xp

Mensagens Recomendadas

pedrotuga

Estou à procura de um software de segurança gratuito para o windows. De preferência um que tenha anti-virus e firewall. Ter anti-spyware não me interessa muito e até me chateia um pouco.

Venham daí as sugestões. Por favor não deitem só o nome. Dêm a vossa opinião sobre as sugestões que deixarem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thinkbrunus

Viva!

Segundo opiniões que tenho ouvido o novo antivirus da microsoft tá porreiro e se não estou em erro tem firewall.

Pessoalmente uso o Avira antivir (versão freeware) á algum tempo e até hoje não tive algum problema com vírus, e em termos de firewall uso a do windows.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Eu usei Avira, mas devido ao aborrecimento dos banners publicitários, voltei para o AVG.

Firewall até a do Windows tenho desactivada :confused: mas em tempos usei a da Zone Alarm http://www.zonealarm.com/security/en-us/free-upgrade-security-suite-zonealarm-firewall.htm (Enquanto usei Windows 2k), na altura parecia muita boa.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted

Agora uso e estou a testar o Microsoft Security Essentials, no entanto tive mais de um ano com o Comodo Internet Security.

Como deves saber a Comodo é uma das firewalls mais conhecidas e à cerca de um ano e pouco lançaram também um Anti virus. No entanto apenas aconselho a usar se for para alguém que esteja por dentro da informática, e não para um utilizador vulgar, pois essa suite chaga a ser muito chata com perguntas de acesso de tudo e mais alguma coisa. :confused:

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Eu nos computadores de trabalho utilizo Kaspersky Internet Security. Até ver é o melhor que encontrei, mas é "pago". O preço não é nenhuma "exorbitancia", mas ainda custa uns 30€. (Vale cada centimo)

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Como deves saber a Comodo é uma das firewalls mais conhecidas e à cerca de um ano e pouco lançaram também um Anti virus. No entanto apenas aconselho a usar se for para alguém que esteja por dentro da informática, e não para um utilizador vulgar, pois essa suite chaga a ser muito chata com perguntas de acesso de tudo e mais alguma coisa. ;)

Até há bem pouco tempo não sabia sequer da existencia destes produtos. Acabei por optar por esse mas confirmo. É muito chato, pergunta para aceder a tudo e mais alguma coisa, torna-se dificil de saber o que é que é de facto perigoso.

Mas tirando isso até nem chateia pouco, há deles que instalam cangalhada em tudo quanto é sítio. A ver vamos, talvez a médio prazo mude.

Eu nos computadores de trabalho utilizo Kaspersky Internet Security. Até ver é o melhor que encontrei, mas é "pago". O preço não é nenhuma "exorbitancia", mas ainda custa uns 30€. (Vale cada centimo)

Cordiais cumprimentos

Pelo menos têm descido.

Afixem aí mais opiniões e dicas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Para mim a melhor firewall que podes encontrar é a da Comodo, com o antivírus dele não tenho grande experiência.

Tenho usado a da microsoft desde que saiu, não tenho tido queixa. É pena é ser muito limitada a nível de configuração/funcionalidades.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

bem, já tinha vista o tópico, mas ainda não tinha oportunidade de ter respondido...

Começando pelos pagos:

BitDefender

-bons resultados a nível de detecção de arquivos comprimidos;

-permite a cópia para uma chave usb

-personalizao segundo o tipo de utilizador;

Kaspersky

-tem o teclado virtual(não propriamente uma ideia inovadora, mas dá bastante jeito);

-filtro web anti-fraude;

-permite criar um disco de resgate;

Panda(sempre gostei muito deste anti).

-interfaces sempre fáceis e agradáveis;

-menor consumo de recursos em relação a outros;

-tem o problema de a firewall ser um pouco aborrecida de configurar;

McAfee

-não é dos meus favoritos, se bem que o deste ano atingiu bons resultados na detecção de malware;

-filtro web anti fraude;

-barra no navegador;

-embora esteja tenha obtido bons resultados este consome mais recursos da máquina instalada;

Avg 9.0

-barra no navegador:

-filtro web anti fraude;

-não tem um bom sistema de ajuda;

-fraco resultado na detecção de arquivos comprimidos;

G Data

-bons resultados na detecção de malware e de arquivos comprimidos;

-problema de consumir muitos recursos;

NOD32

-ocupa pouco espaço em disco;

-baixo consumo de recursos;

-utilidade SysInspector;

-Permite criar discos de resgate;

Norton

- pouco consumo de recurso;

- boas opções de suporte técnico;

- programação de analise muito completos;

-problema de não programar actualizações;

Isto foi só para termos um post para pessoal que quiser comprar e estiver indeciso. Agora a nível de anti vírus gratuito aconselhava o avira ou o Microsoft Security Essentials(bastante bom, mas tem um interface demasiado fraco, não favorecendo o software);

Vulcano

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Eu uso o Avast! Home na minha box Windows, é grátis e não chateia. Também mantenho o Clamwin instalado (que não tem protecção "residente") e quando faço scan completo uso os dois.

Firewall uso a do Windows.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Firewall uso a do Windows.

infelizmente também só uso a do windows... experimentei algumas(comodo...) ainda algumas vezes, mas nunca mais...o pc fica muito mais lento, para além de ser aborrecido a configuração da mesma...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

O novo antivirus da microsoft é muito bom, detecta grande parte das viroses que afectam a performance do computador. Quanto á Firewall a do windows não é má.

Não resolvo dúvidas por PM.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

Bom, eu recomendo o uso do ESET NOD 32.  Como nosso amigo procura uma ferramenta com firewall, recomendo a versão 4 acima, mas caso queira apenas a ferramenta de detecção de pragas...  recomendo a versão 2.70.

É um excelente antivirus, rápido, não pesa na máquina (aliás vc nem sente que está rodando), ele fica ativo.  Seu sistema de detecção é veloz, e eficiente, permitindo pegar quase todos os virus existentes.  Aquieles que tiverem códigos similares ou apresentarem codificação parecida com qualquer vírus, o NOD o bloqueia, colocando em quarentena, mas permiti tirá-lo, caso vc conheça o programa.

De todos que experimentei, tais como Kapersky, Norton, Mcafee, Comodo, M$ e a lista só tem a crescer, realmente eu vi maior eficácia no NOD.

Portanto recomendo como uma compra inteligente, e acima de tudo segura.  Caso queira experimentar, entre no site e pode usar um trial para teste.

Espero que isso possa ajudar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vasco16

Bom, eu recomendo o uso do ESET NOD 32.  Como nosso amigo procura uma ferramenta com firewall, recomendo a versão 4 acima, mas caso queira apenas a ferramenta de detecção de pragas...  recomendo a versão 2.70.

É um excelente antivirus, rápido, não pesa na máquina (aliás vc nem sente que está rodando), ele fica ativo.  Seu sistema de detecção é veloz, e eficiente, permitindo pegar quase todos os virus existentes.  Aquieles que tiverem códigos similares ou apresentarem codificação parecida com qualquer vírus, o NOD o bloqueia, colocando em quarentena, mas permiti tirá-lo, caso vc conheça o programa.

De todos que experimentei, tais como Kapersky, Norton, Mcafee, Comodo, M$ e a lista só tem a crescer, realmente eu vi maior eficácia no NOD.

Portanto recomendo como uma compra inteligente, e acima de tudo segura.  Caso queira experimentar, entre no site e pode usar um trial para teste.

Espero que isso possa ajudar.

Ainda chegas a notar alguma diferença na estabilidade do sistema quando está a fazer actualizações, e é de referir que faz todos os dias :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Boas, também já tinha visto este topico mas inda não tinha colocado a minha opinião:

Eu vou-te dar duas sugestões para te protegeres (ao nível de software) de malware e ataques, uma gratuita caso não estejas interessado em gastar dinheiro (num campo onde o investimento é algo muito bem feito e em que os resultados depois de alguma utilização são notórios) e outra opção paga para caso queiras proteger-te bem (melhor que os gratuitos) e de forma a que o teu investimento não "seja por aí alem".

Opção free:

Resumo: Para a opção free vou-te dar uma tripla dose de programas pois como todo o cuidado é pouco vou-te aconselhar três programas gratuitos, em que caso tenhas um computador com poucos recursos (para este caso qualquer processador acima de 2ghz e ram de 2gb é suficiente). OL meu conselho vai ser ao nível de um antivirus, uma firewall e um antispyware tudo de forma gratuita.

Firewall: Recomendar-te uma firewall gratuita não é tarefa fácil pois as opções que prara aí andam fazem muita frente umas às outras. Mas aconselho-te duas e qual escolher: aconselho-te a Zone Alarm Firewall Free caso queiras um firewall relativamente boa mas se não te preocupares com o facto de perderes um pouco de velocidade de rede e do computador e caso não te chateies muito o ver avisos constantes para isto e para aquilo pois esta firewall até na versão paga (já a usei) é bastante chata, porém é boa. A opção 2 das firewalls é a Outpost Firewall Free. Para mim uma boa firewall que não chateia, monitoriza com grande qualidade porem não tão boa com a opção da Zone Alarm ao nível da protecção. Tem uma interface muito intuitiva (coisa que a Zone Alarm peca por não ter) e uma configuração muito simples.

Website Zone Alarm: http://www.zonealarm.com/

Antivírus: Desculpem-me os que não gostam da Microsoft (apesar de estarem a ler um tópico dedicado a software para um SO da Microsoft) mas eu vou aconselhar a solução recente da Microsoft para protecção ao nível de antivírus gratuito. Sim, estou a recomendar o Microsoft Security Essentials devido às analises por grandes empresas e de grande nome ao nível de analises de software de protecção e também devido à minha experiência pessoal pois instalo esta opção quando me pedem um software antivírus gratuito nos computadores e não estão dispostos a pagar. Muito intuitivo, não me deixou ficar mal ainda e tendo eu feito alguns testes no qual passou com distinção e que me agradou. Caso uses um browser diferente de IE (que recomendo também para um melhor protecção) é complicado o download deste antivírus no site da microsoft

Download: http://www.softpedia.com/get/Antivirus/Microsoft-Security-Essentials.shtml#download - Através da Softpedia

Antispyware: Neste campo e caso não queiras gastar muitos recursos é este o programa que deves "desistir" de instalar pois o nível de protecção que este oferece em comparação aos anteriores é menor. Para uma aplicação deste tipo aconselho o Spybot Search & Destroy que é gratuita e cumpre o que diz fazer. Não consome muitos recursos e a interface não é muito intuitiva infelizmente mas ainda assim o aconselho em relação a outras opções que andam no mercado.

Website: https://www.safer-networking.org/private/

Resumo dos Free:

Apesar de ficares protegido com estas soluções não estás totalmente protegido com é evidente e portanto tens de te lembrar que tu és 50% da segurança do teu PC pois tens de ter a responsabilidade de o cuidar e de não teres "comportamentos de risco nesta área". Para melhorar a aprimorar a segurança de forma gratuita também aconselho outras mudanças noutras áreas como usar outro browser (aconselho Firefox ou Chrome), fazeres manutenção regular ao pc (CCleaner e Defragler no mínimo), por vezes fazeres uma verificação ao computador e do que se passa nele e nas comunicações para dentro e fora (com o SystemExplorer por exemplo) e por amor ao computador teres cuidado com as instalações que fazes pois essas instalações next>next>next e sem saber o que é são a morte de um pc ... lembra-te que a corrusão começa sempre de dentro.

Opção Paga:

Resumo: Para esta opção vou aconselhar apenas dois programas e à semelhança do exemplo Free uma das opções é descartável. Os requisitos mínimos para  esta opção são os mesmos da opção free. O preço das licenças vai variar de caso para caso devido ao número de computadores desejado e à versão escolhida (vou apresentar a ultima versão de cada um).

Antivirus + Firewall + Antispyware: Esta opção é uma suite (como a maioria das opções pagas) de protecção que já engloba vários produtos num só. Aconselho neste caso a suite Smart Security da ESET. Uso-a à uns bons anos e garanto-te uma boa protecção, poucas chatices (devido à muito fácil configuração e utilização), poucos recursos gastos (já testei inclusive esta suite num netbook e apesar de existirem soluções dedicadas a netbooks que consomem menos este não se saiu muito mal e concorreu com algumas delas) e uma muito boa base de dados por trás. Tens imensas features nesta suite que inclui a firewall da ESET e um antispyware e antispam próprio (este ultimo com muito boa qualidade que espantou-me nos testes que fiz) e a interface é muito limpa e simples tendo a opção "normal user" e "advanced user" neste campo do software. A assistência técnica da ESET é também muito boa (caso sejas um cliente como é evidente) e ajudam bastante e com qualidade no atendimento. O preço face ao que é oferecido é bastante bom tendo como preço base para 1 ano de utilização para 1 computador e comprando online no site deles fica a 55 € (o que na minha opinião não é nada olhando para a relação preço-qualidade).

Webiste: https://www.eset.com/int/home/smart-security/

Antilogger: Este campo e caso estejas a usar versões anteriores do windows (xp, vista e anteriores) é um campo em que facilmente os antivirus deixam passar mesmo sendo a solução da ESET pois existem inúmeros keyloggers, por exemplo, e alguns deles programados pelos próprios que, como é evidente, é impossível detectar todos e esta solução Zemana é bastante boa neste caso. Tem antiloggers para muitos tipos de loggers desde keyloggers a webcam loggers embora consuma um pouco mais do que o desejado para este tipo de soluções ao nível de recursos. Protege também de spyware logo é um complemento nesta matéria à solução da ESET apresentada. O preço pedido é de USD $34 o que na minha opinião faz o programa pecar nesta matéria.

Website: https://www.zemana.com/

Resumo geral: Tendo já experimentado e testado tudo quanto conheço de soluções de protecção para windows (tendo também já testado algumas das citadas aqui para Linux como por exemplo o ESET for Linux) aconselho estas soluções. Ao âmbito da solução gratuita o meu conselho não vai para AVG's e Avast's Free devido às tretas que trazem com eles e porque a solução da Microsoft possui um desenvolvimento de base de dados de malware por tras muito superior (também devido à injecção de capital por parte da MS) e porque tenho já muitas queixas de pessoas onde instalei estas soluções e que após algum tempo de utilização tinham vírus na mesma e a actualização dos mesmos falhava e tinha problemas muitas vezes em condições perfeitas para se realizar e não vai para a Comodo já aqui falada pois pessoalmente prefiro a Outpost e porque como o Comodo chateia demais e as features que o Outpost. tem são mais e mais simples. Quanto ao antispyware este foi escolhido devido ao facto de o  Ad-Aware Free  ser, na minha opinião comercial e "chulo" demais pois demasiadas perguntas e a chatear para comprar a versão paga e coisas do género e devido aos recursos utilizados.

Nas opções pagas, apesar de existir o Kaspersky, concorrente à altura do ESET, este chateia mais do que o necessário, tem base de dados de antivirus muito similar e os recursos consumidos são muito superiores. Pessoalmente desisti de uma licença de um ano devido a isso mesmo. Quanto ao antilogger testei já uma vez e vendo que o Windows 7 tem uma segurança superior face aos loggers mais conhecidos e sendo esta uma função bastante útil decidi deixar-te esta solução.

Para todo o caso aconselho-te a seres tu o teu próprio antivírus e por vezes ires vendo o que se vai passando no teu computador e trafegando na tua rede.

Cumps,

IRX773

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

disso não tens a certeza... :nono:

eu o uso...  mesmo quando o código fonte de um vírus é alterado, e o mesmo não tem vacina específica, ele simplismente não permite a execução do código, o que outros anti-virus que testei, não procederam dessa forma, executando o código malicioso.

O sistema de atualização de Base de dados dele é no mínimo diário, podendo chegar até a 4 vezes ao dia, como já ouve casos.

portanto ainda posso afirmar, quase todos os virus.

Ainda digo, que até hoje, ele não deixou passar nenhum em minha máquina.

LEmbro que quase todos não são todos. Mas a sua maioria.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.