Jump to content

Erro ao compilar

yschmitzz
 Share

Recommended Posts

Estou querendo aprender essa linguagem, mas desanimo

achei uma apostila legal na net

o problema, eh que nao sei se o problema eh meu ou da apostila, pq muitos dos codigos dao algum erro

http://www.ic.unicamp.br/~cmrubira/aacesta/java/javatut9.html#RTFToC5

fiz exatamente como ele mando

na hora de compilar dijitei javac *.java

e deu erro:

C:\Users\Convidado>javac *.java
MyChoice.java:34: class, interface, or enum expected
}→
^
Principal.java:9: ')' expected
System.out.println("("+umcirc.x+","+umcirc.y+","+umcirc.raio
                                                            ^
Principal.java:11: illegal start of expression
umcirc.x=umcirc.x+17;
      ^
Principal.java:13: ')' expected
                                                            ^
Principal.java:17: reached end of file while parsing
} →
^
5 errors

pq da esse erro?

voces me indicariam uma apostila para inciantes em programação

pq tbm muitos tutoriais, vem com muita linguagem tecnica que complica o aprendizado e torna chato

valeu pessoal!

EDIT: Titulo modificado

Estou querendo aprender essa linguagem, mas desanimo

Aprender uma linguagem de programação não é algo que se faça de um dia para o outro e sem problemas, exige esfoço e dedicação. Não vale a pena desanimar nos primeiros problemas 😛

Os erros que indicaste dizem-te o que se está a passar, neste caso são erros nos ficheiros de código fonte.

C:\Users\Convidado>javac *.java
MyChoice.java:34: class, interface, or enum expected
}
^

Falta um chaveta a terminar o código ou não existe uma a abrir.

Principal.java:9: ')' expected

Falta um parêntesis no fim do código, estás a abrir parêntesis mas não estás a fazer, deverá até faltar um ponto-e-vírgula.

Principal.java:11: illegal start of expression
umcirc.x=umcirc.x+17;
      ^

Esta expressão não é válida, possívelmente pelo "umcirc"

São erros simples relacionados com falhas na sintaxe da linguagem. Toma atenção às mensagens de erro, além de indicarem o que se está a passar, dizem a linha onde o erro ocorre, e atenção que pode ser devido a algo que falta numa das linhas acima, e em alguns casos indica a coluna exacta, através do caractere ^

Não conheço muito tutoriais por aí, existem tutoriais na wiki do P@P, http://wiki.portugal-a-programar.org, e existe o Java Tutorial, em Inglês, http://java.sun.com/docs/books/tutorial/reallybigindex.html, e existem alguns espalhados pelo fórum

pq tbm muitos tutoriais, vem com muita linguagem tecnica que complica o aprendizado e torna chato

É uma linguagem de programação, é técnica por natureza, não há muitas maneiras de introduzir conceitos de programação sem ser usando termos técnicos 😞

vlw galeira

É uma linguagem de programação, é técnica por natureza, não há muitas maneiras de introduzir conceitos de programação sem ser usando termos técnicos

é... ae fica dificil pra um iniciante aprender

"Retorna o valor à String"

"Atribuição de argumento para o metodo println"

etc

algumas coisas dao pra entender, mas a maioria axo exagerado

acho que nao baixei o pacote completo do java

eu baixei o Java SDK 6 Update 7

o codigo:

public class lool {
public String msg = "";
public String lerNome() {
String nomeEmMaiusculas = 
msg.toUpperCase();
return nomeEmMaiusculas;
}
}

compila, mas da esse erro

java.lang.NoSuchMethodError: main
Exception in thread "main" 
Process completed.

e tbm nao consigo executar arquivos com extensao .jar

qual será o problema?

Se não me engano, tens de ter um método main nessa classe, visto que a vais usar para correr:

public static void main(String args[]) {
  // agora, o programa vai começar na função main
  // e vai fazer tudo o que for colocado aqui

// neste caso, estamos a chamar a tua função lerNome() que criaste
  lerNome();
}

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Como o softclean indicou, precisas do método main na classe para que possas executar classes. A tua aplicação pode ter várias classes mas apenas a que irá iniciar o programa precisa de ter o método main. O método é igual o que o softclean colocou, é sempre com essa assinatura, nunca muda.

Quanto a executar JARs, depende muito de como o JAR está feito, um JAR para executar tem de ter um ficheiro especial dentro que indique qual é a classe que contém o método main. Para executar JARs tens de usar o comando:

java -jar <ficheiro jar>

É também necessário confirmar que todos os recursos que são necessários para o JAR funcionar estão disponíveis, como não indicaste se o JAR é teu ou não, não sei se é importante.

Que erro é mostrado quando tentas executar um JAR?

Já agora, talvez não fosse má ideia usares um IDE, sempre te permite começar a programar e aprender a tecnologia/linguagem, sem teres de lidar com estes pormenores que só atrapalham e que em nada estão relacionados com programação.

Ou o ficheiro não inclui um manifest ou a classe que está indicada no manifest não tem um método main. Um jar é um zip com extensão diferente, se abrires com o winzip ou outra aplicação do género, podes ver o conteúdo. Verifica se existe uma pasta com o ficheiro manifest e se esse tem o nome da classe com o método main.