Jump to content

Recommended Posts

Posted

Basta invocares o método Math.random()

EX: gerar números até 10

Math.random() * 10 ... humm não me lembro se assim funciona sempre ?... tenho de ir ver, mas é a class Math que tens de usar 😉

Posted

O gerador de numeros aleatorios que vem com java é mau (nao e la muito "aleatorio") e alem disso nao da para repetir um determinado sorteio. de quealquer forma e para uma coisa basica funciona e e como o Knitter disse Math.random(), isto gera um numero aleatorio (baseado no tempo do sistema) entre 0 e 1 depois so tens de multiplicar ou  arrendondar para obteres numeros no intervalo que quiseres.

Posted
..nao e la muito "aleatorio"..

Em computadores não existe número aleatório nenhum que seja aleatório 😛 , mas tens razão o do Java não é grande coisa, agora que penso nisso nem sei se dá para mudar a semente dos números, hum... tenho de ver isso.

...saem numeros repetidos numa unica extracção..

Não percebi, cada vez que chamas o Math.random() dá o mesmo número? Eu usei em vários programas e nunca tive problemas, dentro de 'fors' ou 'whiles', etc, tens de ter atenção que o número gerado é entre 0 e 1, se o converteres para inteiro dá sempre 0!, mas já deves saber isso 🙂

Posted

Olá a todos.

É o meu primeiro post neste fórum e gostava de conseguir ajudar. =)

Na realidade é possivel gerar números "verdadeiramente aleatórios", com base no tempo do relogio (ex:  System.currentTimeMillis(); ) ou de outras formas.

Ao contrário dos algoritmos de geração de numeros "psedo-aleatorios", nos quais aos reeniciar o programa ele gera numeros que já tinha gerado noutro fluxo de execução, desta forma isso não acontece.

Podes "personalizar" algumas funções que já existem (procura "RandomGUID" no Google), por forma a que te sejam devolvidos apenas digitos (e não letras). Da mesma forma podes definir o tamanho daquilo que queres que seja devolvido (comprimento 2, 5, 10, ...).

Provavelmente também é possivel definir o intervalo de número que queres( 0 < x < 50), no entanto, caso não seja possivel (o que acho ser o mais provável), podes sempre fazer uma verificação adicional (se o numero gerado está entre X e Y, tudo bem; caso contrario gero outro e verifico novamente;)

Gostava que este primeiro post tivesse ajudado de alguma forma.

Boa sorte para o trabalho!

Abraço a todos!

André

Posted
Na realidade é possivel gerar números "verdadeiramente aleatórios", com base no tempo do relogio (ex:  System.currentTimeMillis()

O que faz com que sejam mais variados mas não "verdadeiramente aleatórios". Neste caso o que se faz é mudar a base dos cálculos, a semente dos números, no entanto não deixam de ser número cálculados, um processador não tem capacidade de "inventar" números, apenas de os calcular e isso faz com que não sejam aleatórios.

Mas Andre tens razão e acho que não falamos nisso, para se obter números mais variados é necessário usar o tempo de relógio como base.

Peace.