Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

progster

IP

Mensagens Recomendadas

progster

Boa Tarde.

Surgiu-me uma situação no trabalho que não estou a conseguir resolver.

Preciso de aceder a um PC através do Menu Iniciar, na opção executar, sem que me peça Nome de utilizador e Password.

Ao introduzir:  (\\endereço IP) é-me pedido um Nome de Utilizador e uma Password. Se introduzir estes dados tenho acesso ao computador. O que eu quero é que através da opção executar só numa linha consiga ter acesso ao respectivo computador.

Se me puderem ajudar, agradeço desde já.

Não resolvo dúvidas por PM.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Não sei se é possível  🤔

Mas se for possível e para ser tudo numa linha terás de adicionar o utilizador e a pass tudo na mesma linha... algo do género

\\<endereço_de_ip> user:<nome do utilizador> pass:<password_do_user>

Mas se é por restrições no SO já experimentaste no Explorador do windows ou num Browser que esteja no pc??

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Boas.

Já experimentei com as sugestões que me foram dadas, mas não funcionou.

Obrigado pela ajuda, mas a situação ainda não está resolvida.

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Podias na minha opinião fazer o mapeamento por linha de comandos.

net use z: \\ip_da_maquina\nome_da_partilha /user teu_user /presistent : Yes

Em teoria pede a password uma vez, mas memoriza-a e passar a ter acesso à maquina. Pelo exemplo que indicas-te a maquina não está a autorizar-te logon nela, ou não estás no mesmo dominio/grupo de trabalho, ou as partilhas smb estão desactivadas, ou tens uma politica de permissões que te obriga a introduzir o user e password. A forma que se me ocorre de resolver isto é via linha de comandos.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Pois também é por linha de comandos que se quer resolver a situação, mas é sem utilizar o net use.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Explica melhor. Com o parametro /presistent do net use ele mantem memorizado user e senha. Pelo menos se estiveres a falar de Windows. ou seja bastava fazer uma vez para ele deixar de "chatear".

A maquina a que te estás a tentar ligar está com que SO ? Dependendo se for Windows ou linux tens formas diferentes de resolver o problema. Já pensas-te na possibilidade de colocar um script na maquina "cliente" para fazer a ligação quando é iniciada?

O que me parece é que ou tens um dominio SMB, e a maquina em causa não se autentica sem login e password, o que faz todo o sentido, pois a autenticação implica ter iniciado sessão no dominio, ou caso seja Ponto a Ponto, tenha iniciado sessão na maquina destino.

Caso seja um dominio ou modificas as permissões na partilha para autorizar "guest's", ou tens de te autenticar em algum ponto do processo.

Cordiais cumprimentos   

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Boas.

Então é assim, preciso de aceder a um PC (através do Menu Iniciar, na opção executar digito cmd para ir para a linha de comandos) ao introduzir:  (\\endereço IP) é-me pedido um Nome de Utilizador e uma Password. Se introduzir estes dados tenho acesso ao computador. 

O que eu quero é que só numa linha, da linha de comandos, consiga ter acesso ao respectivo computador, sem introduzir nome de utilizador e password.

Espero ter esclarecido qualquer duvida, senão é só dizer qualquer coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Ok. Isso já eu tinha +/- percebido, a questão é qual o SO que estás a usar na maquina a que vais aceder? Se for windows tens uma solução, se for linux tens outra.

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Ou modificas as permissões no server para autorizar o user "Guest" e o grupo "Guests", na pasta em causa, ou adicionas a maquina ao dominio, isto se estiveres a utilizar um Dominio e Floresta Active Directory. Caso contrario, basta que tenhas a maquina que estás a utilizar no mesmo grupo de trabalho que o server. Não tenho a certeza, mas acho que em Windows Server 2003 como grupo de trabalho ele não faz grande controle de permissões na rede.

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Estão no mesmo grupo de trabalho.

Não temos active directory nem dominio instalado.

E não nos interessa activar a conta guest, pois queremos a máquina com nome de utilizador e password.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Então tens de lhe colocar um logon-script, para aceder ao servidor. Doutra forma o Windows Server não reconhece se o user tem ou não permissões perante ele. Uma das vantagens do dominio é num unico login fazer logo a ligação e autenticação a tudo. Se não queres activar a conta Guest, nem utilizar dominio, mas queres que a maquina se autentique no server ou passas o login e pass como parametros do comando net use, ou usas um logon-script que arranque quando ligues a maquina e faça a autenticação no server.

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

Não sei se resolveste o problema... mas pode resolver de diversas formas... o idela seria uma máquina em domínio com permissão via administradores.

bom caso não tenha isso, o que pode fazer é o seguinte.. ter usuários iguais de senhas iguais nas duas estações.

e uma outra possibilidade, é entrar no windows explorer, fazer um mapeamento de rede par auma unidade e ao colocar o usuário e senha, pedir para ele se lembrar (guardar), e neste caso não trerá mais que colocar novamente, nem em linha de comando, sendo assim, sempre que conectar a makina desejada, seja via ip, ou outras formas, ela aceitara a conexão sem pedir mais o user and password.

espero que tenha ajudado, mesmo sendo meio tarde.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Ainda não é tarde, pois a situação ainda está por resolver.

Relativamente ao dominio não temos, e quanto á unidade de rede não dá, pois a ligação fica á vista de todos, nós queriamos era por linha de comandos, de modo a que os utilizadores não se apercebesem da ligação á máquina.

Obrigado por tentar ajudar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

sim é possível... vou ver isso para vc...  se importa se ao iniciar a máquina, carregasse um logon.bat?

seria uma forma de carregar a ligação sem que fique a vista de todos...  não ficaár marcação de unidade. 

Mas você tentou usuários iguais com senhas iguais?  Costumava funcionar com windows XP (não sendo Home ou Starter).

Manda uma resposta.

:cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

tava vendo uns comandos em net.exe para vc, só que preciso de mais detalhes....  o que você quer conectar está compartilhado? é uma unidade administrativa?

poderia passar o caminho que utilizaria?

tudo que puder postar me ajuda a te ajudar.

Valeu!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Boas.

Então é assim, preciso de aceder a um PC (através do Menu Iniciar, na opção executar digito cmd para ir para a linha de comandos) ao introduzir:  (\\endereço IP) é-me pedido um Nome de Utilizador e uma Password. Se introduzir estes dados tenho acesso ao computador. 

O que eu quero é que só numa linha, da linha de comandos, consiga ter acesso ao respectivo computador, sem introduzir nome de utilizador e password.

Espero ter esclarecido qualquer duvida, senão é só dizer qualquer coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

Estava dando uma olhada em algumas coisas de rede, realmente ou melhor.. pelo menos até agora eu não consegui achar nada que pudesse fazer com que o esquema de \\ip_da_maquina, log sem colocar usuário e senha.

Porém, a caixa tm um qudrado de lembrar a senha.... quem sabe.

outra forma é usar uma net use para abrir a conexão primeiro e depois você pode abrir o diretorio desejado.

o que pode fazer é criar um arquivo de lote, onde um primeiro comando abrirá a conexão com o computador, é o segundo pode abrir a máquina (diretorios).  Isso você pode colocar para rodar diretamente no logon da máquina, ou se preferir somente o comando de conexão, assim quando o seus usuários digitarem no comando executar o endereçamento da estação alvo, ela vai abrir sem pedir user and pass.

em arquivo de lote coloque:

net use \\ip_da_maquina ( ou DNS) /user:usuário senha

troque ip_da_maquina por um ip ou dns

usuário pelo usuário que sera usado na conexão

e senha pela senha do usuario.

Colocando o comando em um arquivo de lote que execute ao iniciar a maquina, o usuário poderar conectar diretamente pelo comando executar, sempre que precisar. :)

espero que isso possa sanar um pouco o problema.  estarei ainda a procurar a solução direta, porém estou achando difícil que essa solução venha aparecer.  :wallbash: :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Obrigado, pela ajuda, mas preciso de aceder á máquina sem utilizar o net use.

De qualquer maneira está situação tem ficado em standby por resolver. Assim que voltar a investir algum tempo na sua resolução, dou novidades.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Podes utilizar um script de VBS que seja executado no arranque da maquina, isto sem recorreres ao net use. Claro que vais ter de fazer umas "manobras" no registry, mas ainda assim é possivel fazeê-lo. :P

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rogi_cps

Como comentou, gostaria de saber como seria esse Script de VBS, teria amostra para publicar aqui???

Estou curioso para saber como ele funcionaria...

Agradeço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Isto é uma dúvida de window$, não de redes...

Bom dia.

Preciso de aceder a um PC (através do Menu Iniciar, na opção executar digito cmd para ir para a linha de comandos) ao introduzir:  (\\endereço IP) é-me pedido um Nome de Utilizador e uma Password.

Se introduzir estes dados tenho acesso ao computador.

Espero ter esclarecido qualquer dúvida. Se é ou não uma dúvida de windows ... Mas como preciso de aceder a outra máquina ligada á rede do grupo de trabalho, decidi colocar aqui o tópico.

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.