Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

SSH

[Dúvida] Ler PHP

Mensagens Recomendadas

SSH

Boa noite, gostaria de saber se existe alguma coisa de ler o código php, ou seja, imaginemos que tenho uma pagina em php a correr em um servidor.

Um utilizador conseguiria ler o conteudo do ficheiro php?

Tipo:

<? echo "Olá Mundo"; ?>

Agradecia que alguém esclarecesse esta dúvida.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

O PHP é uma linguagem interpretada, isto é, o ficheiro PHP passa pelo interpretador e só depois é enviado para o cliente, como HTML/texto normal. Tudo o que é código PHP é executado pelo interpretador, exclusivamente no lado do servidor, e por isso instruções, comentários PHP, etc são "transformados" em output, ou apenas em acções que ocorrem no servidor.

O que poderá acontecer para o código PHP ser mostrado no cliente é caso o interpretador não esteja activado, ou os ficheiros não sejam passados ao interpretador (situação comum em páginas com extensões mal configuradas, por exemplo). Outro caso comum é também situação que colocaste aí: as short tags. Alguns servidores podem não ter as short tags activadas, e ao passar no interpretador de PHP, este não reconhece a região delimitada pelo <? e ?>, por não se ter explicitamente indicado <?php e ?>.

Não sei se ainda é corrente, mas sempre ouvi dizer que era recomendado usar sempre código PHP delimitado por <?php e ?> por ser a configuração mais comum nos servidores WEB.

Nesse caso concreto, se o interpretador estivesse a funcionar, e o cliente requisitasse essa página, tudo o que iria ver no browser (e no código fonte) era

Olá Mundo

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Mostrares o código (sem ser automático como é evidente) dentro de um <p></p> em :cheesygrin:

Não sei se iria funcionar mas vale a pena tentar B)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
SSH

<?
$mysql_host = "localhost";
$mysql_utilizador = "root";
$mysql_password = "password";
$mysql_database = "database_name";
?>

Neste caso não daria nenhum output, acham possível alguém conseguir ler isto?

O servidor interpreta tanto o <? ?> como o <?php ?>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Já ouvi falar de programas que "extraem" o código fonte PHP, no entanto não conheço nenhum.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Só estou a ver forma do utilizador ler isso através de uma falha no servidor, por exemplo, por FTP, ou por falha de outro script PHP que permita incluir outros ficheiros. De forma legítima, o cliente não tem acesso a isso.

A situação que mostraste é bastante comum, e é a base de qualquer ligação para uma base de dados MySQL, por isso não te preocupes. B)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cyclop

Já ouvi falar de programas que "extraem" o código fonte PHP, no entanto não conheço nenhum.

Ya... por acaso estava em conversa a dias com o pai natal e ele falou-me de ter um programa que saca o código fonte B) jejeje

"Quando eu for grande quero ser como o Celso"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.