Localhost Posted December 29, 2009 at 03:12 PM Report #302978 Posted December 29, 2009 at 03:12 PM Olá pessoal. Bem vou começar aqui a fazer umas séries de códigos de funções conhecidas. Vou começar com a função strlen: #include <stdio.h> int StrLen(char *wanted_s){ int s_count=0; while(*wanted_s != '\0'){ s_count++; wanted_s++; } return s_count; } int main(void){ char s_ex[100] = "example"; int len; len = StrLen(s_ex); printf("String lenght: %d\n", len); return 0; } here since 2009
Localhost Posted December 29, 2009 at 03:36 PM Author Report #302985 Posted December 29, 2009 at 03:36 PM Mais uma função aí. A Puts, a maneira como pûs o \n no final é um bocado estúpida 😕 #include <stdio.h> int Puts(const char *); int main(void){ char s_put[100] = "example"; Puts(s_put); return(0); } int Puts(const char *s_wanted){ while(*s_wanted != '\0'){ putchar(*s_wanted); s_wanted++; } putchar('\n'); return 1; } here since 2009
KiNgPiTo Posted December 29, 2009 at 03:53 PM Report #302991 Posted December 29, 2009 at 03:53 PM Não querendo menosprezar o teu trabalho (que vejo que tem sido bastante e bom) mas: - Em vez de mostrares o código das funções que bibliotecas do C já traz, porque não dares exemplos de como as utilizares e chamares a respectiva biblioteca? - Podias pôr na Wiki estes artigos e criares um tópico onde adicionasses uma mensagem sempre que adicionasses uma nova para alertar o pessoal... Cumprimentos
Localhost Posted December 29, 2009 at 04:05 PM Author Report #302994 Posted December 29, 2009 at 04:05 PM A primeira parte do teu post não percebi bem o que querias dizer :s Quanto à segunda parte eu já mandei uma MP ao administrador Rui Carlos e estou a aguardar uma resposta para que possa meter tudo isto na wiki. O problema desse tópico que falas é que se não fosse fixo acabaria por se perder pelo forúm e ninguém poderia encontrar os artigos... EDIT: O que eu queria mostrar aqui era também a passagem de ponteiros para strings para parametros de funções. Eu não fui buscar o código a lado nenhum, fui eu que o fiz de maneira a dar uma ideia de como trabalham as funções e como já disse os ponteiros. here since 2009
scorch Posted December 29, 2009 at 04:20 PM Report #302996 Posted December 29, 2009 at 04:20 PM 1º Podes escrever na Wiki como quiseres, não precisas de permissão nem nada que se pareça. 2º Se tu, sempre que postasses uma nova função, postasses no fim do tópico também a dizer: Uma nova função ou algo do género, o tópico voltaria para a primeira página do quadro. EDIT: Porque é que fazes a verificação, se uma vez que 1 é sempre igual a 1, estás a gastar tempo de processamento. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
Localhost Posted December 29, 2009 at 05:16 PM Author Report #303007 Posted December 29, 2009 at 05:16 PM 1- Ok, mas não sei como se faz xD 2- Sim, isso eu percebo, o problema é que o intervalo entre postar uma coisa nova o tópico já se tinha perdido, e durante esse tempo ninguém podia ver. Quanto à verificação, se reparares se eu não fizesse a verificação das duas uma, ou eu não punha o \n ou então punha-o só que ficava depois do terminador nulo ou seja, não era contado na mesma. here since 2009
Localhost Posted December 29, 2009 at 05:57 PM Author Report #303014 Posted December 29, 2009 at 05:57 PM Bem, desenvolvi uma função parecida com a strcpy só que esta tem a pequena mas grande diferença de ser segura. O que ela faz é que se o array de caracteres que a vai receber for de menor capacidade do que aqueles que vão ser copiados ela pára. No exemplo eu pûs um caso em que ela pára. Ela tem os seguintes parámetros: s_copy(string_destino, string_origem, numero_de_caracteres_suportados_pela_string_destino). Espero que usem esta função B) #include <stdio.h> #include <string.h> int s_copy(char *, char *, int); int main(void){ char str1[10] = "ola"; char str2[20] = "AAAAAAAAAAAAAAAAA"; s_copy(str1,str2,10); printf("%s\n", str1); return 0; } int s_copy(char *s_1, char *s_2, int len){ int s_len = strlen(s_2); if(s_len > len){ printf("Função parada, perigo de buffer overflow\n"); return(0); } while(*s_2 != '\0'){ *s_1 = *s_2; s_1++; s_2++; } *s_2 = '\0'; return(0); } here since 2009
Baderous Posted December 29, 2009 at 06:14 PM Report #303018 Posted December 29, 2009 at 06:14 PM Uma função dessas não deve retornar I/O para o utilizador. Investiga também a função strncpy: http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstring/strncpy/
Localhost Posted December 29, 2009 at 06:29 PM Author Report #303021 Posted December 29, 2009 at 06:29 PM Sim, eu sei, aquilo só foi mesmo para se perceber! Eu podia tirar o printf e pronto. Quanto à função, eu já conhecia mas não existia outra? Obrigado pela opinião B) here since 2009
mogers Posted December 29, 2009 at 08:21 PM Report #303043 Posted December 29, 2009 at 08:21 PM Visto que a verificação é feita através do parâmetro da função, não vejo grande melhoria na segurança. Como é o programador a preencher esse campo, penso que ele continua com a mesma responsabilidade de quando usa o strcpy. Tens um errozito. Falta-te colocar o \0 no final da string de destino, caso contrário acontece algo como char str1[10] = "ola"; char str2[20] = "AA"; ... output: "AAa" "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
mogers Posted December 29, 2009 at 08:26 PM Report #303046 Posted December 29, 2009 at 08:26 PM Quanto à verificação, se reparares se eu não fizesse a verificação das duas uma, ou eu não punha o \n ou então punha-o só que ficava depois do terminador nulo ou seja, não era contado na mesma. Penso que o que o Scorch quis dizer é que o que tens é equivalente a int Puts(const char *s_wanted){ while(*s_wanted != '\0'){ putchar(*s_wanted); s_wanted++; } putchar('\n'); return 1; } O if não está ali a fazer nada porque a condição é sempre verdadeira. PS: não percebi o que querias dizer com "então punha-o só que ficava depois do terminador nulo ou seja, não era contado na mesma. " "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Localhost Posted December 29, 2009 at 08:29 PM Author Report #303047 Posted December 29, 2009 at 08:29 PM Não porque repara, se fosse copiado por exemplo um argumento de linha de comandos... Se fosse com a strcpy normal o que aconteceria era que ele não ia verificar, assim ele verifica. E é obvio que é o programador que tem de definir o tamanho disponivel na string que vai receber. Quanto ao erro, penso que não está errado porque ele vai copiar para a string todos os caracteres inclusive o nulo... Mas posso estar errado. Amanhã vou escrever alguma coisa sobre buffer overflow visto que estamos a falar nisso. Abraço B) here since 2009
mogers Posted December 29, 2009 at 08:37 PM Report #303048 Posted December 29, 2009 at 08:37 PM Não porque repara, se fosse copiado por exemplo um argumento de linha de comandos... Se fosse com a strcpy normal o que aconteceria era que ele não ia verificar, assim ele verifica. E é obvio que é o programador que tem de definir o tamanho disponivel na string que vai receber. O meu ponto de vista é como a função depende desse len, se este parâmetro tiver um valor errado (que poderia ser propositado para provocar erros), a função continua a comportar-se tal e qual o strcpy. Eu penso que esse if deve ser feito fora da função (antes desta ser invocada), num local onde o programador sabe qual é o tamanho da string de destino. Quanto ao erro, penso que não está errado porque ele vai copiar para a string todos os caracteres inclusive o nulo... Mas posso estar errado. Basta experimentares o exemplo que dei para comprovares que o nulo não é copiado B) "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
_deXter Posted December 29, 2009 at 08:57 PM Report #303054 Posted December 29, 2009 at 08:57 PM Sinceramente, não estou a par dos standarts, mas em funções do mesmo tipo que esta, geralmente, o valor de retorno 0 significa sucesso. Neste caso estás a fazer ao contrário, 0 para insucesso e 1 para sucesso.
Localhost Posted December 29, 2009 at 09:52 PM Author Report #303062 Posted December 29, 2009 at 09:52 PM Dexter, pelo que sei no ansi C 0 significa falso e 1 verdadeiro, não sei se aplica também às funções, eu segui esse standard. Mogers, não tou a perceber muito bem o que queres dizer. O valor não pode ser mudado. Tenta aplicar a minha função com argumentos de linha de comando, ele vai parar se o argumento que passares for muito grande. A minha função trabalha exactamente da mesma forma da strncpy, ela também pede o número de elementos que a string destino pode comportar. A minha função verifica se o número é maior. Testa de todas as maneiras... Quanto ao erro eu vou corrigir, claro, eu não tinha prestado atenção, fiz num while, ele quando vê que é igual a \0 nem entra. here since 2009
Localhost Posted December 29, 2009 at 09:56 PM Author Report #303065 Posted December 29, 2009 at 09:56 PM Atenção que eu me enganei, não se pode utilizar strlen para chamar a função no último parametro, tem de se utilizar mesmo um numero, já corrigi. here since 2009
Localhost Posted December 29, 2009 at 10:10 PM Author Report #303080 Posted December 29, 2009 at 10:10 PM Sim, foi uma confusão com o while ? here since 2009
_deXter Posted December 29, 2009 at 10:43 PM Report #303101 Posted December 29, 2009 at 10:43 PM Dexter, pelo que sei no ansi C 0 significa falso e 1 verdadeiro, não sei se aplica também às funções, eu segui esse standard. Certo, no entanto, quanto a valores de retorno a coisa não funciona dessa forma. Caso contrário, porque retornas 0 então na função main? B)
Localhost Posted December 29, 2009 at 10:48 PM Author Report #303103 Posted December 29, 2009 at 10:48 PM Bem visto, vou corrigir. Estes meus posts com códigos só servem para aprender B) here since 2009
mogers Posted December 29, 2009 at 10:51 PM Report #303104 Posted December 29, 2009 at 10:51 PM Dexter, pelo que sei no ansi C 0 significa falso e 1 verdadeiro Sim, mas a convenção aplicada nos valores de retorno de funções deste género não é essa. Como existem diferentes razões que podem causar um erro, normalmente é usado o 0 para indicar que não houve erros e um valor diferente de 0 que indica o código do erro que ocorreu. Repara que a tua função main retorna 0, seguindo este esquema. Mogers, não tou a perceber muito bem o que queres dizer. O valor não pode ser mudado. Tenta aplicar a minha função com argumentos de linha de comando, ele vai parar se o argumento que passares for muito grande. O que eu quero dizer é que: O strcpy assume que a string de destino é suficientemente grande para ser uma copia da string de origem A tua função assume que o parâmetro len é o tamanho real da string de origem Ou seja, na tua função, estás dependente da correcção do parâmetro len. Se houver um erro neste parâmetro, a função pode aceder a memória inválida tal como o strcpy. No fundo, acho que não é mais segura do que o strcpy. A minha função trabalha exactamente da mesma forma da strncpy, ela também pede o número de elementos que a string destino pode comportar. A minha função verifica se o número é maior. Testa de todas as maneiras... Cudado que a função strncmp não faz isso. Esta função copia os primeiros n caracteres de uma string para outra. Copies the first num characters of source to destination. If the end of the source C string (which is signaled by a null-character) is found before num characters have been copied, destination is padded with zeros until a total of num characters have been written to it. edit: parece que demorei muito tempo a escrever o post B) "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Recommended Posts