scorch Posted December 29, 2009 at 11:45 AM Report Share #302947 Posted December 29, 2009 at 11:45 AM Já pesquisei no fórum sobre isto, e encontrei alguns links, só que fiquei confuso. Para usar DirectX em VB.NET, preciso de alguma framework adicional? E conhecem algum motor 3D melhor? PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Quadrado Posted December 29, 2009 at 11:50 AM Report Share #302949 Posted December 29, 2009 at 11:50 AM Já procuraste no site da microsoft??? :S Será? Porquê? O quê? - Estudar Sempre - Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 29, 2009 at 11:52 AM Report Share #302950 Posted December 29, 2009 at 11:52 AM Penso que só precises do DirectX SDK. Aqui tens algumas informações. E aqui uma excelente alternativa por apenas 25Eur. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 29, 2009 at 11:54 AM Report Share #302951 Posted December 29, 2009 at 11:54 AM Basta o DirectX. Deixo-te um link com exemplos de jogos em VB.NET e DirectX http://www.codeproject.com/KB/directx/TexasQuest2.aspx Eu pessoalmente prefiro de longe OpenGL, mas não tem assim tanto suporte em Dot Net. Como é óbvio em Dot Net existe suporte primordial para as tecnologias Microsoft 😕 Aqui tens mais um link para o site da Microsoft onde podes fazer o download free do DirectX Redistributable for developers. http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9226A611-62FE-4F61-ABA1-914185249413&displaylang=pt-br Na MSDN tens alguns exemplos de DirectX e VB.NET, acho que valem a pena dar uma olhade-la. Mais um site com um bom tut inicial de OpenGL http://ondotnet.com/pub/a/dotnet/2003/04/28/opengl.html para o caso de ter interesse. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 29, 2009 at 12:00 PM Report Share #302952 Posted December 29, 2009 at 12:00 PM Eu pessoalmente prefiro de longe OpenGL, mas não tem assim tanto suporte em Dot Net. Como é óbvio em Dot Net existe suporte primordial para as tecnologias Microsoft 🙂 Eu cá acho que são coisas diferentes. Não te esqueças que fazem parte do DirectX o DirectSound, DirectPlay, DirectWrite, DirectInput........ 😕 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 29, 2009 at 12:05 PM Report Share #302953 Posted December 29, 2009 at 12:05 PM Sim de acordo, tens toda a razão. Eu como vim do tempo em que a nivel de motor 3D o melhor que se tinha era OpenGL, sou suspeito no comentário. Habituei-me ao OpenGL, que na altura com as graficas Voodoo até fazia "faiscas". O DirectX é bastante mais abrangente. Não é um simples motor 3D, tem as funcionalidades o DirectSound, DirectInput, tem facilidades em termos de descodificação de video, etc... Mas como te disse sou suspeito no comentário. Penso que se ganham habitos ligados a tecnologias, e depois perdê-los é complicado. Ainda assim concordo contigo. Tens razão sobre o DirectX. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted December 29, 2009 at 12:09 PM Report Share #302954 Posted December 29, 2009 at 12:09 PM E conhecem algum motor 3D melhor? DirectX não é um motor 3D, é uma colecção de APIs multimédia, das quais faz parte o Direct3d, que também não é um motor 3D. Aqui tens mais um link para o site da Microsoft onde podes fazer o download free do DirectX Redistributable for developers. http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9226A611-62FE-4F61-ABA1-914185249413&displaylang=pt-br Isso é o redistributable, que serve para distribuir com as aplicações para instalar o DirectX. Para programar, ele precisa é do DirectX SDK. Eu cá acho que são coisas diferentes. Não te esqueças que fazem parte do DirectX o DirectSound, DirectPlay, DirectWrite, DirectInput........ 😕 Tens razão, seria mais correcto comparar o OpenGL ao Direct3D. Mas uma vez que a thread se direcciona para a API 3d do DirectX, e não existe Direct3D em separado, o que ele disse é compreensível. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 29, 2009 at 12:23 PM Author Report Share #302955 Posted December 29, 2009 at 12:23 PM DirectX não é um motor 3D, é uma colecção de APIs multimédia, das quais faz parte o Direct3d, que também não é um motor 3D. Mas, por exemplo, se eu quero fazer "algo 3D" em VB.NET, uso o Direct3D, não preciso de mais nada, do género Ogre, etc? PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 29, 2009 at 12:25 PM Report Share #302956 Posted December 29, 2009 at 12:25 PM Não. Ogre seria o que se chama de "Middleware". Só precisas do SDK do DirectX. (SDK = Software Development Kit) Está explicadinho no site que te dei em cima, o primeiro. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 29, 2009 at 02:28 PM Report Share #302965 Posted December 29, 2009 at 02:28 PM Estive a ler o site que indicas-te, e tem bons exemplos de uso do motor Direct3D, que faz parte do pack DirectX. Também puxei o SDK, para fazer algumas brincadeiras.... Não mexia com graficos deste tipo à bastante tempo e agora aguçou-me o apetite. 😕 Ribeiro55 ainda te lembras do VRML ?? Cheguei a fazer umas coistas "à pata" em VRML só mesmo para "brincar" mas dava uma trabalheira medonha. Conheces algum exemplo se é que existe de uso de VRML (leitura, render-grafico e escrita do ficheiro) apartir de Dot Net? Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
AMateus Posted December 29, 2009 at 02:44 PM Report Share #302970 Posted December 29, 2009 at 02:44 PM Está aqui tudo o que precisas para usar 3D em vb.net: http://www.truevision3d.com/ R. Tape Loading Error Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 29, 2009 at 02:45 PM Report Share #302973 Posted December 29, 2009 at 02:45 PM Lembro pois. É das coisas que devem ter fracassado por estar demasiado à frente do seu tempo. Faz-me lembrar o O3D. Não sei se já morreu ou se chegou sequer a nascer. Peço desculpa por o offtopic. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 29, 2009 at 02:51 PM Report Share #302975 Posted December 29, 2009 at 02:51 PM Peço desculpa pelo Off-Topic Pois o VRML estava "anos" à frente do seu tempo e fracassou quadradamente enquanto linguagem de programação de ambientes 3D, mas que fazia coisas porreiras fazia. Ainda tenho livros de VRML e algumas coisas que fiz. Era uma Delicia em termos de capacidades, pena estar uns 5 anos "cedo demais". Ainda assim para modelação 3D com OpenGL que era o motor disponivel na epoca fazia-se umas coisinhas interessantes, e havia forma de ler e escrever nos files em VB 5.0 se bem me recorda. Havia uns controlos OCX para VRML. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 30, 2009 at 08:56 PM Author Report Share #303300 Posted December 30, 2009 at 08:56 PM Estive a ver os exemplos do DirectX e.. ui! Assustei-me. B) Eu queria algo mais simples, o objectivo é fazer algo do estilo RTS mas sem ser preciso jogar, é apenas um editor de mapas. Só precisa de dar para carregar modelos de ficheiros e ter uma câmara que dê para mover. Uma coisa muito simples, não sabem de nada mais simples? B) Algo tipo isto mas para VB.NET. B) PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 31, 2009 at 01:58 AM Report Share #303365 Posted December 31, 2009 at 01:58 AM Tens lá em cima o Dark GDK.NET que te sugeri. 🙂 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted January 2, 2010 at 11:46 AM Author Report Share #303644 Posted January 2, 2010 at 11:46 AM Tens lá em cima o Dark GDK.NET que te sugeri. 😛 Pois, mas é que eu queria free. ? PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted January 2, 2010 at 01:43 PM Report Share #303660 Posted January 2, 2010 at 01:43 PM Nota-se que há aqui bastante malta que confunde o OpenGL e o Direct3D com "motores 3D". 😛 Eu recomendo-te o motor 3D OGRE que funciona também em .NET com o adaptador MOGRE. OGRE - http://www.ogre3d.org MOGRE - http://www.ogre3d.org/wiki/index.php/MOGRE OpenGL para .NET - http://www.opentk.com/ Axiom - http://axiomengine.sourceforge.net/ <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts