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Motor 3D para VB.NET


scorch

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    Basta o DirectX. Deixo-te um link com exemplos de jogos em VB.NET e DirectX http://www.codeproject.com/KB/directx/TexasQuest2.aspx

    Eu pessoalmente prefiro de longe OpenGL, mas não tem assim tanto suporte em Dot Net. Como é óbvio em Dot Net existe suporte primordial para as tecnologias Microsoft 😕

    Aqui tens mais um link para o site da Microsoft onde podes fazer o download free do DirectX Redistributable for developers. http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9226A611-62FE-4F61-ABA1-914185249413&displaylang=pt-br

    Na MSDN tens alguns exemplos de DirectX e VB.NET, acho que valem a pena dar uma olhade-la.

Mais um site com um bom tut inicial de OpenGL http://ondotnet.com/pub/a/dotnet/2003/04/28/opengl.html para o caso de ter interesse.

Cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

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Eu pessoalmente prefiro de longe OpenGL, mas não tem assim tanto suporte em Dot Net. Como é óbvio em Dot Net existe suporte primordial para as tecnologias Microsoft 🙂

Eu cá acho que são coisas diferentes. Não te esqueças que fazem parte do DirectX o DirectSound, DirectPlay, DirectWrite, DirectInput........ 😕

Sérgio Ribeiro


"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

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    Sim de acordo, tens toda a razão. Eu como vim do tempo em que a nivel de motor 3D o melhor que se tinha era OpenGL, sou suspeito no comentário. Habituei-me ao OpenGL, que na altura com as graficas Voodoo até fazia "faiscas". O DirectX é bastante mais abrangente. Não é um simples motor 3D, tem as funcionalidades o DirectSound, DirectInput, tem facilidades em termos de descodificação de video, etc... Mas como te disse sou suspeito no comentário. Penso que se ganham habitos ligados a tecnologias, e depois perdê-los é complicado. Ainda assim concordo contigo. Tens razão sobre o DirectX.

Cumprimentos

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E conhecem algum motor 3D melhor?

DirectX não é um motor 3D, é uma colecção de APIs multimédia, das quais faz parte o Direct3d, que também não é um motor 3D.

    Aqui tens mais um link para o site da Microsoft onde podes fazer o download free do DirectX Redistributable for developers. http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9226A611-62FE-4F61-ABA1-914185249413&displaylang=pt-br

Isso é o redistributable, que serve para distribuir com as aplicações para instalar o DirectX. Para programar, ele precisa é do DirectX SDK.

Eu cá acho que são coisas diferentes. Não te esqueças que fazem parte do DirectX o DirectSound, DirectPlay, DirectWrite, DirectInput........ 😕

Tens razão, seria mais correcto comparar o OpenGL ao Direct3D. Mas uma vez que a thread se direcciona para a API 3d do DirectX, e não existe Direct3D em separado, o que ele disse é compreensível.

Desaparecido.

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DirectX não é um motor 3D, é uma colecção de APIs multimédia, das quais faz parte o Direct3d, que também não é um motor 3D.

Mas, por exemplo, se eu quero fazer "algo 3D" em VB.NET, uso o Direct3D, não preciso de mais nada, do género Ogre, etc?

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

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Não. Ogre seria o que se chama de "Middleware".

Só precisas do SDK do DirectX. (SDK = Software Development Kit)

Está explicadinho no site que te dei em cima, o primeiro.

Sérgio Ribeiro


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    Estive a ler o site que indicas-te, e tem bons exemplos de uso do motor Direct3D, que faz parte do pack DirectX. Também puxei o SDK, para fazer algumas brincadeiras.... Não mexia com graficos deste tipo à bastante tempo e agora aguçou-me o apetite. 😕

    Ribeiro55 ainda te lembras do VRML ?? Cheguei a fazer umas coistas "à pata" em VRML só mesmo para "brincar" mas dava uma trabalheira medonha. Conheces algum exemplo se é que existe de uso de VRML (leitura, render-grafico e escrita do ficheiro) apartir de Dot Net?

Cumprimentos

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Lembro pois.

É das coisas que devem ter fracassado por estar demasiado à frente do seu tempo.

Faz-me lembrar o O3D. Não sei se já morreu ou se chegou sequer a nascer.

Peço desculpa por o offtopic.

Sérgio Ribeiro


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Peço desculpa pelo Off-Topic

    Pois o VRML estava "anos" à frente do seu tempo e fracassou quadradamente enquanto linguagem de programação de ambientes 3D, mas que fazia coisas porreiras fazia. Ainda tenho livros de VRML e algumas coisas que fiz. Era uma Delicia em termos de capacidades, pena estar uns 5 anos "cedo demais".

    Ainda assim para modelação 3D com OpenGL que era o motor disponivel na epoca fazia-se umas coisinhas interessantes, e havia forma de ler e escrever nos files em VB 5.0 se bem me recorda. Havia uns controlos OCX para VRML.

Cumprimentos

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Estive a ver os exemplos do DirectX e.. ui! Assustei-me. B) Eu queria algo mais simples, o objectivo é fazer algo do estilo RTS mas sem ser preciso jogar, é apenas um editor de mapas. Só precisa de dar para carregar modelos de ficheiros e ter uma câmara que dê para mover. Uma coisa muito simples, não sabem de nada mais simples? B)

Algo tipo isto mas para VB.NET. B)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

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Nota-se que há aqui bastante malta que confunde o OpenGL e o Direct3D com "motores 3D". 😛

Eu recomendo-te o motor 3D OGRE que funciona também em .NET com o adaptador MOGRE.

OGRE - http://www.ogre3d.org

MOGRE - http://www.ogre3d.org/wiki/index.php/MOGRE

OpenGL para .NET - http://www.opentk.com/

Axiom - http://axiomengine.sourceforge.net/

<3 life

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