Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Senior

Registar um software

Mensagens Recomendadas

Senior

viva malta

tenho feito varios softwares e tava a pensar em fazer um site para os vender,acham que fazo bem?outra coisa se vou expor na internet convem registar os softwares.Por acaso nao existe maneira de registar o software pela a internet?facilitava muito a tarefa :confused:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Eu vou abster-me de comentar sobre o registo legal, visto que não tenho conhecimentos sobre isso.

Os teus programas são destinados a utilizadores empresariais ou domésticos? É que se for o último, tem que ser mesmo muito apelativo (em originalidade ou qualidade), porque a concorrência do Freeware é muito grande.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Se é um programa para utilizadores domésticos... Esquece! Se é para utilizadores emprariais, não precisas de o por na net. Para registar softwares sob licença existem multiplas implicações, nomeadamente as licenças dos compiladores, dos componentes utilizados no software, se usares componentes não gratuitos ou com alguma limitação nas licenças tipo (não pode ser utilizado em software comercial), etc...

Deixo-te um link para consultares sobre isso:http://www.assoft.pt/default.asp?flag=1&idmenu=1&idsubmenu=7

Cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Senior

Desenvolvi 3 softwares ao longo deste ano

1- programa de facturacao

2-gestao de uma clinica

3-gestao de um micro empresa

PS:sao para empresariais

Pensei por na net para arranjra compradores

Algum conselho para arranjar compradores?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

no ponto de vista sim

Que ponto de vista ?

Imagina que vendes um programa de facturação a uma empresa, por exemplo, e que no final de um ano reparam que os cálculos não estão correctos. Estás preparado para os indemnizares ? Estás preparado para responderes rápidamente aos problemas que te forem levantando (bugs, alterações, assistência, etc) ? Estás 100% confiante no teu trabalho ?

É que pelo tipo de questões que colocas no fórum eu não estaria tão confiante!

É preciso ter muito cuidado com software por medida e muita confiança naquilo que se tenta vender. É apenas a minha opinião ... acho que é preferível ir-se evoluindo e só com bastante confiança partir para o mercado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Imagina que vendes um programa de facturação a uma empresa, por exemplo, e que no final de um ano reparam que os cálculos não estão correctos. Estás preparado para os indemnizares ? Estás preparado para responderes rápidamente aos problemas que te forem levantando (bugs, alterações, assistência, etc) ? Estás 100% confiante no teu trabalho ?

É preciso ter muito cuidado com software por medida e muita confiança naquilo que se tenta vender. É apenas a minha opinião ... acho que é preferível ir-se evoluindo e só com bastante confiança partir para o mercado.

É precisamente isto a realidade do mercado de software. É uma grande responsabilidade colocar um programa feito por medida, ainda por cima softwares que exigem responsabilidade, no caso software de fracturação, mas como em qualquer outro software feito por medida é preciso ter-se imensa confiança no trabalho, e certezas de que se consegue o que se promete. Um software numa software-house vai varias vezes para as equipes de testes que o devolvem ao Desenvolvimento, para corrigir bug's etc, (falo por experiencia pessoal). É uma grande responsabilidade colocar um software à venda e depois não conseguir lidar com todas as obrigações inerentes. Estou de acordo om o Jpaulino,é preciso ter muitas certezas, e mais vale ir evoluindo devagarinho do que se atirar logo em grandes voos e acabar esborrachado!.

Quando não se consegue, mais vale esperar até se conseguir, fazer uma parceria, ou entregar o projecto a outra pessoa, do que se meter numa aventura, e depois dar em "asneira".

Mas isto é apenas um ponto de vista.

Cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Indo de encontro ao tema, o registo de software não é obrigatório. Até que ponto é necessário é discutível, se virmos pelo lado da ASSOFT, interessa-lhes muito que os programadores façam registos, especialmente com eles para que ganhem algum dinheiro.

O trabalho estará protegido pelas leis de direito de autor, quer registes quer não, não é o registo que te vai ajudar a defender o teu trabalho.

Não sei se tens forma de fazer o registo pela net completo, depende do que queres registar e de onde queres fazer o registo. Código não é registável, a marca podes registar pela net, o produto completo, não sei até que ponto existem "registos" para isso, o único que conheço é o que a ASSOFT faz para os seus associados, o que não garante mais que algum apoio caso existam violações do direito de autor.

Agora, se fazes bem? Quanto ao registo, pessoalmente considero uma perda de tempo e dinheiro, se alguém copiar algum dos teus programas ilegalmente é uma violação do direito de autor, quer esteja registado na ASSOFT quer não esteja, e terás de, em ambos os casos, levar a coisa a tribunal se pretenderes mais que apenas impedir a empresa ou pessoal violadoras de continuar a violar o teu direito. Registar as várias marcas de cada produto ou a marca comum é importante, pelo menos para garantir que o nome do produto pode ser usado sem problemas e para te dar alguma segurança quanto a tentarem usar o mesmo nome.

Quanto a fazeres bem vender o teu software, quem sou eu para negar os sonhos de negócio de outra pessoa :confused: , mas antes e pensares em iniciar o processo, informa-te do que é necessário para o poderes fazer. Todos os requisitos legais obrigatórios e os menos obrigatórios, como seguros de responsabilidade, de modo a verificares se o empreendimento tem ou não pernas para andar.

A nível legal, vais precisar pelo menos e por alto: enquadramento legal nas finanças quer como recibos verdes quer com uma empresa, seguros de acidentes de trabalho, dependendo do enquadramento fiscal podes precisar de um contabilista, e um importante seguro para o caso dos teus programas fazerem alguma asneira que não deviam.

Enfim, quer tenhas ou não confiança no produto, há muita coisa que terás de considerar antes de sequer pensares se alguém vai "roubar" o teu programa, a primeira de todas até seria: "E como vou ganhar dinheiro com isto?"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Hoje de manha fiz primeira coisa informar-me mais aprofundadamente sobre o assunto. Segundo me disseram se quizer uma licença proprietária tenho de registar a marca e nome do produto, e não o código. A unica coisa que a Assoft faz segundo me disseram é "colaborar" com as autoridades no sentido de informar que programas se encontram cobertos pelas leis de direitos de autor e direitos conexos.

Do ponto de vista fiscal tem de se ter empresa constituida ou actividade aberta a recibos verdes nas finanças, sendo que a recibos verdes existem limitações, em termos de codigo de actividade, e não se pode comercializar produtos, uma vez que não se pode facturar. Pode-se cobrar serviços (O serviço de desenvolver o programa). Caso se opte por constituir empresa o capital social minimo é de 5.000€ tem de estar disponivel num conta bancária no acto de constituição, existem procedimentos para a constituição que podem ser feitos on-line, nomedamente o registo de nome, que pode ser feito on-line mas tem de ser pago no MultiBanco, isto antes de se poder dar inicio à actividade. Segundo me informou um Tecnico Oficial de Contas, é conveniente recorrer ao regime de contabilidade organizada, para evitar problemas futuros, e como tal isso tem custos, (o contabilista).

Definitivamente, registar um programa com base num "possivel" lucro, sem ponderar os custos/beneficios, é complicado.

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Senior

tambem tive a fazer uma pesquisa e realmente traz muitas complicaçoes. se distribuir meus softwares gratuitamente ja nao traz tantas complicacoes?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Logo que tenhas um bom "disclamer", ou seja na licença durante a instalação coloques explicitamente que o utilizador ao instalar instala por sua conta e risco, e que em caso algum podes ser responsabilizado por perdas ou danos que venham a acontecer causados directa ou indirectamente pelo teu software, pelo seu uso em todo ou em parte. Penso que não terás problema absolutamente nenhum. Tanto quanto sei a GNU-GPL cobre todos esses aspectos, mas isso é para licenciar em modelo Open-Source. Em modelo Freeware, (gratuito mas sem a source), convem ter explicito nas condições de utilização a limitação de responsabilidade, e estarem explicitas a quando da instalação a sua aceitação. Assim ficas mais protegido perante a lei.

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.