Jump to content

Humanos mais perto de se tornarem baterias


Quadrado

Recommended Posts

"A visão futurista do filme Matrix está mais próxima, agora que os cientistas arranjaram forma de usar o corpo humano para fornecer energia a máquinas.

Humanos mais perto de se tornarem baterias

De acordo com o DailyTech, os cientistas Vladimir Leonov e Ruud Vuller, do Interuniversity Microelectronics Center na Bélgica, criaram um ambicioso dispositivo para recolher energia do corpo humano, transformando-o numa "pilha" ambulante.

Estes dispositivos são capazes de transformar o calor libertado pelo corpo em electricidade, através de mecanismos electrónicos especiais conhecidos por pilhas termoeléctricas.

A principal desvantagem desta abordagem é o facto de o corpo humano produzir calor de forma ineficiente e irregular. Assim, esta abordagem só é útil quando na presença de dispositivos que consumam pouquíssima energia.

Os cientistas estão, por isso, a trabalhar também em dispositivos de muito baixa voltagem que possam tirar partido da energia fornecida pelo corpo humano.

A ideia até nem é nova, visto que existem várias pesquisas no campo do aproveitamento eléctrico do corpo humano. Neste momento, o exército norte-americano está, inclusivamente, a trabalhar em geradores piezoeléctricos para ajudar a recarregar as baterias dos equipamentos usados por soldados, e há também investigação no campo de geradores microscópicos capazes de tirar partido da corrente sanguínea para produzir electricidade e alimentar dispositivos nanométricos."

Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/humanos-mais-perto-de-se-tornarem-baterias=f1004470

A meu ver isto seria espectacular. 😕

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Link to comment
Share on other sites

    Eventualmente pode revelar-se interessante na forma em que o corpo humano produz e liberta energia constantemente, ainda que de forma irregular. Poderia ser uma mais valia para dispositivos que adquiririam a capacidade de auto-recarregar as suas baterias, nomeadamente dispositivos usados em medicina nomeadamente pacemakers entre outros.

    Em termos de aplicações para tecnologia militar existe uma infindavel quantide de aplicações, tendo em conta que os exercitos modernos dependem da tecnologia para combater, (procuram atalhos para tudo), mas isso é um outro campo de aplicação menos relevante para o uso comum.

    Eventualmente num futuro não muito distante essa tecnologia poderá ser utilizada noutras finalidades de uso civil, como carregar baterias de dispositivos moveis, entre outros...

    De um modo geral parece-me interessante.

Cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.