Jump to content

Mudar de Windows para Linux

thinkbrunus

Recommended Posts

Bem-haja a todos!

Sou utilizador de Windows à algum tempo, recentemente a utilizar o Win7, estou disposto a começar a utilizar o Linux. Esta mudança é com base nos "blue sreens" (embora aconteçam raramente), antivirus e em especial vontade de aderir a uma comunidade opensource como o Linux.

O meu trabalho é mais especifico no desenvolvimento de sites e outras aplicações web, não sou expert e sim curioso, dedicando-me especialmente ao PHP, javascript, ajax, MySQL, entre outros que uso ocasionalmente. Também utilizo o Adobe Photoshop, o Ilustractor, o Dreamweaver e o WampServer para complementar o desenvolvimento de sites.

A minha dúvida que condiciona a mudança é, se consigo continuar a fazer o mesmo trabalho (mesmo que seja com aplicações diferentes) que faço actualmente face ás aplicações/tecnologias referidas? E quanto à sincronização do Outlook 2007 utilizando para tal o Nokia PC Suite, conseguirei alternativa para manter a sincronização, mesmo o utilizando o Thunderbird? (Ou outra solução que recomendem).

Gostaria de saber a opinião de utilizadores do Linux, e o que me poderão recomendar. Desde já obrigado!

Actualmente sou mais utilizador de Mac, mas tendo sido utilizador de Linux até há algum tempo, e ainda o faça ocasionalmente, posso dizer-te que a mudança é possível e fácil de se fazer.

Naturalmente terás de te adaptar a um novo sistema, a uma nova forma de fazer as coisas, e terás de ter em mente que o sistema para o qual vais mudar é diferente do que estás a usar. Linux não é nem pretende ser Windows e essa distinção é importante.

No caso das tecnologias que indicaste posso deixar-te algumas alternativas:

* Para o Dreamweaver depende de como o usas, se for apenas como editor então existem muitos editores de texto que poderás usar, desde o gedit e o kate, e alguns editores voltados para o desenvolvimento web, como o Quanta Plus ou o Aptana. Existem outras alternativas como IDEs mais completos, para PHP uso o NetBeans IDE, mas é uma preferência apenas.

* Para o Adobe Photoshop podes usar o GIMP, é um editor de imagem bastante bom, novamente, este editor não pretende copiar o Photoshop e tem algumas diferenças na forma como trabalhas. Existe uma versão do GIMP com o aspecto do Photoshop mas não sei até que ponto está actualizada em relação ao GIMP tradicional. Tens a vantagem de puderes usar os plugins do Photoshop no GIMP.

* Para o Ilustrator, o mais perto deverá ser o Inkscape.

* WampServer é apenas um pacote com várias aplicações instaladas, no caso de Linux quase todas elas estão instaladas ou são instaladas facilmente.

A parte de sincronização não faço ideia, nunca usei.

Quanto a distribuições, existem imensas, e cada utilizador poderá indicar-te uma diferente, da minha parte, o Ubuntu é a que considero melhor, por oferecer uma boa relação entre estabilidade e facilidade de utilização.

Antes de fazeres a mudança poderás tentar usar algumas das aplicações que indiquei, existem também para windows, e até experimentar instalar o Ubuntu dentro do Windows para não teres problemas com partições e alterações ao sistema. Basta instalares o Wubi, um sistema que permite instalar um linux dentro de um ficheiro no teu Windows, instalas como se fosse uma aplicação normal. Assim podes experimentar sem grandes dificuldades.

Todas as aplicações que o Knitter indicou são as mais recomendadas para quem se muda de windows para linux (eu ainda estou a mudar e a arranjar alternativas que estive na mesma situação que tu)

Existe uma versão do GIMP com o aspecto do Photoshop mas não sei até que ponto está actualizada em relação ao GIMP tradicional. Tens a vantagem de puderes usar os plugins do Photoshop no GIMP.

Este upgrade para ficar parecido com o photoshop (tudo numa janela única) ainda não funciona muito bem que eu já o exprimentei e ainda tem muitos erros mas ainda assim daqui a umas semanas ou meses vamos todos poder usufruir de uma versão do GIMP em janela unica o que vai ser um fiel concorrente ao Photoshop da Adobe

Podes sempre utilizar o wubi como o knitter disse ou ainda numa máquina virtual para só exprimentares várias distribuições para ver qual se adapta a ti. Eu pessoalmente uso o Ubunto com alguns teaks.

Quanto a outras aplicações que tenhas que não consigas arranjar forma de ter semelhante ou paralelo no linux podes sempre tentar emular no WINE, que te emula programas windows em Linux. Mas atenção que não dão todos. Se quiseres gastar uns € ou recorrer à pirataria podes também utilizar o Crossover para Linux que é muito bom também para emular programas windows (eu por exemplo ando a tentar emular o Photoshop CS1 lá mas está a parecer-me dificil)

Se fores gamer e quiseres uns joguinhos do windows lá a sorrer podes sempre utilizar uma aplicação paga como o caso do Crossover Gamer (acho que é assim o nome  😞) ou o Cedega que te emulam jogos ainda assim perdendo algum desempenho pois a emulação gráfica ainda está a evoluir.

É um caso de exprimentares... Tens sempre o OpenOffice para suite de Office, recentemente foi adicionada a opção de teres o Xara gratuitamente para desenhos vectoriais caso não te adaptes ao  Inkscape. Já sabes que tens o Firefox como navegador ou ainda caso sejas utilizador de Chrome podes sempre utilizar o novo beta deste navegador para o Linux (os outros navegadores eu não utilizo e caso utilizes o Internet Explorer [como é evidente não existe em linux] está aí uma boa oportunidade para mudares para um browser melhor).

Depois vais descobrindo os melhores programas que se adaptam a ti. Quanto à tua duvida acerca do Nokia PC suite não sei que não utilizo mas sei que há bastantes programas em Ubuntu para te conectares ao telemovel... é um caso de procurares ou na net ou no instalador de pacotes).

Mas já sabes que o pessoal está aqui é para te apoiar a usares alternativas OpenSource 😉

Não querendo fazer publicidade, mas acaba por ser mais simples colocar este link, tenho na minha wiki uma página com alternativas a muito do software usado que podes consultar, tenho também vários links para outros sites que possuem listas mais completas já que a minha se centrou no software que eu uso.

http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Main.Alternative e http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Alternative.Multiplatform

Não querendo fazer publicidade, mas acaba por ser mais simples colocar este link, tenho na minha wiki uma página com alternativas a muito do software usado que podes consultar, tenho também vários links para outros sites que possuem listas mais completas já que a minha se centrou no software que eu uso.

http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Main.Alternative e http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Alternative.Multiplatform

Boa fonte para quem começa Knitter (não ... não é publicidade .. há aí publicidade mais descarada no forum)

Esqueci-me de referir (e não é para te deitar a moral abaixo em relação ao Linux) que a única coisa que vais ficar a perder é num MSN em condições .... tens o aMSN e o Pidgin que  com as suas extençoes ficam lá perto mas não conseguem igualar a dupla Microsoft Messenger + Plus!

Pelos vistos parece que há bastantes soluções para Linux, o que desconhecia...

Ando na fase de experimentação, já tentei o Ubuntu e agora vou testar o Debian. Pelo que li este é bastante leve e traz pouca coisa instalada, assim também poderei fazer algumas comparações.

Obrigado pelas opiniões, bastante útil!

Hum ok! Até li isso em alguns artigos, onde diziam que o Debian é mais leve, agora se é de fiar é que não sei...

Já agora o que acham do "Gentoo" e do "Slackware", dizem que é mais difícil de instalar e que é muito mais estável e leve, no entanto é para experts. Têm alguma impressão destas distribuições?

A questão da leveza, fiabilidade e estabilidade é muito relativo. Linux é um conjunto de muita coisa, e muitos factores afectam a estabilidade ou a leveza ou até a fiabilidade.

Por exemplo, Debian tem uma filosofia de estabilidade levada ao extremo, e dividida (para simplificar) em 3 formas, estável, instável e teste. Se instalares Debian versão estável, é garantido que todo o software que está nos repositórios oficiais é testado e é bastante estável, por outro lado corres o risco de estar a usar versões de software com 2, 3 ou até 4 anos de idade. Isto porque para a versão estável só vai software provado como sendo estável. Para a versão teste tens software que pode ser instável, e por isso está em testes, mas está mais estável que o software na versão instável, nesse nada é garantido funcionar, se bem que não é software cheio de bugs, é apenas software que é novo, as versões podem ser as beta ou recentemente chegadas a estável, pouco usado, ou cujas configurações ainda não foram bem testadas. Em Debian estas 3 etapas são usadas para se obter um sistema bastante robusto.

Gentoo compila todo o software para a máquina, obténs mais velocidade, mas novamente isto é relativo, mais estabilidade dado que o software está compilado para a tua máquina e com as tuas configurações.

Agora, isto tem desvantagens, o Debian estável tem software que pode não ser a versão que queres, e embora não estejas limitado apenas ao software do repositório, é mais complicado estar a misturar versões, o Gentoo consome tempo e recursos, compilar software leva tempo, quanto maior o software mais tempo leva, e por vezes podes ter de ficar sem utilizador o computador.

Além disto, o gestor de janelas que usas afecta a estabilidade e leveza do sistema, um KDE ou um GNOME consomem muito mais que um XFCE e podem ter mais bugs que um gestor mais simples. O próprio software que tu instalas vai alterar a velocidade, a estabilidade e o consumo que o sistema tem.

Não é fácil indicar uma distribuição, todas têm vantagens e desvantagens e um utilizador vai adaptar-se de forma diferente de outro utilizador. Eu usei Debian Slackware, Fedora, Ubuntu, Kubuntu, Slax, Knoppix, e mais umas quantas distribuições, acabei por ficar por duas, Debian e Ubuntu.

EDIT:

Não te preocupes demasiado com a estabilidade do sistema, todas as distribuições que andam por aí são bastante estáveis para utilização em desktop, preocupa-te em perceber como o sistema funciona, e em escolher uma distribuição para iniciares, que pode ser qualquer uma, mais cedo ou mais tarde vais sentir a necessidade de procurar outras para testar, se o para já te preocupares em perceber como o sistema funciona, em ganhar confiança na sua utilização, depois experimentar outras distros é mais simples e vais poder fazer uma escolha mais consciente.

Não vale a pena estares a preocupar-te muito com isso agora porque estás ainda a aprender a usar e perceber como tudo funciona, depois de teres mais conhecimentos é mais fácil saberes o que funciona melhor para ti.

Obrigado pelo esclarecimento!

Acabo de experimentar o Debian e o Slax, e tal como dizes o melhor será começar por aprender como tudo funciona. Estes últimos que experimentei pareceram-me com bom aspecto, no entanto não estou a par do sistema, nem do que posso tirar rendimento.

Vou optar, como já foi sugerido, pelo Ubuntu. Parece-me mais acessível para dar os primeiros passos.

Muito obrigado pela atenção!

Vou optar, como já foi sugerido, pelo Ubuntu. Parece-me mais acessível para dar os primeiros passos.

Sim. Definitivamente o Ubuntu é o melhor (na minha opinião) para se começar em Linux. Aliás ... para os mais noobs Linux é simplesmente Ubuntu ... tal como para esses mesmo noobs a internet é o Google.

O Ubuntu para alem de já trazer muitos programas prontos a usar esses mesmo programas são de fácil habituação e de equivalência a programas do Windows.