Jump to content

(ajuda) Instalação do Linux em Notebook Asus Eee 1000HD

Lilly_Dono

Recommended Posts

Boa tarde.  😞

Comprei à uns 3 meses um Notebook Asus Eee 1000HD. Como estava farta dos problemas e principalmente da lentidão do Windows entre outras coisas mais, recomendaram-me mudar para Linux.

Fiz a formatação/Instalação do Linux Mint (recomendaram-me esse por supostamente ser o mais simples, para eu começar a aprender, pois disto ainda não percebo nada).  :bored:

Mas algo correu mal, porque primeiro, não consigo de modo nenhum configurar o wireless de modo a conseguir ter internet ali. E com isso estamos a tentar mudar para o Mandriva, mas pelos vistos quem me ensina sabe menos do que eu, porque agora o portátil nem sequer reconhece a pen para o poder instalar. Ao reiniciar volta sempre ao mesmo, ignora-a totalmente, no boot não a reconhece.

Será que há nesta comunidade alguém disposto a ajudar-me por favor, a fazer uma instalação decente no meu notebook?  :-\ :-\ :-\ :-\

Desde já obrigada pela atenção.

No que sei.. a uma versao do linux que ja vem numa das versoes desse portatil instalada, um concelho que te dou e ver qual delas e, nao andares a mudar de versao em versao, porque isso do wirless nao dar, pode nao ser da versao, mais si do modulo do linux que faz activaçao do wireless nao instalado, visto que um versao mini.

Outra coisa, em vez de uma pen, tenta um cd rom, ligado via usb, e vai a bios activos o selecionar boot quando carregas no F10.

Bem ... como não sabes nada de linux e como isso e um netbook recomendo a versão Netbook Remix do Ubuntu que é simples de usar e muito intuitivo.

...é também feita para netbooks ou seja ... para nao utilizar tantos recursos, para não ter muitos processos a correr em background, para economizar energia e mais voltada para a internet e comunicação.  🙂

Quanto ao problema do wireless é normal pois pode ainda as drivers não estarem nesse versão do Linux Mint ou o modulo não estar instalado. Tal como te disse, se usares o netbook remix talvez vás ter mais sorte quanto ao wireless uma vez que essa distribuição de linux e voltada para os netbooks como ja referi e como tal tem as drivers e módulos também já "quitados" para esse.

Caso tenhas duvidas ou precises de ajuda na habituação para o Linux posta aqui que o pessoal ajuda  😕

Cumps

Lilly_Dono,

Não é possível que ajudar-te se não nos ajudares. Como tal, seria bom dares mais informações relativamente à placa wireless em questão - marca e modelo, por exemplo. O comando "lspci", que pode ser executado num terminal, é bastante útil nestes casos - faz uma listagem de todo o hardware que faz uso de PCI. Executas o comando no terminal, procuras pela linha referente à placa wireless e postas aqui essa linha.

Desde já muito obrigada pelas respostas.

Eu tentei instalar a versão Netbook Remix do Ubuntu, mas agora por algum motivo, o "boot" creio que é assim que se chama não me reconhece a pen. Eu não possuo nenhuma unidade de dvd externa, por isso só posso recorrer a pen drives...  😕

Quanto a configuração de placas, para poder dar mais informações precisava que me dissessem claramente onde ir e como proceder, porque eu estive toda a vida no windows e mesmo isso não andei a mexer em configurações e tudo mais, eu nisto sou uma folha em branco, se vierem com termos e afins complicados não vou perceber nada de nada.  🙂😄👍

Eu creio que quem me está a tentar ajudar já me conseguiu dar os comandos para reconhecer e instalar a placa, mas quando tento configurar a wirless, na parte de meter a pass do router, não me muda, e ao meter wap/wep (algo assim), muda sempre para uns números compridos e a pass nunca fica gravada....

Já me liguei através do cabo e deu, mas wireless, nada....

E queria realmente mudar para a versão acima mencionada, mas não me reconhece a pen....

Além de que agora o ecrã está constantemente, se abro uma página e ao reiniciar, dá montes de riscos, como se a placa gráfica tivesse algum problema... Visto o pc não ter mais que dois meses e só depois de instalar o linux é que acontece isto, é preocupante...  😛😞

Quem esta a tenatr ajudar a Lilly_dono sou eu, através de MSN e a culpa de o pc estar assim em grande parte é minha  :down: , pois tentamos criar Pen drive com varios softwares e a unica que conseguimos foi a Linux Mint 6, que é a versão que esta instalada no pc e que já tentamos mudar para Mandriva, distro que me é já bastante familiar mas no entanto devido ao pc não reconhecer o boot pela Pen USB não conseguimos.  😕

Já tentei ajuda-la com tudo o que sabia e o que não sabia ainda pesquisei para ver se conseguia resolver o problema mas ate agora ainda não consegui nada, e também através de MSN é difícil ajuda-la em condições.  🙂

Por isso agradeço a todos os que consigam ajuda-la mais e melhor do que eu ajudei  😄

Viva

Eu também aconselho a instalação do Ubuntu Netbook Remix, instalei no portátil MiniHP de um colega meu é correu quase tudo a 100%.

A pen cria com o software UNETBOOTIN, se possível uma pen de 1Gb ou 2Gb, já vi casos de computadores não detectarem no boot pens com capacidades grandes.

Outra coisa é ligares a pen ao pc antes de arrancares com ele, e depois ires á BIOS e definires a pen como Primary Boot, ou First Boot. Ou então tenta ver se no primeiro ecrã do arranque consegues ver algum botão que diga Boot Sequence, ou Boot as vezes existem usando o F9/F10/F12 para escolher o Boot de arranque.

Em relação à placa Wireless, já me aconteceu em vários portáteis só conseguir activando os drivers proprietários SPA, no gestor de Hardware nas ferramentas.

Just my two cents

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Viva

Eu também aconselho a instalação do Ubuntu Netbook Remix, instalei no portátil MiniHP de um colega meu é correu quase tudo a 100%.

A pen cria com o software UNETBOOTIN, se possível uma pen de 1Gb ou 2Gb, já vi casos de computadores não detectarem no boot pens com capacidades grandes.

Outra coisa é ligares a pen ao pc antes de arrancares com ele, e depois ires á BIOS e definires a pen como Primary Boot, ou First Boot. Ou então tenta ver se no primeiro ecrã do arranque consegues ver algum botão que diga Boot Sequence, ou Boot as vezes existem usando o F9/F10/F12 para escolher o Boot de arranque.

Em relação à placa Wireless, já me aconteceu em vários portáteis só conseguir activando os drivers proprietários SPA, no gestor de Hardware nas ferramentas.

Just my two cents

Vou tentar este processo, quando tiver uma pen disponível, pois esta além de não  detectar não sei o que aconteceu quando a usei para instalar o linux que uma pen nova de 2G agora dá a informação de que só tem 1.20GB!!

A informação que me pediram:

/ You will be singled out for promotion \

\ in your work.                        /

---------------------------------------

\

\  \_\_    _/_/

\      \__/

(oo)\_______

(__)\      )\/\

||----w |

||    ||

lillydono@lillydono-laptop ~ $ lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 04)

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)

00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) High Definition Audio Controller (rev 04)

00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 1 (rev 04)

00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 2 (rev 04)

00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 4 (rev 04)

00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 04)

00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 04)

00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 04)

00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 04)

00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 04)

00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d4)

00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 04)

00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) SATA Controller (rev 04)

00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 04)

01:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)

03:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. L1 Gigabit Ethernet Adapter (rev b0)

lillydono@lillydono-laptop ~ $

Quanto ao pc, não acredito que seja normal um notebook com 3 meses e nem um sopro se ouvia, agora faz um monte de ruídos deveras assustadores "tssssk tssssssk" além de que ao ligar a imagem estraga-se todo, fica o ecrã cheio de riscos grossos às cores como se se passasse algo com a placa gráfica.  :down:

esquiso,

Obrigado pela ajuda. seguimos o tutorial que nos mandas-te, mas no entanto a net continua a não funcionar.

tentamos ligar a net com o "Network Manager" da distro mas a chave do modem não fica guardada, e depois com o software wifi-radar para tentar encontrar redes ams ate agra tambem ainda não resultou.

se mais alguém souber como resolver, agradecia.

Não gosto muito de dar este tipo de resposta, mas visto vocês já estarem a desesperar, aqui vai:

O puppy linux é capaz de ser a melhor opção. É a minha distro favorita, eu tive vários problemas com o meu eeepc 700, um dos quais era a placa wireless que nem sequer me aparecia listada no UI da bios. Era sempre o cabo dos trabalhos, havia sempre coisas que não funcionavam, tentei o windowsxp em várias versões, ubuntu backtrack... até que lá pus o puppy. Ficou TUDO a funcionar.

Uma vantagem do puppy é que vai motrando documentação conforme se faz alguma coisa. Dessa forma qualquer pessoa pode orientar-se mesmo sem conhecimentos e até acaba por aprender.

O que eu fiz foi isto:

saquei o unetbootin e um iso do puppy e criei uma pen bootable. Depois arraquei com o puppy. Neste momento já estava TUDO operacional. No entanto quis instalar o sistema para o disco, é só clicar em instalar  e seguir as instruções.

Se guardarem essa pen, têm um sistema oerativo a funcionar. Só que não é muito prático até porque é uma confusão para gravar as alterações de sessão para sesão, o melhor é mesmo instalar.

As perguntas chatas da praxe:

-Como é que fizeram as vossas pens de arranque? é que não basta copiar para lá ficheiros. É necessario colocar o bootloader nos bytes iniciais do sistema de ficheiros pelo que a pen tem que ser reformatada.

-Certificaram-se que o computador está a tentar arrancar a partir da pen? Pode ter que se redifinir isso na bios

Pessoalmente até me sinto mais ou menos à vontade a instalar coisas mais tricky em linux, sempre auxiliado por documetação claro está. Mas se devo dar a minha sincera opinião: Não tenho paciencia para andar a instalar hardware manualmente. Exige procedimentos demasiado específicos e complexos para um fim que não se justifica. Nesse aspecto o windows ainda tem vantagem, há que dize-lo sem complexos.

PS: ok já o blue_acid tinha dito muito disto 🙂 ainda bem, antes a mais que a menos.

olá pedrotuga, e obrigado pela ajuda

a pen foi criada com o unetbootin, no entanto, como pensamos que o software é que não estava a conseguir criar a pen, usams outros programas para criar tal como o http://www.linuxliveusb.com/using-lili.html (que foi o que criou a pen do linux mint 6)

o problema é que agora o pc tambem não reconhece a pen no boot, ja tentamos configurar novamente na bios mas as unicas opções que ele agora reconhece é boot por HDD e por Removabel Device (que infelizmente parece não ser a pen porque o pc não arraca por ela com esta opção).

Para alem disso tudo, como se um problema não chegasse,a pen tambem reduziu o tamanho de 2gb para apenas 1,2gb em duas formatações, e não sei o motivo.

o problema é que agora o pc tambem não reconhece a pen no boot, ja tentamos configurar novamente na bios mas as unicas opções que ele agora reconhece é boot por HDD e por Removabel Device (que infelizmente parece não ser a pen porque o pc não arraca por ela com esta opção).

Tambem tive esse problema, depois de algumas (muitas) cabeçadas lá descobri que afinal o único problema é que aparentemente as definições do hardware são no um tanto ou quanto confusas e esquisitas:

-Se eu colocar a pen na posta usb do lado esquerdo funciona SEMPRE se eu a colocar nas portas usb do lado direito nem sempre funciona. Não sei porquê. Tendo isto em conta: tentar todas as portas.

-Colocando só a pen o sistema não arrancava de lá por si só. Tenho que premir uma tecla que aparece no ecrã (acho  que é F1 ou F2 ou então esc) a dizer "prima <tecla> para boot", ou qualquer coisa do estilo. E só premindo essa tecla é que me aparece um menu com duas opções, uma delas é a pen. Não me lembro se diz "removable media" ou "usb device" mas é uma coisa assim do estilo.

Isto é um pouco foleiro, quem quiser arrancar sempre de uma pen tem que estar ali à espera do momento certo para premir a teclazinha mágina, senão o arranque vai procurar no disco.

Peço desculpa por não dar instruções muito precisas, mas não tenho o portátil comigo. Mas pelo que estão a descrever, parece que estão a passar exactamente pelos mesmo problemas que eu passei, e posso dizer-vos que tudo funciona. Eu até já tinha o portátil encostado a um canto, mal sabia eu que tudo se resolveria com um pouco de insistência.

olá pedrotuga obrigado pela tua ajuda,

não conhecia esse tipo de problemas, mas obrigado pela explicação e ajuda.

quanto ao boot, já conseguimos fazer com que detectasse a pen, agora falta apenas a net, que ainda não conseguimos configurar.

Actualmente estamos a usar o puppy ainda na pen e seguimos este tutorial mas ainda não funcionou

http://www.wikihow.com/Set-up-a-Wireless-Network-in-Puppy-Linux

se alguém conseguir ajudar

Ah, então já estamos a fazer progressos! 😛

Os tutoriais tendem a confundir-me um pouco na medida em que facilmente ficam desactualizados. Com o puppy tenho tido mais sorte seguindo as dicas que vão aparecendo nas caixas de diálogo e tentando sempre perceber qual é a opção melhor. Mas isso depende de muita coisa.

Quando vos aparece uma caixa de diálogo parecida ou igual a esta conseguem ver dois interfaces de rede na lista tal como está na imagem?

http://www.wikihow.com/Image:Snapshot2_293.png

Se conseguirem é clicar no botão correspondente ao do wireless, no caso da imagem é o 'ath0'. Se chegaram aqui então já estão muito perto de ter tudo operacional.

Se não conseguirem é um pouco estranho, mas depois de ver o que eu vi no meu eeepc (o wireless nem sequer aparecia na lista de dispositivos) já não me surpreendia de todo.

Uma coisa importante, usem a versão 4.2 do puppy, a versão 3 não vem com support para o hardware do eeepc out-of-the-box.

Outra coisa que me encravou inicialmente mesmo depois de ter tudo a funcionar:

É precisa muita atenção quando se clica nas caixas de diálogo, porque há situações em que pensamos que clicámos em "next, next, next..." e na verdade nunca chegámos a dar ordem ao SO para submeter as alterações. Durante meia hora tentei ligar-me à internet sem sucesso porque quando estava a escolher a ligação à internet, chegava a um ponto que estava a carregar na tecla ENTER ao invés de clicar em "use these setteings". Mais vale ir devagar e lêr tudo o que aparece.

Outra dica:

se alguma janela ficar parcialmente fora da área visível do ambiente de trabalho, mantenham a tecla Alt premida e assim podem arrastar a janela para outra posição com o rato.

Ok, têm tudo pronto a funcionar, só ainda não está a internet configurada, estamos quase!

Estive agora a experimentar no meu e é igual praticamente igual ao que está no link que afixaste. Tem uma diferença aqui e ali no sítio onde um botão ou dois aparece, mas é praticamente igual.

Escolhes wirelesss. Clica em 'testar' uma vez só para confirmar. E depois clica em 'Scan' e aparecem-te as redes que ele apanha. Faz duplo clique sobre uma, insere a pass e o user se for preciso e clica em 'Save'. Depois em 'use this profile', dá ao profile um nome-mnemónica, estilo "rede-de-casa" para não te esqueceres.

Depois deve aparecer-te um quadro a dizer: "puppy was able to connect to the network..." ou coisa parecida "...proceed to ip assignment". Aí clica em DHCP e deves ter tudo completo.

lê sempre o que diz nas caixas de diálogo.

Acabei de verificar uma coisa: se eu me ligar a um perfil que já tenho guardado, navego na internet sem problemas. No entanto se tentar fazer um scan por redes não encontro nenhuma, nem sequer aquela que tenho guardada no perfil. Experimentei ir com o compuador para perto do router e fazer um scan. Apanhou-o logo. Moral da história: peguem em duas cadeiras e façam isso mesmo ao pé do router 😄

Eu consigo usar wireless pela casa toda sem qualquer problema, no entanto isto só deteta a rede no scan se eu estiver no mesmo quarto onde está o router.

Eu tirava uns screenshots, mas não me ajeito em tal tarefe com um monitor deste tamanho e apenas com um touchpad como rato.

• 1 month later...