Rui Carlos Posted June 22, 2006 at 09:45 AM Report #34212 Posted June 22, 2006 at 09:45 AM todas as demonstrações que se seguem possuem um erro, que permite chegar a conclusões absurdas... tentem encontrá-los... 😁 1) 8 é igual a 7? Começamos com a seguinte igualdade, que supomos ser verdadeira: a + b = c Podemos escrever a igualdade da seguinte maneira: (8 a - 7 a) + (8 b - 7 b) = (8 c - 7 c) Colocando todos os múltiplos de 7 de um lado e os de 8 do outro, temos: 8 a + 8 b - 8 c = 7 a + 7 b - 7 c Colocando em evidência o 7 de um lado e o 8 do outro obtemos: 8 (a + b - c) = 7 (a + b - c) Dividindo ambos os lados por a+b-c temos: 8 = 7 ----------------- 2) 4 é igual a 6? Começamos com a seguinte igualdade: -24 = -24 Escrevemos o número -24 em duas maneiras diferentes: 16 - 40 = 36 - 60 Os números 16, 40 , 36 e 60 podem ser escritos da seguinte forma: 4x4 - 2x4x5 = 6x6 - 2x6x5 Somámos 25 nos dois lados da equação: 4x4 - 2x4x5 + 5x5 = 6x6 - 2x6x5 + 5x5 Ficamos então com um binómio ao quadrado de cada lado (o primeiro termo ao quadrado, menos duas vezes o produto dos dois termos mais o quadrado do segundo) (4 - 5)2 = (6 - 5)2 Eliminando o quadrado nos dois lados da equação temos: 4 - 5 = 6 - 5 Finalmente, somando 5 nos dois lados, obtemos o resultado: 4 = 6 ----------------- 3) 4 é maior que 5? Começamos com a seguinte inequação verdadeira: (1/81) > (1/243) Ou seja: (1/3)4 > (1/3)5 Aplicando o logaritmo obtemos: log10(1/3)4 > log10(1/3)5 Aplicando a propriedade da potência dos logaritmos ficamos com: 4 log10(1/3) > 5 log10(1/3) Dividindo ambos os lados por log10(1/3) chegamos a conclusão: 4 > 5 Rui Carlos Gonçalves
Anonym Posted June 22, 2006 at 08:01 PM Report #34308 Posted June 22, 2006 at 08:01 PM 2) 4x4 - 2x4x5 + 5x5 = 6x6 - 2x6x5 + 5x5 1 = 1 (nao tem nada a ver mas prontos) e, dado que o "a" no 1º membro não ser igual ao "a" do segundo membro nao lhes podemos aplicar a mesma letra. neste caso nao se pode factorizar ficaria (a-b)2 = (c-b)2
Rui Carlos Posted June 22, 2006 at 08:08 PM Author Report #34311 Posted June 22, 2006 at 08:08 PM 2) 4x4 - 2x4x5 + 5x5 = 6x6 - 2x6x5 + 5x5 1 = 1 mas qual a parte da dedução que está errada? tu apenas estás a deduzir outra coisa que por acaso é verdadeira... Rui Carlos Gonçalves
Anonym Posted June 22, 2006 at 08:11 PM Report #34312 Posted June 22, 2006 at 08:11 PM se estiver mal não digas a solução
Saco Posted June 22, 2006 at 08:11 PM Report #34313 Posted June 22, 2006 at 08:11 PM No primeiro e no terceiro já sei o que está mal, no segundo a coisa está mais complicada, posso meter aqui as respostas?
Rui Carlos Posted June 22, 2006 at 08:13 PM Author Report #34315 Posted June 22, 2006 at 08:13 PM ... posso meter aqui as respostas? acho que era melhor esperares um pouco... 😉 Rui Carlos Gonçalves
Anonym Posted June 22, 2006 at 08:14 PM Report #34316 Posted June 22, 2006 at 08:14 PM (4 - 5)2 = (6 - 5)2 Isto nao implica que 4 - 5 = 6 -5 Se x e y sao numeros reais, entao x = y => x^2 = y^2. Mas x^2 = y^2 NAO implica que x =y, pois podemos tambem ter x = -y. finalmente
vbmaster Posted June 22, 2006 at 08:14 PM Report #34317 Posted June 22, 2006 at 08:14 PM No 1) estás a dividir por 0.
Anonym Posted June 22, 2006 at 08:17 PM Report #34318 Posted June 22, 2006 at 08:17 PM na inequação 3, o sinal da desigualdade tem de se inverter. Pois log10(1/3) é um número negativo, certo?
Saco Posted June 22, 2006 at 08:24 PM Report #34319 Posted June 22, 2006 at 08:24 PM Ok, também vou meter em stealth mode... [glow=black,2,300]No primeiro, a+b = c <=> a+b-c = 0, logo vais estar no fim a fazer uma divisão por zero, algo que é impossivel. No segundo, ja foi explicado. No terceiro, log10(1/3) é um número negativo, logo, quando divides, o sentido da inequação troca e portanto fica 4 < 5.[/glow]
Anonym Posted June 22, 2006 at 08:24 PM Report #34320 Posted June 22, 2006 at 08:24 PM todas as demonstrações que se seguem possuem um erro, que permite chegar a conclusões absurdas... tentem encontrá-los... 😁 1) 8 é igual a 7? Começamos com a seguinte igualdade, que supomos ser verdadeira: a + b = c Podemos escrever a igualdade da seguinte maneira: (8 a - 7 a) + (8 b - 7 b) = (8 c - 7 c) Colocando todos os múltiplos de 7 de um lado e os de 8 do outro, temos: 8 a + 8 b - 8 c = 7 a + 7 b - 7 c Colocando em evidência o 7 de um lado e o 8 do outro obtemos: 8 (a + b - c) = 7 (a + b - c) Dividindo ambos os lados por a+b-c temos: 8 = 7 ----------------- só podes meter em evidencia se o outro termo é igual a zero!
Kalouste Posted August 5, 2006 at 07:05 PM Report #42499 Posted August 5, 2006 at 07:05 PM ATENÇÃO: SPOILER 1) ao eliminar (a+b-c), divide-se por 0, logo não é solução Edit: ou então a + b - c != 0, o que não é definido no domínio da expressão só podes meter em evidencia se o outro termo é igual a zero! esta é a solução? não percebo, podes explicar melhor? thanks on advance 2) raíz de x^2 iguala *módulo de x, logo como 4-5 representa um número negativo fica: -(4-5) = 6-5, donde -10 = -10 *note-se que: sqrt(x^2) = -x se x < 0 e x se x > 0 3) nota: não compreendo o recurso ao logaritmo, uma vez que as bases são iguais (1/3) ^ x é uma função decrescente logo se (1/3)^4 > (1/3)^5 então 4 < 5
KTachyon Posted August 5, 2006 at 07:26 PM Report #42503 Posted August 5, 2006 at 07:26 PM 1) ao eliminar (a+b-c), divide-se por 0, logo não é solução Não faz sentido... A resposta do Anonym é que está correcta. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Saco Posted August 6, 2006 at 10:45 AM Report #42575 Posted August 6, 2006 at 10:45 AM 1) ao eliminar (a+b-c), divide-se por 0, logo não é solução Não faz sentido... A resposta do Anonym é que está correcta. Disseram a mesma coisa, mas a resposta do Kalouste está mais correcta, já que não precisas que o outro termo seja zero para poderes meter em evidencia. Por exemplo: 4*5 = 4*2 + 4*3 4*5 = 4*(2+3) 5 = 2 + 3 Nenhum dos termos é zero e podes pôr em evidência e "cortar" (dividir ambos os termos por 4). já 4*0 = 5*0 + 1234*0 4*0 = 0*(5 + 1234) 4 = 1239 aqui podes meter em evidência, mas não podes "cortar" porque o "cortar" é dividir ambos os membros por 0
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