Jump to content

duvida em apontadores

iniciante
 Share

Recommended Posts

Mostra aí o que já tens feito...

eu tenho estas duas listas  e um array que aponta para alista..isto é um trabalho de sistemas oeprativos

typedef struct lista_pcb
{
   int pid;	             /* pid*/
   int prioProc; 
   int tempProc;
   int tempUsado;
   time_t time;
   struct lista_pcb *next;      /* Próximo elemento da lista*/
   struct lista_pcb *prev;      /* Elemento anterior da lista */
}PCB;

// Estrutura Inicio de Lista
typedef struct queue_head 
{
  struct proc *next;
  struct proc *last;
}queue_t;

queue_t array_queue[10];// Tabela das Ready Queues

para adicionar a lista elementos eu adicono assim:

p->prioProc = prioProc;
     p->tempProc = tempProc;
     p->pid =pid++;
     p->time = time(NULL);

q = &array_queue[prioProc];

if (q->next == 0)
	     {
		  q->next = p;
		  q->last = p;
	     } 
	     else 
	     {
		   r = q->last;
		   r->next = p;
		   q->last = p;
	     }
                     p->next=0;

agora quero ser o primeiro elemento da lista 0 e dps de o ler polo na ultima posicao da lista

RC

Esse código colocado às postas fica um pouco confuso. Até porque acho que devem faltar aí coisas, por exemplo: onde está definida a struct proc que usas na queue_t ? ou então a lista_pbc é a tal proc... Que é o que me parece.

Bom, de qualquer forma, o que necessitas de fazer para passar o primeiro elemento para o fim da lista é algo como:

- através do queue_head acedes ao último elemento da lista e colocas o next desse elemento a apontar para o next da  queue_head, ou seja, o ultimo elemento deixa de o ser e passa a ter um elemento seguinte que será o novo último

- colocas o last do  queue_head a apontar para o actual next da mesma, ou seja, o actual primeiro elemento passará a ser o último

- colocas o next do  queue_head a apontar para o next do next da  queue_head, ou seja, o actual segundo elemento passará a ser o primeiro

- finalmente, defines o prev do actual primeiro (next) como sendo NULL. Ou seja, como é o primeiro não tem elemento anterior a ele.

Acho que não me esqueci de nada.

Esse código colocado às postas fica um pouco confuso. Até porque acho que devem faltar aí coisas, por exemplo: onde está definida a struct proc que usas na queue_t ? ou então a lista_pbc é a tal proc... Que é o que me parece.

Bom, de qualquer forma, o que necessitas de fazer para passar o primeiro elemento para o fim da lista é algo como:

- através do queue_head acedes ao último elemento da lista e colocas o next desse elemento a apontar para o next da  queue_head, ou seja, o ultimo elemento deixa de o ser e passa a ter um elemento seguinte que será o novo último

- colocas o last do  queue_head a apontar para o actual next da mesma, ou seja, o actual primeiro elemento passará a ser o último

- colocas o next do  queue_head a apontar para o next do next da  queue_head, ou seja, o actual segundo elemento passará a ser o primeiro

- finalmente, defines o prev do actual primeiro (next) como sendo NULL. Ou seja, como é o primeiro não tem elemento anterior a ele.

Acho que não me esqueci de nada.

ficaria algo assim:

for(; q->next->next!=NULL ; p= q->next);

q->last=q->next;

q->next=NULL;

q->next=q->next->next;

p->prev=NULL;

? isto do aspontadores baralham-me todo mesmo =s

RC

Repara que tens acesso directo ao último elemento da lista, portanto é desnecessário percorrer toda a lista com aquele for.

Depois, tens ali uma instrução que não faz sentido (q->next=NULL;), visto que logo de seguida voltas a defini-lo com: q->next=q->next->next;

Assumindo q como a cabeça da lista, ficaria algo como:

q->last->next = q->next  // o ultimo elemento da lista passa a ter um elemento a seguir a si
q->last=q->next;         // o ultimo elemento da lista deixa de o ser e dá lugar ao novo ultimo elemento, que ainda é também o primeiro
q->last->last = NULL;    // o novo ultimo elemento deixa de ter elemento seguinte
q->next=q->next->next;   // o segundo passa a primeiro
q->next->prev=NULL;      // o novo primeiro deixa de ter antecedente

Repara que tens acesso directo ao último elemento da lista, portanto é desnecessário percorrer toda a lista com aquele for.

Depois, tens ali uma instrução que não faz sentido (q->next=NULL;), visto que logo de seguida voltas a defini-lo com: q->next=q->next->next;

Assumindo q como a cabeça da lista, ficaria algo como:

q->last->next = q->next  // o ultimo elemento da lista passa a ter um elemento a seguir a si
q->last=q->next;         // o ultimo elemento da lista deixa de o ser e dá lugar ao novo ultimo elemento, que ainda é também o primeiro
q->last->last = NULL;    // o novo ultimo elemento deixa de ter elemento seguinte
q->next=q->next->next;   // o segundo passa a primeiro
q->next->prev=NULL;      // o novo primeiro deixa de ter antecedente

já percebi a ideia...mas continuo sem conseguir..estou a compilar isto em linux entao quando meto por exemplo a linha de codigo "q->last->next= q->next;" da-me este erro "dereferencing pointer to incomplete type"..

bem mas obrigado na mesma pela ajuda xD

RC

Provavelmente o q não é um apontador, logo tens que usar q.last e não q->last.

é...o q é um apontador para:

// Estrutura Inicio de Lista

typedef struct queue_head

{

struct proc *next;

struct proc *last;

}queue_t;

e dps tenho p e r a apontar para

typedef struct lista_pcb

{

int pid;                  /* pid*/

int prioProc;