Jump to content

Objecto TIMER para datagrid

kazzx
 Share

Recommended Posts

no datagridview tenho 3 colunas.

exemplo: uma coluna apresenta irá apresentar nomes, com várias rows, outra coluna serão combobox's, e outra coluna é a hora, onde cada row apresenta por exemplo 12H30 (sempre mais meia hora do que a hora do sistema) . irão aparecer N rows.

eu queria saber como fazer aparecer uma MSGBOX com o nome da primeira coluna a dizer " O utilizador tal tem de abandonar o PC", quando chegar à hora apresentada na coluna.

se na linha 5 a hora for igual à hora do sistema então faz aparecer uma msgbox, e para cada row.

para isso precisarei de um timer?

fiz-me entender?

No timer, com um intervalo largo (não precisa de ser muito apertado. 30000 no interval é suficiente):

For DRI As Integer = 0 To DGView.Rows.Count - 2
            Dim TempHora As Date = CDate(DGView.Rows(DRI).Cells(1).Value.ToString)
            Dim TempSpan As TimeSpan = TempHora - CDate(Now.ToShortTimeString)
            If TempSpan.Minutes < 0 Then
                MsgBox(DGView.Rows(DRI).Cells(0).Value.ToString & ", baza do pc")
            End If
        Next

Assumindo que a coluna 0 é o nome e a coluna 1 é a hora.

Vê lá se entendes, o que aí está. Não tenhas problemas em tirar dúvidas.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

30000 msecs não é meia hora. São 30 segundos.

Usa breakpoints. É fácil de entenderes o problema se seguires o fluxo do código.

Por o sim e por o não, verifica também se por acaso não deixaste o timer Enabled=False 😉

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

oh esquece, eu não tinha mudado o número da coluna, tens razão.

mas tipo, ao fim de 30 segundos aparece uma msgbox, mas aparecem tantas msgbox quantas rows tenho.

por exemplo, se na row do nome tiver o nome 'Manel' passado 30 segundos aparece uma msgbox, mas se estiveram lá mais rows com os nomes, aparece uma msbox para cada row e não deveria.

só deveria aparecer uma msgbox ao fim de 30 segundos (neste caso) para cada row. faço-me entender?

por exemplo: faço aparecer um novo nome no datagridview às 14h:40m:00s e faço aparecer outro nome às 14h:40m:10s, aparecem duas msgbox's seguidas, e não deveria. deveria sim aparecer uma msgbox às 14:40:30s e outra às 14:40:40s , tipo isso.

É normal.

Tu agora é que tens de controlar o que tens de fazer com isso.

Podes sacar o gajo da lista, ou marcar como "Já avisado" para evitar que o ciclo o volte a apanhar.

Tu é que sabes o que isso está a fazer e tu é que sabes o que queres que aconteça depois e mais importante, tu é que sabes o que isso é.

Já chega de peixe pah, agarra mas é na cana e faz-te ao lago 😉

Sérgio Ribeiro