micront Posted December 22, 2009 at 11:59 PM Report Share #301952 Posted December 22, 2009 at 11:59 PM Boa noite Alguem me pode ajudar como criar um ficheiro que abra automaticamente depois de correr na consola e mostre o seu conteudo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Localhost Posted December 23, 2009 at 12:14 AM Report Share #301957 Posted December 23, 2009 at 12:14 AM De uma maneira rápida. Vou dar nomes como exemplos a variáveis, nomes de ficheiros, etc. Para abrires o ficheiro: FILE *f; if(!(f=fopen("ficheiro.txt","r"))) { printf("Erro a abrir o ficheiro\n"); exit(1); } Para leres o que está no ficheiro (de uma maneira muito "rudimentar"): char c; while((c=getc(f)) != EOF) { printf("%c", c); } Não te esqueças de fechar o ficheiro: fclose(f); EDIT: Desculpa lá não ter explicado, ontem. É assim: no primeiro caso eu simplesmente digo que se ocorrer algum erro ao abrir o ficheiro que print aquilo. No segundo pedaço de código eu digo que enquanto não alcançar o final do ficheiro para imprimir caracter a caracter o conteúdo do ficheiro. No terceiro, eu simplesmente fecho o ficheiro. Tudo isto é feito através do ponteiro que está a apontar para o ficheiro ou seja, existe ali um fluxo de dados constante (uma comunicação entre o ficheiro e o teu programa). Isto em pseudo-código 😉 here since 2009 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts