lesiano Posted December 22, 2009 at 03:12 PM Report Share #301832 Posted December 22, 2009 at 03:12 PM Boas; estou a fazer um projecto que vai buscar informação a uma base de dados (não local) Eu estava a pensar fazer uma classe "BD" que fosse buscar para estruturas de dados a informação toda, mas será que é um conceito errado meter esses métodos nas próprias classes? O projecto é um jogo de futebol tipo ELIFOOT. Estou a pensar na classe "campeonato" ter um metodo: metodo{ *acede à bd; *copia as equipas todas deste campeonato para um hash *devolve o hash; } Alterei o método de pensamento porque não estou a conseguir fazer pelo primeiro. Reparem, um método que vai buscar as equipas todas na classe bd. Como depois fico com um hash na classe Campeonato com a mesma informação do hash da BD? Thanks pela ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted December 22, 2009 at 08:49 PM Report Share #301902 Posted December 22, 2009 at 08:49 PM Não precisas ter a base de dados toda a memória. Se for uma base de dados tipo Football Manager, ocupa demasiada memória. Carregas o essencial e que é acedido frequentemente, depois o resto vais buscando e fazendo cache como necessário. Para não esgotar a memória vais limpando o cache q n é acedido com frequencia. Quanto ao método p aceder á bd, podes fazer da seguinte maneira: - Organizas o teu jogo por classes/módulos que identifiques que possam ser independentes e crias uma camada de acesso a dados para eles. Isto tem a vantagem de poderes separar conceitos e poderes aceder á base de dados por threads diferentes optimizando os tempos de load do jogo. Claro que falar é fácil e fazer é dificil, mas o meu conselho é começares por pensar na organização do teu jogo, modelo de dados e modelo de classes. Depois quando tiveres isso fica tudo mais claro. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
lesiano Posted December 22, 2009 at 10:46 PM Author Report Share #301941 Posted December 22, 2009 at 10:46 PM E respondendo à minha pergunta: Achas que posso ter uma camada só para acesso à BD? Se sim, como vou buscar os resultados dos métodos, para usar nas outras classes? Danke. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted December 22, 2009 at 11:02 PM Report Share #301942 Posted December 22, 2009 at 11:02 PM Sim, podes e deves ter uma camada de dados para acesso à BD. Para todas as classes terem acesso, podes criar uma camada de Entidades, que sejam referenciadas por todas as classes interessadas. Uma Entidade é apenas um classe com campos privados e um método de get e set para cada campo. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
lesiano Posted December 22, 2009 at 11:09 PM Author Report Share #301945 Posted December 22, 2009 at 11:09 PM Estou verdíssimo em Java, como referencio as demais classes na classe Entidades? Danke. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted December 22, 2009 at 11:11 PM Report Share #301946 Posted December 22, 2009 at 11:11 PM Se tiverem no mesmo package não precisas fazer nada. Se tiverem noutro package, q é o q deves fazer ( um package para cada camada), tens que adicionar a referencia, não me lembro ao certo do sitio, mas com o eclipse chegas lá num instante. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
lesiano Posted December 22, 2009 at 11:16 PM Author Report Share #301947 Posted December 22, 2009 at 11:16 PM Uso BlueJ. Mas estão no mesmo package sim. Vou-me preocupar mais com o código, que é puxado, depois com isto. Obgdão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts