softklin Posted December 22, 2009 at 11:09 AM Report Share #301799 Posted December 22, 2009 at 11:09 AM Boas pessoal. Estou a fazer umas experiências em C#, usando WPF. Mais concretamente, estou a fazer uma pequena aplicação de desenho de polígonos, e queria implementar um sistema de histórico, para poder anular alterações (undo e redo). Estou a pensar fazer este sistema usando listas, nas quais cada nó tem um estado do canvas que estou a utilizar. O meu problema é que não sei como fazer clone dos objectos canvas (System.Window.Controls.Canvas), visto que não oferece um método clone, copy, wiseClone, ou similar. Estou a tentar copiar os objectos, visto que uma atribuição apenas aponta para o objecto original, correcto? Se ajudar, a minha janela tem um objecto canvas, do tipo que já referi, e mais uns botões. Desde já agradeço a vossa ajuda, Cumps. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 22, 2009 at 12:11 PM Report Share #301808 Posted December 22, 2009 at 12:11 PM Existem alguns exemplos na net, mas quase todos com silverlight. Talvez sirvam para o que queres, o que me parece mais adequado é o que se encontra no ultimo reply do post que te indico abaixo: http://forums.silverlight.net/forums/t/1730.aspx Parece relativamente simples, mas não tive a oportunidade de o testar. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted December 22, 2009 at 01:42 PM Author Report Share #301817 Posted December 22, 2009 at 01:42 PM Não estou a conseguir, ou pelo menos não estou a ter os resultados pretendidos. Optei por usar um código mais em cima, devido ao comentário do autor do último post: I have put together a similar method using Linq just for fun. Thismethod unfortunately does a horrible job of cloning some runtime types such as framework template, control template and so on. I suppose i'llbe using the SilverlightContrib XamlWriter instead. Não percebo bem se será o meu caso, no meu programa tenho um canvas que arrastei da toolbox. Deixo aqui o código que estou a utilizar: /// <summary> /// Cria um ponto de histórico para o canvas actual /// </summary> void createRestorePoint() { Canvas backup = Clone(myCanvas); history.AddLast(backup); } /// <summary> /// Clona objectos /// </summary> /// <typeparam name="T">Tipo de dados genérico</typeparam> /// <param name="source">Dados a copiar</param> /// <returns>Cópia do objecto</returns> /// <see cref="http://forums.silverlight.net/forums/t/1730.aspx"/> private static T Clone<T>(T source) { T cloned = (T)Activator.CreateInstance(source.GetType()); foreach (PropertyInfo curPropInfo in source.GetType().GetProperties()) { if (curPropInfo.GetGetMethod() != null && (curPropInfo.GetSetMethod() != null)) { // Handle Non-indexer properties if (curPropInfo.Name != "Item") { // get property from source object getValue = curPropInfo.GetGetMethod().Invoke(source, new object[] { }); // clone if needed if (getValue != null && getValue is DependencyObject) getValue = Clone((DependencyObject)getValue); // set property on cloned curPropInfo.GetSetMethod().Invoke(cloned, new object[] { getValue }); } // handle indexer else { // get count for indexer int numberofItemInColleciton = (int) curPropInfo.ReflectedType.GetProperty("Count").GetGetMethod().Invoke(source, new object[] { }); // run on indexer for (int i = 0; i < numberofItemInColleciton; i++) { // get item through Indexer object getValue = curPropInfo.GetGetMethod().Invoke(source, new object[] { i }); // clone if needed if (getValue != null && getValue is DependencyObject) getValue = Clone((DependencyObject)getValue); // add item to collection curPropInfo.ReflectedType.GetMethod("Add").Invoke(cloned, new object[] { getValue }); } } } } return cloned; } private void setNewPoint(object sender, MouseButtonEventArgs e) { thePoints.Add(e.GetPosition(myCanvas)); Polygon dot = new Polygon(); dot.Points = createSquareFromCenter(e.GetPosition(myCanvas), 5); dot.Fill = new SolidColorBrush(Color.FromArgb(60, 0, 0, 0)); myCanvas.Children.Add(dot); } private void button1_Click(object sender, RoutedEventArgs e) { //restaura para o primeiro ponto Canvas oldCanvas = Clone(history.First.Value); history.RemoveFirst(); myCanvas = Clone(oldCanvas); myCanvas.UpdateLayout(); } Esta última função button1_Click é um botão de teste que tenho aqui para me restaurar para o primeiro ponto de todos. De seguida elimina-o. Não tem lógica, mas é só mesmo para testar o sistema. Após a execução da função de restaurar, obtenho um canvas igual ao anterior, mas "congelado", porque a função setNewPoint, cujo objectivo é deixar algumas marcas de referências para os pontos dos polígonos, não está a funcionar, não cria pontos nenhuns... Nem uma simples função de apagar tudo funciona... O estranho é que não lança nenhuma excepção. Quando vou à vista de debug, aparentemente está tudo bem, porque a lista de histórico fica com elementos do tipo Canvas. Alguma ideia? 😉 Notas: - mycanvas é o objecto gráfico que arrastei da toolbox. - Aquela função do meio, clone, foi a que copiei do website. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 22, 2009 at 02:45 PM Report Share #301825 Posted December 22, 2009 at 02:45 PM Vou testar aqui. Estive a ler o codigo todo, e pelo que percebi ele consegue clonar o objecto canvas. Não entendo no entanto porque o destroi de seguida. history.RemoveFirst(); De certeza que alguma coisa me está a escapar mas ainda não consegui ver o quê. Talvez depois de um café se faça "luz" na mioleira, e consiga perceber. Se conseguires depois mostra como conseguis-te. Agora fiquei curioso 😉 Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted December 22, 2009 at 03:33 PM Author Report Share #301834 Posted December 22, 2009 at 03:33 PM A intenção do history.removeFirst era para remover o item antigo com o qual ia substituir o canvas actual, myCanvas (por consequência vou tirá-lo do histórico). A função que queria seria algo mais deste género: //restaura para o ponto anterior Canvas oldCanvas = Clone(history.Last.Value); history.RemoveLast(); myCanvas = oldCanvas; //Clone(oldCanvas); myCanvas.UpdateLayout(); Os canvas vão sendo guardadsos por ordem cronológica conforme vão sendo alterados e depois quando é feito um pedido para anular alterações, vou buscar o último estado gravado, e elimino-o do histórico. Mas bem, quanto ao problema do clone, mantém-se... Vou pesquisar mais um pouco a ver se encontro alguma coisa, ou outra solução. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted December 22, 2009 at 03:44 PM Report Share #301837 Posted December 22, 2009 at 03:44 PM Não sei se ajudará, mas também andei a pesquisar exemplos, a ver se percebia o que se pode estar a passar. No codeproject encontrei este, mas um graphis engine. Pelo que vi tem uma abordagem diferente da que penso que estejas a fazer ao mesmo problema. Talvez ajude um pouco. Pelo que percebi é mais complicado trabalhar apenas com canvas. http://www.codeproject.com/KB/dotnet/another_graphic_engine.aspx "Q: Why is the GraphicDocument a separate class from Canvas? I could add all the items to draw directly to the Canvas. A: Same reason of the first question: the GraphicDocument is the logical items aggregation, it is the document, the canvas is the surface on which the document is drawn. And again, in this way, I could have the same document open on more canvas." Já percebi a questão do history. Foi comfusão minha literalmente. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted December 22, 2009 at 11:44 PM Author Report Share #301950 Posted December 22, 2009 at 11:44 PM Apocsantos, obrigado por toda a ajuda. Graças a ti, consegui chegar à solução dos clones, pelo menos como eu que queria. Resolvi alterar o meu projecto, e considerar um canvas criado programaticamente, me vez de arrastado da toolbox. Também mudei a minha função de clone para uma baseada em parsers de XML, que encontrei em: http://stackoverflow.com/questions/32541/how-can-you-clone-a-wpf-object // gravar o canvas actual (myCanvas) para XAML String curCanvasCode = XamlWriter.Save(myCanvas); StringReader stringReader = new StringReader(curCanvasCode); XmlReader xmlReader = XmlReader.Create(stringReader); // ler o canvas do código XAML e passá-lo para objecto Canvas backup = (Canvas)XamlReader.Load(xmlReader); E funciona, com um pequeno senão: animações, handlers (funções associadas a cliques, etc) são perdidas na transição para XAML, porque esse código é escrito à parte em ficheiros C#/VB. Nesse caso basta, ao recuperar a cópia, definir de novo estes atributos. A título de exemplo, a minha função ficou assim: // buscar o canvas anterior ao histórico e obter o código XAML String prevCanvasCode = XamlWriter.Save(history.Last.Value); StringReader stringReader = new StringReader(prevCanvasCode); XmlReader xmlReader = XmlReader.Create(stringReader); Canvas prevCanvas = (Canvas)XamlReader.Load(xmlReader); // remover o canvas actual dos controlos myGrid.Children.Remove(myCanvas); // o canvas actual é agora o anterior (referência) myCanvas = prevCanvas; // redefinir aributos, handlers, etc, perdidos na transição para XAML prevCanvas.MouseLeftButtonDown += new MouseButtonEventHandler(setNewPoint); // colocar o canvas anterior (agora actual) nos controlos da janela myGrid.Children.Add(prevCanvas); Funciona bem no meu caso. Mais uma vez, obrigado pelos links e pela atenção. 😉 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts