Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Terminar uma sessão remota em Linux

Mensagens Recomendadas

softklin    12
softklin

Boas pessoal, precisava que me dessem uma dica de Linux.

Por vezes na faculdade faço login num pc dos laboratórios. Trata-se de um login de rede num servidor centralizado. Ora acontece que por vezes tenho um erro, ou simplesmente a sessão fica pendurada, e o pior é que se tinha, por exemplo, o Firefox aberto, quando ligo noutro computador este queixa-se de imediato com uma barra vermelha que não posso aceder nem a favoritos, nem a histórico, porque os ficheiros estão em utilização.

O que pretendia saber era e seria possível, iniciando sessão noutra máquina, terminar a anterior sessão que ficou pendurada. Devo relembrar que não tenho privilégios administrativos, e tenho acesso SSH se for necessário.

Desde já agradeço, cumps  B)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    75
M6

Se listares todos os processos os teus devem aparecer lá e deves ter permissões suficientes para matar os teus próprios processos.

Vê os comandos: ps e kill.

Tipo:

ps -aux | grep -i firefox

mostra-te os firefox em memória, tiras o id do processo e fazes

kill -9 {ID}

podes não necessitar do -9, é um bocado para o drástico, mas resolve o problema.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin    12
softklin

Humm, experimentei ter duas sessões abertas, mas aparentemente só me aparecem processos locais, ou seja, tinha uma sessão aberta com o firefox, onde estou a ler este tópico, e iniciei sessão noutro computador (com a primeira ligada), mas não me apareceu nenhum processo... (só me apareceu o do próprio grep).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin    12
softklin

Usando ps -U <nome_user> consegui listar todos os processos de diferentes terminais, inclusive terminá-los (usando o kill seguido do nº correspondente).

Acho que funciona, porque iniciei uma sessão por ssh para essa própria máquina e tinha 3 terminais (dois locais, mais o do ssh). Nessa sessão, abri uma página de manual, e numa das consolas locais terminei o processo sem problemas.

Por isso, obrigado pela tua ajuda M6, afinal era mais fáci do que parecia, apenas não atinei com as opções :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade