scorch Posted December 16, 2009 at 08:30 PM Report Share #300843 Posted December 16, 2009 at 08:30 PM Boas, estou a desenvolver uma aplicação, a primeira com que trabalho com GDI+. Ora, tenho uma PictureBox que tem uma imagem predefinida, neste caso, o tabuleiro para um jogo. Depois, eu quero desenhar certos elementos por cima da PictureBox. Tenho este código: Dim B As New Bitmap(Me.img_tabuleiro.Width, Me.img_tabuleiro.Height) Dim G As Graphics = Graphics.FromImage(B) G.SmoothingMode = Drawing2D.SmoothingMode.HighQuality G.FillEllipse(Brushes.Black, 20, 20, 20, 20) Já tentei também: Me.img_tabuleiro.Image = B Mas, como é óbvio, ele altera-me a imagem toda e coloca-me só o Elipse, e o que estava lá no inicio desaparece. Alguém sabe como posso fazer para colocar isto a funcionar? 🙂 Cumps, Scorch PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 08:43 PM Report Share #300852 Posted December 16, 2009 at 08:43 PM A tal imagem do tabuleiro tem de ser "externa". Não a podes reaproveitar porque levaria sempre o resto atrás. Imagina por exemplo que tens a imagem nos teus recursos, sobre o nome "Tabuleiro": Dim B As New Bitmap(PictureBox1.Width, PictureBox1.Height) Dim G As Graphics = Graphics.FromImage(B) 'primeiro o tabuleiro G.DrawImage(My.Resources.Tabuleiro, 0, 0) 'depois o resto G.DrawEllipse(Pens.Black, 0, 0, 5, 5) 'e por fim, dás-lhe a composição PictureBox1.Image = B Podes alternativamente, desenhar directamente da picturebox: Dim G as Graphics = PictureBox1.CreateGraphics É solução sapateira mas dá para entenderes e dares a volta. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 16, 2009 at 08:51 PM Author Report Share #300856 Posted December 16, 2009 at 08:51 PM Se eu fizer como tu dissestes, a imagem fica-me minúscula. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 09:16 PM Report Share #300873 Posted December 16, 2009 at 09:16 PM Dei-te uma elipse de 2,5 de raio como exemplo. Explica lá melhor o que queres fazer e vamos chegar a uma solução mais específica. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 16, 2009 at 09:20 PM Author Report Share #300876 Posted December 16, 2009 at 09:20 PM O tabuleiro tem vários quadrados. É tipo um tabuleiro de damas. Eu preciso de desenhar círculos conforme as posições das peças. Mas a imagem que me fica pequena é a do background, a original. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 09:26 PM Report Share #300882 Posted December 16, 2009 at 09:26 PM Isso é estranho porque estás a "desenhar" sobre um bitmap com as dimensões da picturebox, e o drawimage só pede um ponto para o canto superior esquerdo, desenhando o resto da imagem crua, de qualquer maneira. Tenta o seguinte: Não uses picturebox, só por motivos de rastreio. Eu costumo usar Panels e os seus BackGroundImage para esse tipo de coisas. Mais porque normalmente interessa-me ter controlos por cima. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 16, 2009 at 09:36 PM Author Report Share #300894 Posted December 16, 2009 at 09:36 PM Tentei e nada. Aqui fica um screenshot. O da esquerda é a PictureBox sem GDI+, o da direita é o do Panel com GDI+. http://img402.imageshack.us/img402/5426/gdi.png PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 09:41 PM Report Share #300900 Posted December 16, 2009 at 09:41 PM Isso está me a fazer "frenicoques". 😛 Mostra lá o código todo. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 16, 2009 at 09:43 PM Author Report Share #300901 Posted December 16, 2009 at 09:43 PM É só isto. 🙂 Imports System.Drawing Imports System.Drawing.Drawing2D Public Class frm_init Private Sub frm_init_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load Dim B As New Bitmap(Me.img_tabuleiro.Image.Width, Me.img_tabuleiro.Image.Height) Dim G As Graphics = Graphics.FromImage(B) G.SmoothingMode = Drawing2D.SmoothingMode.HighQuality G.DrawImage(My.Resources.Rrastros_Tabuleiro2, 0, 0) G.FillEllipse(Brushes.Black, 30, 20, 20, 20) Me.Panel1.BackgroundImage = B End Sub End Class PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 09:49 PM Report Share #300905 Posted December 16, 2009 at 09:49 PM Imports System.Drawing Imports System.Drawing.Drawing2D Public Class frm_init Private Sub frm_init_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load Dim B As New Bitmap(Me.img_tabuleiro.Image.Width, Me.img_tabuleiro.Image.Height) Dim G As Graphics = Graphics.FromImage(B) G.SmoothingMode = Drawing2D.SmoothingMode.HighQuality G.DrawImage(My.Resources.Rrastros_Tabuleiro2, 0, 0) G.FillEllipse(Brushes.Black, 30, 20, 20, 20) Me.Panel1.BackgroundImage = B End Sub End Class Procura saber, em debug, que valores estão a entrar para dar o tamanho ao bitmap. O problema só pode residir aí (ou assim me parece) Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 16, 2009 at 09:57 PM Author Report Share #300911 Posted December 16, 2009 at 09:57 PM Dá-me: 180 180 As medidas estão correctas, é mesmo 180. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Report Share #300914 Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Alguma coisa me está a escapar no teu código. Exprimenta trocar o BackGroundImageLayout (ou coisa assim parecida) para outro. Se estiver zoom, ou stretch, e o tamanho for outro, ele vai adaptar a imagem. Toma um projecto que está a funcionar perfeitamente, acabei de o fazer, para tentares perceber o que raio está a acontecer aí. (o teu também deveria, à primeira vista... dado que os valores entram correctos) Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 17, 2009 at 09:14 PM Author Report Share #301179 Posted December 17, 2009 at 09:14 PM Hoje de manhã descobri o problema, embora não possa ter vindo ao fórum. Basta fazer isto: G.DrawImage(My.Resources.Rrastros_Tabuleiro2, 0, 0, 180, 180) Assim já funciona. B) Obrigado pela ajuda. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted December 18, 2009 at 12:34 AM Report Share #301207 Posted December 18, 2009 at 12:34 AM Que coisa manhosa. Penso que nunca me aconteceu mandar desenhar um bitmap e ele sair com outras dimensões que não fossem as originais, quando não usava o overload com a largura e altura. Mas tu já deves é ter a maquina engatada 😛 Lembras-te do QAT eXplorer? Vieste a descobrir que era por causa de fontes ? OS queimadinho... 😛 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 18, 2009 at 12:32 PM Author Report Share #301249 Posted December 18, 2009 at 12:32 PM É novo. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts