MonkistaPT Posted December 16, 2009 at 08:24 PM Report #300842 Posted December 16, 2009 at 08:24 PM Tenho de fazer um programa em que insero a base e o expoente e depois apareçe o resultado. Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Dim i As Integer Dim j As Integer Dim tot1 As Integer For i = 1 To Base.Text i = i + 1 Total.Text = Total.Text + Base.Text Next For i = 2 To Base.Text i = i + 1 tot1 = tot1 + Total.Text For j = 3 To Expoente.Text j = j + 1 Total.Text = tot1 Next Next 'permite so a leitura do resultado' Total.ReadOnly = True End Sub Da-me erro na parte tot1 = tot1 + Total.Text Diz qualquer coisa sobre dividir por zero acho que a solução seria fazer Dim tot1 as Double inves de Dim tot1 As integer mas e suposto dar um numero decimal ou inteiro ?
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 08:32 PM Report #300845 Posted December 16, 2009 at 08:32 PM Exprimenta antes tot1 = tot1 + CDbl(Total.Text) ou tot1 += CDbl(Total.Text) Estavas a tentar somar um inteiro a uma string. EDIT: Aliás, estás a fazer isso ao longo de todo o código... faz as conversões. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
MonkistaPT Posted December 16, 2009 at 09:04 PM Author Report #300860 Posted December 16, 2009 at 09:04 PM Exprimenta antes tot1 = tot1 + CDbl(Total.Text) ou tot1 += CDbl(Total.Text) Estavas a tentar somar um inteiro a uma string. EDIT: Aliás, estás a fazer isso ao longo de todo o código... faz as conversões. pois a mim nao me ensinaram nada disso lol stor nabo XDD atao em vez de o tot1= tot1 + Total.Text ficar tot1 = tot1 + CDbl(Total.Text) e onde ponho o tot1 += CDbl(total.text) ?? ou isso e 2 maneiras de fazer as converçoes ? desculpa la a minha burrice lol XD mas o meu stor nao explica nada e manda nos ir ver a net lol enfim ... xD atao resumindamente como vai ficar esse codigo ??
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 09:21 PM Report #300878 Posted December 16, 2009 at 09:21 PM Basicamente, em todos os sítios onde uses o valor das textbox, deves converter o tipo. Com option explicit desligado ele até pode papar, mas está muito mais propenso a falhas. Sugiro isto: Antes de calculares seja o que for, procura retirar e validar todos os valores que são inseridos nas caixas de texto para variáveis numéricas. CInt() Tenta converter o que lhe dás para Integer CDbl() Tenta converter o que lhe dás para Double CLng() Tenta converter o que lhe dás para Long.... e por aí fora. += é um atalho. Ter Variavel = Variavel + 1 é o mesmo que ter Variavel += 1 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
MonkistaPT Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Author Report #300916 Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Basicamente, em todos os sítios onde uses o valor das textbox, deves converter o tipo. Com option explicit desligado ele até pode papar, mas está muito mais propenso a falhas. Sugiro isto: Antes de calculares seja o que for, procura retirar e validar todos os valores que são inseridos nas caixas de texto para variáveis numéricas. CInt() Tenta converter o que lhe dás para Integer CDbl() Tenta converter o que lhe dás para Double CLng() Tenta converter o que lhe dás para Long.... e por aí fora. += é um atalho. Ter Variavel = Variavel + 1 é o mesmo que ter Variavel += 1 ohh obrigado por me explicares isso B) Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Dim i As Integer Dim j As Integer Dim tot1 As Integer For i = 1 To Base.Text i = i + 1 Total.Text = 0 Total.Text = CInt(Total.Text) + CInt(Base.Text) Next For i = 2 To (Base.Text) i = i + 1 tot1 = CDbl(tot1) + Total.Text For j = 3 To CInt(Expoente.Text) j = j + 1 Total.Text = (tot1) Next Next 'permite so a leitura do resultado' Total.ReadOnly = True End Sub atao vai ficar assim ? xD ou ainda esta mal lol ? pelo menos ja faz os calculos loool
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 10:12 PM Report #300920 Posted December 16, 2009 at 10:12 PM Se já faz os cálculos já estamos menos mal, não é verdade? B) Falta-te só regularizar o tipo dos valores que usas nos ciclos. For i = 1 To CInt(Base.Text) Aqui, CDbl(tot1) + Total.Text O Text da textbox é que precisa de ser convertido. Converter uma variável integer para double é quase como arredondares 5 às milésimas 😛 Aqui, Total.Text = (tot1) o correcto até seria: Total.Text = tot1.ToString ou Total.Text = CStr(tot1) Meter parênteses em algo que já está sozinho, também não serve para nada. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
MonkistaPT Posted December 16, 2009 at 10:40 PM Author Report #300927 Posted December 16, 2009 at 10:40 PM lol agora se meter 60 de base e 60 de expoente da erro ... :S ca raio XD ...... programa para malucos XD
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 10:51 PM Report #300929 Posted December 16, 2009 at 10:51 PM Isso já é porque estás a usar integers. 6060 está muito além do alcance de um Integer (2,147,483,647 com sinal). Usa Double ao invés de Integer, que double já te lança lá para os expoentes 300 e tal. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
MonkistaPT Posted December 16, 2009 at 11:07 PM Author Report #300934 Posted December 16, 2009 at 11:07 PM Isso já é porque estás a usar integers. 6060 está muito além do alcance de um Integer (2,147,483,647 com sinal). Usa Double ao invés de Integer, que double já te lança lá para os expoentes 300 e tal. yah, agora ja nao da erros lol ... fica e tipo 24324234234234242E + 43242342 lol enfim eu nao sei se o stor quer em integer ou double qualquer coisa e so mudar 😛 muito obrigado zequinha xD , esta porra de programa deu trabalho lol xD va beijinhos a prima lool , obrigado e continua a ser um fofo a ajudar o pessoal B) pessoal como tu e que devia haver milhoes 🙂 xau ate amanha e fica fixe. P.S - desculpa os meus comentarios e que eu sou um gajo com muitas piadas xD
ribeiro55 Posted December 16, 2009 at 11:21 PM Report #300938 Posted December 16, 2009 at 11:21 PM Porta-te mas é bem. :spank: O "zequinha" tem nick, e nome. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
Pwyll Posted December 17, 2009 at 01:45 PM Report #301057 Posted December 17, 2009 at 01:45 PM So acrescentar uma coisa ao que ja foi dito para evitar possiveis overflow exceptions. Quando convertemos algo, e necessario controlarmos o que estamos a converter, por exemplo se estamos a converter para um inteiro algo que o utilizador coloca numa text box, nos devemos controlar isso para evitar futuros erros. por exemplo textbox1.text = "a" cint(textbox1.text) isto vai dar exception pois nao e possivel converter "a" para um inteiro. Como evitar? if isnumeric(textbox1.text) then cint(textbox1.text) isto e uma forma. Outra que e a que eu uso e ter o meu proprio cint que ja controla isso e inclusive eu poosso indicar o valor a retornar caso nao seja possivel converter, exemplo: Public Shared Function [CInt](ByVal Value As Object, Optional ByVal OnErrorReturn As Integer = 0) As Integer If Not IsNumeric(Value) Then Return OnErrorReturn Try Return CInt(Value) Catch ex As Exception Return OnErrorReturn End Try End Function
Recommended Posts